quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

ANO DE 2014 – TRÊS VISÕES CONVERGENTES SOBRE O ANO: – NUMEROLOGIA, TARÔ E I-CHING.

É comum a cada ano novo se fazer especulações sobre o futuro. O que segue não é um jogo de adivinhação.  Aproveitei a curiosidade em que um assunto leva a outro, para estudar o significado do simbolismo dos Números; depois das Cartas e do I-Ching. Testei resultados procurando saber até que ponto era simples coincidência ou a concretização de um desígnio. Alguns resultados foram interessantes, outros meros exercícios de futurologia que não se concretizaram, enquanto que outros impressionaram pelo acerto.  Mas é preciso muito mais do que manejar este ou aquele suporte – números, cartas, varetas... O futuro a Deus pertence. O que segue sobre o ano de 2014 são exercícios onde procuro apenas ‘ler’ as mensagens escondidas nos símbolos. Para o ano de 2014 vamos considerar o numero 7 obtido a partir da redução obtida na numerologia e transferido para as Cartas e para o I-Ching, a saber:

1-NUMEROLOGIA – 2014 > 2+0+1+4 = 7  considerado o número perfeito que sintetiza todos os elementos, segundo a Mitologia, ou a totalidade do Universo. A cada sete anos todas as células do corpo humano se renovam. Para os indígenas havia a representação dos sete olhos de todas as coisas. Para o judaísmo é o número da Criação e a relação viva entre o Divino e o humano. Evoca o repouso semanal – Shabat – coroamento da Criação. Simbolicamente é representado pelo quadrado encimado por um triangulo.
Indica renovação positiva e simboliza a totalidade do espaço e do tempo. Porém 2014 não é múltiplo de 7. Portanto a renovação será incompleta. O lado negativo é o individualismo e incapacidade para a comunicação.

2- TARÔ dos Boêmios – Carta 7 > O CARRO corresponde ao signo de Gêmeos - da dualidade. Símbolo – Um carro de forma cúbica, coberto por um dossel azul estrelado suportado por quatro colunas. Um triunfador coroado com um círculo do qual irradiam três pentagramas de ouro. Sobre a couraça que o triunfador veste há três esquadros superpostos. Nos ombros tem o Urim e o Tumim da Sabedoria. Na mão um cetro encimado por um globo, um quadrado e um triangulo. Duas esfinges, uma branca e outra preta estão atreladas ao carro. Elas correspondem aos dois princípios ativo e passivo.
Significado: O homem fazendo a função de Deus Criador, o Pai, o Realizador (Iod). É a primeira carta do segundo setenário formado pelo Carro, pela Justiça, pelo Eremita, Roda da Fortuna, Força, e o Enforcado. É o mundo das leis em ação.
Num desdobramento o ano 2014 tem duas combinações básicas: 20 (O Julgamento) e 14 (Temperança). Numa leitura filosófica dessa combinação temos: - “O renascimento moral/mudança (20) do equilíbrio das forças criadoras e destruidoras (14) é a vitória do Princípio Criador (7)”.

3- No I-Ching o hexagrama 07  (SHIH) corresponde ao O EXÉRCITO > Terra (o receptivo), Água (o abismal)
Julgamento – O Exército necessita de perseverança e de um homem forte. Boa fortuna sem culpa.
Imagem – assim como a água jaz invisível dentro da Terra, o poder militar de um povo está invisivelmente presente nas massas.
Linhas: 1- um exército deve ser posto em movimento ordenadamente; 2- Boa fortuna. O Rei concede uma tríplice condecoração; 3- Infortúnio (a autoridade não está sendo exercida pelos legítimos dirigentes – ela foi usurpada; 4- O exército – não deve se lançar em uma luta inútil. Nenhuma culpa; 5- Invasão inimiga exige luta enérgica conduzida por um comandante experiente; 6- Sucesso. Vitória. Não permitir que homens inferiores cheguem ao poder para que não ocorram abusos. Pagar os serviços com dinheiro, nunca com cargos nem direitos senhoriais...

Nota: Numerologia é o estudo das vibrações cósmicas traduzidas a partir de um conjunto de elementos: nome/prenome, nome de família, data de nascimento, apelido, endereço, etc.
O Tarô é um antigo livro de origem egípcia que foi difundido por povos – os boêmios – que migraram para a Europa. Esse livro composto de cartas com ilustrações enigmáticas tinham todas as informações de interesse à vida dos cidadãos que pertenciam a diversas classes sociais (Sete no Egito) e que as acompanham do nascimento até a morte. O significado de cada carta procura mostrar todas as virtudes e todas as orientações físicas e morais às quais devem se apegar, assim como o Rei, a Rainha, os chefes de religião, o Sol, a Lua, etc. O Politiqueiro e a Roda da Fortuna, por exemplo, ensinavam que nada é mais inconstante nesse mundo que a condição social do homem e que seu único refúgio está na virtude que nunca o trairá.
O I-Ching utiliza um sistema de consulta que envolve uma série de rituais que, após o resultado vai indicar qual o caminho a seguir. Dos estudos que fizemos, o I-Ching é o que oferece uma visão mais  ampla de uma situação e que apresenta opções de caminhos alternativos de acordo com a dinâmica da vida pessoal e social dentro de uma nação; da escolha acertada teremos resultados bons ou não. O hexagrama 7  analisado acima foi apenas pela coincidência com o número 7 da soma dos algarismos do ano (2014). Digamos que na Loteria da vida, o ano de 2014 do calendário Gregoriano esteja sendo o resultado momentâneo de uma consulta cósmica para nossa civilização ocidental. Teremos 365 dias com oportunidades específicas para fazer o melhor.
Conclusões – É sabido que 1/3 do destino da pessoa depende dela própria; 1/3 está relacionada com fatos externos a ela; e 1/3 é fixo. Portanto, se temos 2/3 de oportunidades para gerir nossas vidas, não devemos desperdiçá-los