sábado, 26 de novembro de 2011

"CAIXA PRETA" DE UM PROCESSO EM ANDAMENTO

O que há de preocupante nessa 'caixa preta':
A Censura - Liberdade de expressão – a mídia como um todo, e os jornalistas e os críticos do governo, não estão sendo bem vistos. Alguns políticos falam em criar um órgão governamental de imprensa, pois acham que não estão tendo (‘eles’) como se comunicar. Porém, a arte da desinformação já acontece abertamente em todos os setores. Basta ler algumas manchetes que parecem dizer uma coisa, mas não dizem nada daquilo que o leitor precisa saber sobre o assunto.
- Será que a imprensa livre e independente vai sobreviver a esses ataques?
A censura no passado ocorreu de forma um tanto parcial, uma vez que havia pessoas interessadas em manter seus postos de trabalho e censuravam textos, por exemplo, de teatro, novelas, músicas, etc. que nada tinham de conteúdos considerados realmente subversivos. Quem levou a fama, foi o regime vigente.

Propriedade Privada – os grandes produtores rurais são os que garantem o PIB, e os pequenos produtores abastecem os consumidores em geral, além de garantirem a sua sobrevivência e da mão de obra que contratam. Algumas propriedades privadas rurais já foram expropriadas pela demarcação das reservas indígenas (Roraima). Os Ambientalistas, ONGs e partidos políticos de esquerda protestam contra o novo Código Florestal que garante a propriedade aos seus donos; as alegações de defesa do meio ambiente é uma desculpa de quem nunca teve que plantar o que consome. E ignoram também que há muitos recursos de uso da terra para produzir seja em encostas, seja em vales ou na beira de rios.
- Sobreviverá a propriedade privada ou assistiremos o que já ocorreu nos países comunistas onde o estado açambarcou tudo?

Corrupção – o crime organizado controla setores da economia. A corrupção infesta os setores públicos e privados. Todo dia há denuncias de novos escândalos. A tropa de choque do governo neutraliza quem procura punir os corruptos que desviam verbas públicas em beneficio próprio e familiar. Leis existem. Quando veremos a justiça começar a fazer valer o que diz a Constituição em vez de mudarem a lei, ou criarem novas medidas provisórias para adaptá-la às conveniências?

DEMOCRACIA – ainda temos eleições diretas para todos os cargos principais – desde o de Vereador ao de Presidente da República. Porém, nos bastidores tentam criar uma fórmula mista de eleição onde o eleitor não escolhe quem vai para o posto; quem escolhe os governantes serão os caciques que mandam no partido, através de uma lista particular. O PT, por exemplo, já não faz prévias no partido para escolher os candidatos. Eles são indicados pelo chefe!
- Caminhamos para uma ditadura de esquerda à moda cubana, russa, coreana do norte, etc.?
Muito mais há nessa ‘caixa preta’. A persistir a negligencia com que tem sido conduzida a educação, relegando todos os indivíduos a cultuar as aparências e esquecendo os valores humanos, a Democracia e a Nação brasileira estão expostas a surpresas desagradáveis se não forem mudados os rumos dos acontecimentos. O vazio humano da época atual atira principalmente os jovens a uma auto destruição e alienação pelas drogas, promiscuidade e toda sorte de violência. Os movimentos tímidos que surgem nas Universidades são uma esperança de que nem tudo está perdido.

“Não tenhas inveja dos homens malignos; nem queiras estar com eles, porque o seu coração maquina violência, e os seus lábios falam para o mal.” (Prov. 24-1,2)