segunda-feira, 29 de abril de 2013

REGIME ALIMENTAR EM FAVOR DA SAÚDE


Regime aqui significa o uso adequado de alimentos que possuem princípios nutritivos indispensáveis ao organismo, tanto para recuperar energias como agentes curativos em  caso de certas moléstias.
Nossa saúde, disposição física e mental refletem o cardápio que usamos. Portanto, aprender a usar o que é benéfico para nossa saúde e bem estar físico e mental é o caminho correto para libertar-se de medicamentos e de vícios.
Frutas e verduras têm propriedades que atuam como anticépticos e bactericidas; eles podem curar desde uma infecção gastrointestinal a uma tuberculose ou bronquite, prevenir gripes e resfriados, passando por cura de úlceras, enjoos,  demências; agem como cicatrizantes, diuréticos, digestivos, anti-anêmicos, etc.
O salutar hábito de comer frutas e verduras ou tomar sucos naturais (sem açúcar ou adoçantes) deve começar na primeira infância, para fornecer as vitaminas e sais minerais  presentes nesses alimentos.
Somos um país privilegiado em produção de frutas as mais variadas e saborosas o ano todo. O que se perde do produto por falta de cuidados no manejo, transporte e distribuição seriam suficientes para acabar com boa parte das filas de hospitais; não se justifica manter as pessoas mantidas na ignorância e dependentes de medicamentos perfeitamente dispensáveis enquanto há tanto desperdício de alimentos – os tais perecíveis - descartados diariamente.
O açúcar das frutas – frutose – combinado com os sais minerais e as vitaminas fornecem boa parte da energia e do calor orgânico que o individuo precisa para manter em bom funcionamento sua saúde. Ele é de fácil assimilação e com pequeno gasto no processo digestivo impedindo a sonolência que os outros alimentos causam. 
Um fator importante para a saúde é que a fruta funciona no processo de desintoxicação, ajudando a limpar o organismo e na eliminação dos resíduos tóxicos acumulados.
O abuso no uso de massas, carnes, bebidas, produtos industrializados leva a um desequilíbrio das funções orgânicas, produzindo diabetes, a obesidade, o câncer, os acidentes cardiovasculares, etc., que tanto afligem a população e superlotam hospitais. Eles são a sirene de alerta a avisar que o homem está cometendo erros atrás de erros. Falta-lhe moderação nos hábitos alimentares e  conhecimento do que é correto. O comer com os olhos, estimular o paladar com temperos, aguçar a gula com a imaginação e lá vai mais um ’sapandu’ sofrer um AVC ou dar uma trombada na próxima esquina por falta de reflexos rápidos...
Laranjas, tangerinas, limões, bananas, melancia, melão, abacaxi, abacate, uva, mamão, manga, maçã, caqui, goiaba, etc., etc., etc. – cada fruta tem uma propriedade curativa além de hidratar e alimentar de forma saudável. Elas devem seu usadas antes da ingestão de outros alimentos, a não ser as digestivas, como o mamão que deve ser ingerido após as refeições.

“Se é certo que onde entra o Sol não entra médico, não é menos verdade que onde entra a fruta em abundancia não devem entrar os medicamentos”. (Dr. Gregório Maranon – As Frutas na Medicina Doméstica – pág. 41.