domingo, 20 de outubro de 2013

ENTRE O BUROCRÁTICO HORÁRIO DE VERÃO E A ‘SIESTA’, FICO COM A ‘SIESTA'

Estamos em plena Primavera que teve início no dia 22/09 e vai até 20 de Dezembro, cá no hemisfério sul. O Verão, obedecendo ao ritmo da natureza, só começa no dia 21 de Dezembro e se estende até 20 de março de 2014. Porém, oficialmente, já teve início mais um burocrático horário de Verão!

Certamente já ouviram falar em casa de verão, palácio de verão, moda-verão, alimentação para o verão, férias de verão, hora da ‘siesta’ no verão... São hábitos saudáveis, praticados pelo mundo afora e que respeitam o relógio biológico das pessoas. Tudo isso existe, inclusive no Brasil, independente da burocrática medida adotada pelo governo com a desculpa de economizar energia.

O Brasil está em sua maior parte territorial entre o Trópico de Capricórnio que corta o estado de São Paulo e MS, e a Linha do Equador, ao norte. Portanto é pequena a influencia das diferenças de duração dos dias neste período do ano. Como o horário se estende apena a uma parte do país, cria problemas de diferenças de horários entre as outras unidades da federação, além da diferença já existente por conta dos  fusos horários que dominam no Brasil.

A justificativa de que é para economizar energia é mera desculpa para encobrir falhas nos sistema de fornecimento; até parece que adiantar uma hora nos relógios atrapalhando a vida de milhões de pessoas vai impedir os apagões. As políticas erradas de incentivo a um maior consumo de produtos da chamada linha branca, por exemplo, é um incentivo a maior consumo de energia. Equivale ao que o governo fez em relação ao incentivo para compra de carros – e vejam só como estão as cidades congestionadas de veículos particulares. A culpa é de quem?

E, ainda, ontem, um ‘entendido’ em adaptações humanas sugeriu; - “Nada de tirar uma soneca no meio do dia...”

De minha parte vou continuar tirando minha soneca após o almoço. É a tradicional ‘siesta’, hábito trazido pelos familiares que imigraram para o Brasil há cem anos. Nos países latinos, nossos vizinhos seguem esse hábito. Os dias longos de verão, muito mais longos que os nossos, tem um período de trabalho até a hora do almoço. Aí tudo fecha, as pessoas voltam para suas casas, almoçam, e fazem a ‘siesta’; em geral lá pelas 4 horas da tarde recomeça nova jornada que vai até as 21 horas aproximadamente, voltando para casa com o dia claro.


Horário de Verão! Uns gostam. Outros não. Dizem que o povo se acostuma a tudo.  Até parece que o horário de verão seja mais um estudo psico-social do comportamento humano para testar os limites do cidadão comum.