terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

ÁGUA – UM BEM DE TODOS QUE EXISTE DESDE A CRIAÇÃO DA TERRA. QUANTA ÁGUA HÁ E COMO SURGIU?

Não é a água que está mal distribuída. É a população que se amontoa em centros urbanos e provoca os desequilíbrios de abastecimento. Falta uma política racional de distribuição da população, e não de racionamento do produto.
Não é preciso ser um doutor em climatologia para saber que a dinâmica do tempo segue regras próprias e é o ser humano quem tem que observá-las e se adaptar as circunstancias. O mais é chororô típico de pessoas acomodadas que custam a entender o obvio. Em vez de exibir reservatórios secos e índices pluviométricos reduzidos, seria interessante que houvesse esclarecimentos mínimos sobre os ciclos hidrológicos no contexto amplo do planeta.
Água é sinônimo de Vida. É um bem de todos e para todos. Preservar é preciso. Saber usar, idem.  De onde surgiu? Especula-se que tenha sido trazida por um cometa que colidiu com a Terra. Desde então a quantidade do precioso liquido é a mesma, pois o que evapora fica retido pela atmosfera que circunda o planeta. E quando cai (chuva, granizo, neve) penetra no solo indo alimentar gigantescos lençóis aquíferos como os que temos no Brasil, renovando as fontes, as nascentes de rios num processo continuo, permanente.

Uma das coisas que mais me encanta é ver água fluindo, seja de uma pequena mina, seja de uma fonte na encosta de uma montanha, seja uma cachoeira marulhante ou o doce escoar de um regato por entre pedregulhos. As ondas do mar no vai e vem no litoral, o estouro do encontro das marés altas contra os costões são algo para se respeitar. Água é um elemento com vida própria! Flui e reflui, corre e desaparece sob as rochas, brinca de esconde, sobe às nuvens ou cai de supetão numa forte chuva tropical e também pode se tornar em românticos flocos de neves... É a água de todos os tempos e de todos os lugares associadas ao outros elementos da Natureza (ar – água – terra – madeira – fogo – metal) e estão muito bem definidos pela sabedoria oriental no Livro das Mutações.

Segundo Gênesis (1) a Criação da Terra passou por etapas onde a água teve um lugar de destaque. Pressupõe-se que o volume de água seja o mesmo desde o inicio. Vejamos: - “A Criação dos céus e da terra e tudo o que há neles... – No primeiro e segundo dia ocupou-se de: (2)... e o espírito pairava por sobre as águas; (6)... haja firmamento no meio das águas e separação entre águas e águas; (7)... fez, pois, Deus o firmamento e separação entre as águas debaixo do firmamento e as águas sobre o firmamento; (9)... juntem-se as águas debaixo dos céus num só lugar, e apareça a porção seca; (10)... a porção seca Deus chamou de Terra, e ao ajuntamento das águas, de Mares. Em 2 – 6 diz: ... mas uma neblina subia da Terra e regava a superfície do solo.
É uma descrição da evolução natural da distribuição das águas num processo gradativo de construção de um ambiente propício ao desenvolvimento da vida de todas as espécies.

A Terra já passou por inúmeras etapas na distribuição desse elemento imprescindível à Vida. E, naturalmente vai continuar seu processo alheia aos discursos alarmistas.