segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

CADA POVO COM SEUS USOS E COSTUMES & DA DISCRIMINAÇÃO ENTRE OS HUMANOS – UMA PERGUNTA

O ano novo Chinês teve início no último dia 31 de Janeiro, quando, para nós, já se fui um mês do ano novo - 2014 -  recém comemorado de um modo geral no mundo inteiro. Para os chineses é o Ano Novo Lunar Do Cavalo, um ano que será de muita movimentação – nas asas de Pégaso?
Lendas à parte, cada povo com seus usos e costumes, e se é para festejar, vamos festejar e desejar muita boa sorte a todos, independente de etnia, crenças, ideologias, cultura, pois é o povo quem vivencia essa passagem e ele merece respeito.
Esta data comemorativa me remeteu a uma aula de Geografia Humana, nível colegial. O assunto era: grupos étnicos – suas características físicas, culturais, regionais...
Na primeira carteira próxima à mesa estava sentado um aluno que usava seu tempo para tudo, menos para as tradicionais anotações da aula. Era um bom aluno com notas acima da média; o hábito de leitura vinha do berço, e certamente já teria lido algo a respeito do assunto, por isso a displicência. Como não atrapalhava, ignorei-o.
No final da aula percebi certo ar de pouco caso por trás dos óculos. Não resisti e sapequei: - “Nós somos como somos porque nascemos no Brasil, desfrutamos da cultura ocidental de herança européia e temos um tipo de habitat que condiz com atividades econômicas particulares que nos proporcionam um determinado padrão de vida.”
Perguntei: - ‘Já se imaginaram como vocês seriam e como viveriam se tivessem nascido numa família chinesa, ou no Japão, ou numa tribo do centro da África, e o que estariam fazendo neste momento?’
O rapaz fechou a pasta que consultava, se endireitou na cadeira e me olhou estupefato. Não disse nada, mas a expressão dele era de choque. Houve um pequeno zunzum na sala entre os demais alunos sempre palpiteiros com liberdade para emitir opiniões, porém ninguém se arriscou a comentar o assunto.
São constantes noticias esparsas sobre novas descobertas de tipos humanos que surgiram e se espalharam pela superfície da Terra. Você é assim como é por algum motivo alheio à sua vontade. Portanto, não se sinta no direito de menosprezar seus semelhantes.
Fica a pergunta para os racistas e quem discrimina seus semelhantes seja por qual motivo for.
A civilização é o aperfeiçoamento do homem pela educação. O ser humano é a única espécie que persegue seus semelhantes.

NOTA - De onde vem a palavra Homem = Hu + Man.
Hu seria o nome original do “Senhor das Devoções”, ou seja, Júpiter, divindade presente em todas as religiões da cultura greco-romano-judaica, prevalecendo sobre as demais divindades. Assim, HU ou Júpiter é o nome de nossa humanidade – o Senhor da estrela Vega de onde procedemos antes de ingressarmos no Zodíaco.
MAN = “manas” ou mente, pensamento, homem.

Em síntese: O termo Humano e Humanidade equivalem a “o pensador de Hu”.  (Ciência das Grandezas – FEEU – Ed. Paramita – RS).