sexta-feira, 25 de outubro de 2013

BIOGRAFIAS – IMPORTÂNCIA PARA PRESERVAR A MEMÓRIA.

Tornou-se um hábito conhecer os dados biográficos dos autores de textos que faziam parte do livro de leitura em tempos de escola. Nome, filiação, data de nascimento, localidade onde nasceu e ou passou a vida, obras e suas características, escola literária, influencias que recebeu, informações gerais sobre seu tempo histórico, sua importância no contexto cultural, etc. O mesmo em relação a cientistas, políticos, e personalidades tornadas conhecidas a nível nacional e internacional por algum feito.

Uma biografia é o relato histórico de uma personalidade que vai muito além de narrativas de sua vida particular. Ela engloba um conjunto de conhecimentos relacionados num contexto local, nacional e temporal. Corresponde a um retrato social, econômico, político, cultural a partir da obra realizada pelo biografado. Todo biógrafo deve ser fiel aos acontecimentos dentro desse amplo contexto e, ao apresentar suas conclusões, a bem da verdade, deve se ater aos fatos.

Qual a  causa de alguns artistas terem se manifestado contra o trabalho de pesquisadores em realizar biografias chamadas de não autorizadas?
É sabida a teatralidade no comportamento de muitas pessoas, não só dos artistas, que muitas vezes costumam inventar histórias para se projetar. É mais comum do que se pensa. Por outro lado, imaginação, as fantasias, ou receios e  incertezas, muitas vezes levam as pessoas a comportamentos que mais tarde gostariam de esquecer. Essa atitude nos dá o direito de supor que os que não querem ser biografados sem seu consentimento – censura prévia - certamente tem alguma lembrança que hoje os constrange. Já no caso de familiares se oporem a que sejam divulgados fatos da vida de algum parente em geral trata-se de interesses financeiros.

Liberar ou não a publicação de biografias de pessoas públicas, no caso em debate – artistas? - ‘Saiu na chuva é para se molhar’. A festa de arromba deve ser esquecida? - Um biógrafo pesquisa em bibliotecas, arquivos, museus, junto a familiares ou à própria pessoa biografada, em revistas, jornais, vídeos, entrevistas, fotos, filmes, etc., seleciona informações, ordena os fatos, redige... Ele não inventa. Se aumentar ou distorcer, naturalmente deve arcar com as consequencias. Há trabalhos biográficos que são dignos de aplausos. Eles enriquecem a cultura de um povo ao preservar a memória de seus melhores representantes, aqueles que realmente fizeram a diferença.


O mundo poderá tornar-se melhor pelos exemplos de garra, trabalho, determinação, respeito aos valores, etc., vivenciados pela pessoa biografada. As novas gerações estão carentes de referencias.