quinta-feira, 17 de novembro de 2011

COMPORTAMENTO HUMANO - EDUCAÇÃO - DISCIPLINA

Existe uma tênue linha delimitando o comportamento humano entre o seu equilíbrio psicológico e o desequilíbrio mental; as causas e formas de manifestação são as mais variadas.
Não é de hoje que os problemas de ordem mental acompanham a humanidade: - loucura, demência, esquizofrenia, paranóia, encosto, possessão, personalidade intrusa, personalidade subconsciente, dupla personalidade, etc., etc. - seja lá qual for o nome que receba, muitas são as formas de comportamentos tidos como "anormais".
Em alguns casos torna as pessoas violentas. Outras manifestações são menos graves não oferecendo riscos para a sociedade ou para a família. No entanto, muitos casos são graves pela forma agressiva que domina o indivíduo exigindo seu afastamento da sociedade. Hoje, no Brasil, com o sistema de saúde adotado, em que o Estado acabou com os antigos hospitais-manicômios, transferindo para postos ambulatoriais e para os familiares a responsabilidade de cuidar desses doentes mentais, a situação é preocupante. As famílias não têm estrutura nem preparo para manter em casa uma pessoa com grave desequilíbrio mental. Os hospitais psiquiátricos particulares também não preenchem o vazio criado pela ausência do Estado no setor. É um caso de Saúde que merece mais atenção.
Atualmente o uso de drogas cada vez mais acessíveis, além do uso de bebidas alcoólicas por jovens e até crianças, só tende a agravar a situação tornando difícil separar o que é um distúrbio mental, da ação de um excitante que leva ao desequilíbrio mental.
A ignorância em muitas áreas do conhecimento leva à perda dos parâmetros do que seja um simples ataque de loucura de conveniência e chantagem emocional de coitadinhos oportunistas, a uma esquizofrenia tratável, ou de um caso mais grave como já tivemos oportunidade de observar.
Quais as causas desses desequilíbrios? - Muitos! - Cada caso é um caso.
A Educação que leva a uma disciplina pessoal pode ajudar a detectar os sintomas permitindo que haja humanidade no tratamento de quem necessita.
Aliás, por onde anda os defensores dos direitos humanos?
O "bullyng" de que tanto se fala nos últimos tempos, e que vem sendo praticado não só por crianças nas escolas, mas também por adultos e, pior, por quem deveria dar o exemplo. Quando alguém diz, por exemplo, que os "adversários devem ser eliminados", está praticando uma perseguição psicológica ao exteriorizar um comportamento inadequado, numa demonstração lhe falta equilíbrio psicológico. Esse mau exemplo de quem muitas vezes é uma referencia, pode concorrer para o desenvolvimento de comportamentos anti-sociais por parte de pessoas que agem como espelho: - "Se ele pode, eu também posso!"
Toda imitação pode ser um bem ou mal. Depende do exemplo.
A Educação transforma as pessoas de acordo com os modelos adotados. Os resultados obtidos serão o espelho da educação recebida em casa, na escola, na igreja, na sociedade. Muitos problemas mentais podem ser minimizados com métodos educacionais onde a disciplina imponha limites aceitáveis.
Não se constrói castelos sobre alicerces de areais movediças. Não se constrói vidas sobre conceitos distorcidos. Não se “constrói saber” – como querem impor na nova linguagem acadêmica. O SABER está à disposição de todos. Basta procurá-lo. E a Universidade mostra esses caminhos. Para chegar à fonte do Saber é preciso ter vontade e aprender, em primeiro lugar. Ter disciplina. A Mente humana tem inúmeras vias de expressão. Às vezes o que parece loucura para uns, nada mais é do que uma visão natural, ampliada, de fenômenos que nossos sentidos rudimentares não têm capacidade para ver e perceber.
- “Não há loucura maior do que fazer a mesma coisa repetidamente e esperar que a cada vez o resultado seja diferente”. (A. Einstein).