quinta-feira, 24 de outubro de 2013

‘NOITES GOYANAS’- HOMENAGEM A GOIANIA – ANIVERSARIANTE DO DIA. 80 ANOS! – PARABÉNS

Goiânia. A jovem aniversariante do dia completa 80 anos. Jovem. Muito jovem... Há muito a comemorar. Ela foi uma de porta de entrada para que o progresso chegasse ao sertão.
Ouvira muitas vezes referencias a Goiás, como sertão para onde iam as boiadas que passavam pela minha cidade do  interior paulista - Piraju. Tudo era tão distante. Imaginava um sertão enluarado, muitas belezas naturais, vida tranquila e sonhadora ao som de violas e cantares de um povo trabalhador.
Um dia vim ver de perto. Tenho a dizer que vim, vi, gostei e fiquei... Entre idas e vindas lá se foram mais de trinta anos. Conheci de passagem em 1979 a então pequena cidade com ares de interior, mas já prometendo a pujança a que chegou. Conheci um pouco de sua história, do seu povo, dos usos e costumes, seus artistas, cantores, escritores, poetas...  :
-“Luares” – Luares brancos, albentes, / Luares alvinitentes. / De indesvendáveis arcanos! / Vossa pureza arrebata, /Luares brancas de prata / de plenilúnios goyanos.
Nesta data, nada melhor que falar das noites goianas na palavra do  poeta Joaquim Bonifácio (1883 – 1923)  considerado o primeiro “Príncipe dos poetas goianos”–  autor de ‘NOITE GOYANAS’ que foi musicada por Joaquim Santana e se tornou uma espécie de hino de Goiás:

NOITES GOYANAS
Tão meigas, tão claras, tão belas, tão puras
Por certo não há!
São noites de trovas, de beijos, de juras.
As noites de cá...

A Lua derrama no céu azulineo
Seu manto de prata
É Deus, das estrelas abrindo o escrínio,
No céu as desata...

Em Nice, em Lisboa, na Itália famosa
Tais noites não há...
São noites somente da Pátria formosa
Do índio Goiá...

As noites goianas são claras, são lindas,
Não temem rivais!
Goyanos! Traduzem doçuras infindas
As noites que amais! ...

Goyanos as sonham, da Pátria saudosos,
Nas terras de lá...
São noites de risos, de afetos, de gosos,
As noites de cá... (“Alguns Versos” – 1913 – Reedição comemorativa – Kelps- Goiânia – GO -2003)


Parabéns Goiânia, e todo o povo acolhedor, não só de sua bela capital com destes belos recantos cujos horizontes agrestes se misturam com os modernos espigões da modernidade. Parabéns à Goiânia das praças, dos parques floridos, das feiras, da cultura e do conhecimento, da arte e da qualidade de vida que oferece.