quinta-feira, 10 de outubro de 2013

PAINEL – ALGUNS FATOS EM FOCO: MANIFESTAÇÕES, TROCA- TROCA DE PARTIDOS, SAÚDE, VACINAS, TRABALHAR OU CANTAR (?)

A Lei de Segurança Nacional foi acionada. Era o mínimo que o governo poderia fazer. Aplicar a lei punindo os baderneiros e inescrupulosos manifestantes, tipo ‘João sem braço’, que estão sendo o braço armado de terceiros. O Art. 20  da Lei de Segurança em vigor, de acordo com a Constituição de 1988, considera sua aplicabilidade a casos como o que vem ocorrendo sistematicamente nas manifestações desde Julho– Devastar, saquear, extorquir, roubar, seqüestrar, manter em cárcere privado, incendiar, depredar, provocar explosão, praticar atentado pessoal ou atos de terrorismo, por inconformismo político ou para obtenção de fundos destinados à manutenção de organizações políticas clandestinas ou subversivas. Pena: reclusão, de 3 a 10 anos.  
A imprensa precisa começar a ser mais criteriosa na linguagem que usa ao se referir aos violentos acontecimentos que tem marcado as manifestações ‘pacíficas’ que acabam em depredação. Para começar, devem abolir a palavra ‘supostamente’ ao que nada tem de suposto.

O Troca – Troca de Partidos – está na mira dos congressistas que não querem mais concorrentes na distribuição dos recursos partidários. Criou dificuldades a criação de novas legendas. Só que deveriam também elaborar um projeto para acabar com partidos de aluguel e os partidos que patrocinam militantes para desconstruir a democracia e participarem em manifestações de grupos mascarados praticando atos terroristas como temos visto.
A Cor emblemática dos partidos políticos: Esquerda, direita, centro? – qual a verdadeira cor de cada uma dessa legendas que foram se formando a partir de um mesmo núcleo?
Há uma bonita planta de jardim, semi-arbustiva, decorativa, (não lembro o nome) cuja folhagem alongada é verde bandeira; porém, quando atinge seu total desenvolvimento, da noite para o dia, as folhas verdes amanhecem na cor vermelho berrante. Ela ilustra bem esse grande número de pequenos partidos verdes por fora e vermelhos até os nervos, no seu cerne. 

Saúde – o governo federal está assumindo a responsabilidade pela contratação de médicos estrangeiros sem a devida documentação exigida pelos conselhos de Medicina. É muita responsabilidade! Se, para o governo que os contratou, até prova em contrário, todos são médicos, eles como profissionais deveriam ter a prova de sua capacitação no ato de sua apresentação, ao menos para serem coerentes. O paciente não é obrigado a aceitar um profissional que não revalidou seus conhecimentos conforme é exigido no país. É rezar para não precisar de um profissional desses.
Quanto aos Médicos, lembremos que eles são seres humanos, que também adoecem, tem enfarto, estresses, se alimentam de forma incorreta, e muitas vezes não tem condições físicas e psicológicas para um bom atendimento aos pacientes impacientes. Isso sem contar com a precariedade dos locais não só no interior, como nas grandes cidades. Os vindos de outras realidades ambientais certamente vão levar bons sustos por aqui, inclusive com jacarés, onças, sucuris, jibóias, cascavéis, além de carrapatos, mosquitos (o terrível pium – vulgo borrachudo)... Estarão eles preparados?

Vacinas – Você sabia? - Você sabia que a vacina contra a gripe suína (1976) causou mais mortes e doenças do que se pretendia evitar? E, que, a vacinação contra a gripe (influenza) tornou-se em si mesma numa epidemia? As pessoas afetadas por esta febre precisam duma vacina contra sua disseminação como panacéia universal.
Os pacientes, em sua grande maioria leiga, não têm idéia de que qualquer vacinação implica na introdução em seu organismo de agentes potencialmente perigosos se não forem adequadamente elaborados por seus produtores e submetidos a rígidos controles de qualidade.

Trabalhar ou Cantar? – Em São Paulo - paulistanos tem o sono interrompido na madrugada pelo canto do sabiá – ave  símbolo do Brasil.  Por outro lado, em Brasília – ao anoitecer as cigarras iniciam seu cantar estridente – cigarra símbolo da indolência, boa vida, preguiça... Será por conta de lá se concentrar o maior número de políticos do país? – Faz sentido!