sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS: - AQUECIMENTO OU ESFRIAMENTO DO PLANETA? EIS A QUESTÃO.

Recordes de frio e de calor são a temática dos noticiários atuais.
Até dois anos atrás se falava no aquecimento/resfriamento (El Niño/La Niña)  das águas do Pacifico como os responsáveis pelas variações de tempo na América – Brasil. Hoje o oceano Atlântico está no centro das atenções: tempestades intensas em alto mar produzindo ondas gigantes que afetam inclusive as marés no litoral norte do país (marés de ondas) . Por outro lado, no final do ano, cientistas russos ficaram retidos no gelo da Antártida em pleno verão. O líder da expedição, Chris Turney, professor de mudança climática na universidade australiana de New South Wales declarou: “O gelo marinho está desaparecendo devido à mudança climática, mas aqui o gelo está se acumulando”.  E depois de uma tentativa de justificação concluiu: “estávamos no lugar errado, na hora errada”. 
É sempre assim... Desculpas esfarrapadas para explicar o que não sabem.
Afinal, o planeta está esfriando ou se aquecendo?
Uns afirmam que o Universo caminha para um congelamento (Big Freezer), ou para uma grande destruição (Big Crunch). Outros afirmam que o Universo passa por momentos de contração e de expansão. Estaríamos hoje num momento de contração. As nevascas que ocorrem no hemisfério norte avançando para o sul e nevascas fora de tempo no América do Sul (Peru) levam a crer que caminhamos para que uma camada de Gelo cubra a Terra; ou será que tudo se transformará num deserto quente?  - Para onde caminhamos?
Os defensores de que o mundo está esfriando dizem que faltam 90.000 anos para uma nova era glacial. Outros prevêem que tudo pode ocorrer em 200 anos. O artigo publicado na revista “Realidade” da década de 1970 que faz tal afirmativa se baseia em dados fornecidos por um satélite americano e que foram analisados por dois climatologistas (George e Helena Kukla) da Universidade de Colúmbia nos EEUU. A informação era de que só no ano de 1971 a área de gelo no Hemisfério Norte havia aumentado em 12%. E, que a ilha de Baffin já apresentava uma sólida camada de gelo ao invés de neve solta como fora durante muito tempo.
Outro fato abordado fala em que nos últimos 30 anos, ou seja, desde l940, a atmosfera está esfriando gradualmente. E, que já não há mais dúvidas de que uma nova era glacial se aproxima e uma camada de gelo cobrirá a Terra.
Costuma-se dizer que a memória é curta. Em termos de climas, a memória é curtíssima. Por falta de estudos e de informações corretas abrangendo espaços de tempo maiores, as pessoas se esquecem em primeiro lugar que uma das características do clima é a sua permanente variação.
As grandes variações climáticas observadas no passado são maiores e mais importantes do que o que está sendo anunciado pelo “aquecimento global” confundindo alterações climáticas e ação predadora/poluidora do homem, colocando tudo na mesma temática.
Falam, falam, falam e quando os cientistas se movimentam para ver de perto o que está acontecendo são surpreendidos como ocorreu com a expedição russa à Antártida. 
Está comprovado que enquanto no Ártico a neve tende a derreter e que o Alaska está com temperaturas menores que no interior do Canadá e Estados Unidos, na Antártida o gelo vem se acumulando e a cobertura da região está sofrendo uma redistribuição desses gelos. Respeitadas as oscilações cíclicas, a expansão da superfície gelada da Antártica cresce há 150 anos. 

AQUECIMENTO GLOBAL – Uma hipótese do aquecimento da Terra seria devido aos efeitos magnético e gravitacional de um grande objeto celeste que se aproxima – o Planeta X (?) - Então os demais planetas do sistema solar também deveriam estar sofrendo os mesmos efeitos. E isso está ocorrendo... 
Que astro seria esse? – Nibiru dos Sumérios, Isis Cabeluda (Nostradamus – Cent. I – 84), Hercólubus dos gregos, o Astro Intruso – o higienizador de Ramatis, Absinto – João, o Evangelista; Geena – segundo Maomé... Ou será uma grande nave extraterrestre que está se aproximando, a exemplo das ficções amplamente exploradas pelo cinema?
As grandes variações climáticas observadas no passado são maiores e mais importantes do que o que está sendo anunciado pelo “aquecimento global” confundindo alterações climáticas e ação predadora/poluidora do homem, colocando tudo na mesma temática.

Vamos aguardar quais surpresas os cientistas vão descobrir e anunciar. Ainda vale o axioma: ‘o que sei é que nada sei’. (sic)