segunda-feira, 21 de novembro de 2011

O PREGADOR - A ETERNA MESMICE DAS VAIDADES

Levanta-se o Sol, e põe-se o Sol, e volta ao seu lugar onde nasce novamente...
“Geração vai, e geração vem; mas a Terra permanece a mesma. Vaidade de Vaidades! Tudo é Vaidade”. (Ecl. 1-2)
- Nada de doutrinação ou filosofias. Apenas a constatação que a mesmice é a mesma desde todos os tempos, e que perdemos muito tempo com canseiras e filosofias por pura vaidade.
A Sabedoria do pregador discorre sobre as desigualdades de vida, da sorte, das recompensas, das riquezas, da loucura, da submissão diante do rei. Quanto tempo se passou desde que estas verdades foram ditas? Séculos! E, elas continuam eternamente modernas, atualíssimas!
Fala também do prudente procedimento do Sábio e da excelência da Sabedoria. Prudência e Sabedoria! - “Semeia pela manhã tua semente, e à tarde não repouses tua mão, porque não sabes qual prosperará; se esta, se aquela, ou se ambas igualmente serão boas” (Ecl. 11-6).
Sabedoria e prudência no contexto da mesmice eterna – para nos lembrar que o que é mais importante na vida é: -“Temer a Deus, guardar seus mandamentos – porque isto é o dever de todo homem”.
Nada fica oculto, nem os mais recônditos pensamentos.
O proveito da Sabedoria é que ela dá vida ao seu possuidor. Fortalece o Sábio, faz reluzir seu rosto e abranda a dureza do rosto.
O mais, tudo são vaidades.
Se quiseres fugir da mesmice busca a Sabedoria. Sê prudente. Abranda teu coração. Que nem teu pensamento agrida a natureza. Faze as pazes com Deus respeitando seus mandamentos. Ele os deixou gravados no coração de cada um.

Saber ler e escrever é muito útil para se comunicar em todos os idiomas. Também é considerado uma forma de resgate para a humanidade, se usado de forma adequada. O homem, no entanto, sempre transforma tudo em uma dependência material. Até o saber ler e escrever que deveria ser apenas uma forma de crescimento individual e de comunicação para o bom entendimento entre os povos, de suas culturas, de seus ideais guarda o germe da discórdia e mascara as verdades, pois é utilizado como produto da ignorância enquanto agride o lado nobre do conhecimento. Cinco minutos de fama podem ser a glória ou a perdição.

Uma pessoa que tem o saber da leitura e da escrita e utiliza esses dons para praticar atos iníquos um dia terá que deixar sua máscara e olhar no olho do seu semelhante e dizer aquelas palavras que ele gostaria de ouvir, como: “obrigado”, “por favor”, “desculpe”, “tenha boa sorte”...
Viver de encenação como se estivesse num palco só para enganar o adversário é uma triste realidade que se tornou rotineira na sociedade atual. Desde os políticos aos jovens que não tem referencias melhores para seguir. É o que assistimos diariamente – a eterna mesmice da mentira, da corrupção, do desrespeito, da desonestidade, da distorção da verdade, tudo dito em alto som.
Levanta-se o Sol, põe-se o Sol, e volta ao seu lugar... E, os escândalos se sucedem numa repetição rotineira, degradante, imprudente, sem fim.
Comissão da verdade vem aí. A primeira vítima será ela – A verdade! O verdadeiro resgate está no perdão sem olhar para trás. O caminho do aprendizado é longo, tortuoso. O pregador terá muito trabalho pela frente.