segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

OLIMPÍADAS DE INVERNO – SOCHI 2014 – PATINAÇÃO ARTÍSTICA - A BELEZA DA ARTE EM MOVIMENTO


Muito linda a apresentação da patinação artística nas Olimpíadas de Inverno em Sochi - 2014 transmitido ontem pela Band. 
Entre a delicadeza dos movimentos ao refinamento da postura, e a harmonia musical  mais a agilidade dos participantes resultou num lindo espetáculo. Verdadeiros quadros vivos em movimento.
Patinação artística é o esporte que permite demonstrações do que o ser humano é capaz de realizar para o deleite dos amantes do que é belo, através da Música que fala à alma e da dança que expressa os sentimentos. A soma desses dois elementos é um brinde de alegria gratificante.
Parabéns a todos os participantes independente das notas obtidas na bela apresentação de ontem.

Fica a mensagem: priorizar a arte, aquela que enobrece o individuo ao traduzir civilidade e bom gosto. Dança, música, canto, pintura, redação...

Nota - Aproveito o espaço para transcrever uma anotação sobre os efeitos da música na vida das pessoas.

MUSICOTERAPIA -“A ciência tem demonstrado as propriedades terapêuticas da música”. 
Saúde com bons acordes. Ela  pode nos transportar a outros estados de consciência. A música produz vibrações que encontram uma resposta nos organismos e pode ser a diferença entre a saúde e a enfermidade. Essa relação depende de dois fatores básicos: a velocidade da transmissão do som no órgão e o tamanho do mesmo é que proporcionam a frequência em que ambos interagem. Muitas velocidades são conhecidas, e, portanto é possível deduzir o som com o ressoa em cada órgão. Estudos apontam os benefícios da música no organismo humano.  Ex: sons relaxantes reduzem as palpitações, a frequência respiratória e a necessidade de oxigenação do coração. 
Em 1999, foi comprovado que era possível diminuir a dosagem de anestésicos quando durante o procedimento era utilizada música relaxante. 
Outro estudo demonstrou que a música, em particular a Sonata para piano de Mozart, produz efeitos significativos no desenvolvimento da inteligência de crianças na idade pré-escolar. O chamado “efeito Mozart” também foi aplicado no estado americano de Washington, com bons resultados, para acelerar a aprendizagem de imigrantes asiáticos. 
No Canadá as experiências com apresentações em praças públicas interpretando músicas de Mozart influenciaram positivamente no ambiente, inclusive com a diminuição do tráfico de drogas. 
Há música até para realizar exercícios físicos. O ritmo atua sobre o movimento, a melodia sobre o campo afetivo e a harmonia sobre o intelecto.

Segundo especialistas, uma música adequada pode realizar curas nas mais diversas enfermidades: autismo, stress, mal de Alzheimer, tristeza, senilidades, etc. 
Ex. Stress – sons naturais sem a interferência de instrumentos, como o barulho da água de uma queda d’água, farfalhar das folhas de uma árvore agitadas suavemente pelo vento, etc.; tristeza- música pop, rock, etc., para levantar o ânimo; síndrome de Down – música de dança, pois ajuda na expressão e relacionamentos, etc.