segunda-feira, 22 de abril de 2013

DO CONFLITO E DA INSEGURANÇA GERAL – É TEMPO DE MUDAR OS RUMOS


Desde que o mundo é mundo, o conflito é uma constante no relacionamento dos seres vivos incluso entre os humanos. Faz parte da luta pela vida, dizem. E, sobrevive o mais forte, o mais inteligente, o mais esperto. Existem regras que até os animais ditos irracionais respeitam. O mesmo não ocorre na espécie humana. A torcida organizada está sempre pronta para aplaudir ou agredir. Tudo está orquestrado. Querem porque querem que as pessoas se acostumem a um estado de beligerância irracional dentro da sociedade que se quer ordeira. É tempo de mudar esses rumos.
A figura do novo Papa Francisco surge para quebrar por momentos esse status de conflito e insegurança; ele, em sua simplicidade, conseguiu nos remeter a outros conceitos de relacionamento entre as pessoas onde a dimensão do ser humano ganha  horizontes mais elevados. A figura do Ministro Joaquim Barbosa não deixa por menos. Ambos falam a linguagem da Justiça. Um, da justiça divina, o outro, a dos homens. Para conter os agressores dentro da sociedade há Leis e Governos. 
Cabe aos cidadãos colaborar para harmonizar a convivência e não para fomentar a insegurança. Cabe aos indivíduos acordar da hipnose e dedicar-se ao estudo que liberta de tolas querelas contribuindo para criar ao seu redor um mundo novo, positivo, de bem. É dever de cada um cultivar um jardim no seu espaço -  se queremos flores, plantemos flores.
Criar um mundo melhor, sem violência, é possível na medida em que a humanidade entender que está no planeta para evoluir através do conhecimento, e não para construir impérios pessoais de controle de seus semelhantes.
É importante quebrar essa rotina de violência orquestrada e divulgada massivamente prendendo as pessoas como se nada mais estivesse acontecendo no mundo.
É voz corrente que a história se repete. Se a história se repete é porque o passado pode ser trazido ao nosso momento de tempo. E se ele pode ser trazido ao nosso momento de tempo, ele pode ser revisto, pode ser modificado.
Muito se falou da travessia para o terceiro milênio. Chegamos a ele, e tudo continua na mesma. O ponto de passagem não era físico, material, nem dava para adquirir com dízimos. 
A meta de romper barreiras, libertar-se dos condicionamentos deste mundo de conflitos e de insegurança é uma atitude pessoal, individual, da qual resultará um somatório positivo se assim o desejarmos de verdade.
É preciso dar um novo colorido à vida. Traçar novos rumos. Exercer-se um influencia para intervir e mudar tudo o que não funciona em harmonia com o que é bom, ético, moral, justo.