sábado, 5 de outubro de 2013

EM FOCO: USP – NADA A COMEMORAR... PETROBRÁS – UM POÇO DE PREJUÍZOS. O SUSPENSE ACABOU: MARINA VAI PARA O PSB!

USP – Nada a comemorar. A USP já não é destaque entre as Universidades mundiais. Não está nem entre as duzentas melhores do mundo!
- Causas? – Muitas. Recapitulando: a) a péssima qualidade do ensino básico como alunos chegando à Universidade semi-alfabetizados. Uma vergonha; b) processo de acesso através do ENEM, mais cotas que não priorizam conhecimentos nem mérito; c) quadro de professores dominados por ideologias que nada tem a ver com a verdadeira função Universitária; d) grupos de alunos ‘profissionais’ em permanente ocupação, praticando atos de violência e de intimidação contra colegas, professores e Reitoria.  Ontem, um comentarista dizia que a culpa dessa perda de posições entre as melhores do mundo, se deve à língua portuguesa – ‘Última flor do Lácio, inculta e bela’... – e, que deveria se falar o inglês na Universidade. No meu tempo, anos 57/60 falava-se o Francês como idioma obrigatório, sendo o português e o castelhano como a primeira e segunda língua obrigatória. O inglês era opcional; havia a problemática do inglês britânico e o inglês americano. Atualmente, as redes sociais contribuem e muito para a deterioração do idioma pátrio; e o inglês com ‘chiclete’, descompromissado, está ao gosto da modernidade em geral. Não meu.

PETROBRÁS – 60 anos depois de sua criação, a Petrobrás é um ‘poço’ de prejuízos. O governo finge que não sabe de nada e continua anunciando novas descobertas de fantásticas jazidas petrolíferas no litoral brasileiro, caminhando na contramão das energias limpas de que se dispõe. Que o Petróleo é nosso, ninguém contesta. O que se deve contestar é a forma como está sendo administrado. A promessa da destinação de royalties do petróleo para a educação e para a saúde está longe de ser cumprida a continuar a situação a que chegou a empresa que até há pouco tempo era o orgulho do país.

MARINA SILVA – O SUSPENSE ACABOU
O não ter a legenda ‘Rede Sustentabilidade’ registrada no TSE está permitindo uma reorganização de forças políticas dispersas até há pouco. É o que notamos na movimentação ao redor da ex-senadora Marina Silva. Isso é bom para o país que está politicamente estagnado entre uma situação ditatorial que não sai do palanque e uma oposição tímida, que se tem deixado intimidar por atitudes agressivas e pouco democráticas do governo atual.
PSB, PPS e outros partidos certamente se alinharão atraindo para a nova composição parlamentares descontentes em suas legendas. O troca-troca já começou.
Marina Silva será candidata? Esperar Para ver. Tudo indica que sim. As cartas estão na mesa. Façam suas apostas. Ela terá que usar de muita diplomacia e colocar os pés no chão deixando de lado o seu idealismo sonhador que não combina com o atual panorama político econômico  mundial.
Boa sorte para todos nós!


- “Quando uma porta se fecha, abre-se uma ou mais janelas. A verdade é que de onde menos se espera é que surgem as soluções.”