sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

TEORIAS SÃO TEORIAS – ELABORE A SUA E ALIMENTE A LENDA DA HISTÓRIA

Teorias são teorias e cada um tem o direito de acreditar no que lhe convier. Até tem o direito de elaborar sua teoria e alimentar a lenda que acaba por receber o nome de história da civilização, desde que tenha sido registrada.

A LENDA HUMANA – Os povos se sucedem. São apresentados como se tivessem tido geração espontânea, surgido do nada e repentinamente estão guerreando, disputando territórios, usurpando reinos, escravizando povos, dominando e sendo dominados. As suas histórias viraram lendas contadas pelos sobreviventes. Cada um tem sua comissão da Verdade. Nada há de novo a não ser os métodos mais aperfeiçoados de agir.

AS CLASSES SOCIAIS -  A qual classe social você pertence? Tem cartão de crédito? Tem casa própria? É um sem-teto? Carro, salário, acesso ao lazer e cultura?
 – Nada muda desde Salomão, o Rei Sábio, que segundo dizem, foi ele o inventor das classes sociais. Em seu reinado foram construídos palácios, templos, muralhas e outras obras magníficas; foi incentivado o comercio e as atividades artesanais; formaram-se exércitos; e, naturalmente havia o povão – trabalhador braçal e escravos. Reis e cortes pomposas, sacerdotes e serviçais do templo, juízes, nobres e guerreiros de importância viviam no luxo do consumismo e das mordomias que a posição lhes outorgava. Ao povo restava a mediocridade de sempre – já havia os sem terra, sem teto, sem eira nem beira... 
A lábia, a hipocrisia, a inveja, o cinismo é marca registrada de há muito tempo e grassou em todas as classes sociais.

HIPNOSE OU PODER DE CONVENCIMENTO – Lideres nascem feitos. Mas também podem ser fabricados. Quando surge um personagem como foi Adolf Hitler, e apesar de todos os sinais de desvario indicando um possível desequilíbrio mental, em nome da liberdade lhe é permitido que chegue a postos de comando, leva a catástrofes como a história registra. No caso de Hitler ele movimentou a civilização rumo a uma nova ordem mundial. Seu ataque sobre outras potencias não foi simplesmente por territórios, por colônias, por comércio. Foi um ataque aos valores que existiam atingindo a honra e o respeito à dignidade humana, em particular ao povo não ariano. Agiu como uma voz a serviço da destruição.
 E hoje? Que pensar do comportamento de um Nicolás Maduro e o encantamento do chavismo que parece ter obscurecido a capacidade de raciocínio de governantes da América Latina? A que paragens levará mais essa lenda hipócrita?

Concluindo: - São Lendas... Nada mais que lendas! - dirão os filósofos historiadores a registrar os fragmentos do que restou de um passado remoto. O que mais surpreende é que, apesar de termos um razoável sistema de informação da história recente, muitos das novas gerações já olham para os acontecimentos de meados do século passado como se lendas fossem. E ainda temos as comissões da meia verdade para completar a lenda pessoal traduzida de acordo com sua interpretação. Vale tudo para garantir um lugar ao sol.

Dar voz a liberdade de lunáticos cujo poder de convencimento inebria multidões, é o mesmo que assinar um cheque em branco. Depois é correr atrás do prejuízo.