domingo, 5 de janeiro de 2014

É DIA DE REIS – É TEMPO DE ENCERRAR AS FESTIVIDADES - AO DESMONTAR SUA ÁRVORE DE NATAL...


No dia 06 de Janeiro é comemorado o Dia de Reis ou dos Santos Reis. Essa data marca o encerramento das comemorações de fim de ano, numa homenagem aos Três Reis Magos: Melchior – camita; Baltasar – semita; e Gaspar – jafetita, que, segundo a tradição, visitaram o menino Jesus levando presentes: ouro, incenso e mirra.  Ouro – símbolo da nobreza oferecido apenas aos deuses; incenso – para aromatizar e purificar ambientes, além de símbolo de fé e de espiritualidade; mirra – resina com poder curativo.
Em muitos países de tradição cristã este é o dia de presentear as crianças que deixam na janela o sapatinho para receber o mimo, em geral doces, ou moedas como era na minha infância. A visitação aos presépios e o aconchego religioso era uma rotina hoje esquecida que deu lugar à supervalorização da barulhenta festa pagã de caráter comercial com papai Noel comandando a agitação.  
Pode parecer careta, coisa antiquada ou fora de moda, mas os usos e costumes e as tradições eram respeitadas, valorizadas, vivenciadas. Isso reforçava os relacionamentos criando laços afetivos que davam segurança e equilíbrio à criança, ao jovem e aos idosos dentro do grupo familiar e da sociedade.
Ao desmontar os presépios, e recolher os enfeites natalinos, convém ressaltar que todos os dias são dias de praticar o verdadeiro humanismo reverenciando o verdadeiro significado das festas de fim de ano. Humanismo – palavra muito citada e pouco praticada. E é tão simples ser cordial, educado, atencioso, respeitoso, compreensivo tanto em família como na vida profissional e na convivência social. Procure dar-se um tempo para essas gentilezas que não custam um centavo sequer. 
A renovação tão desejada só acontecerá se vier acompanhada de um sincero desejo de mudar, de tornar-se mais humano, não porque é dia  festivo e de confraternização, porque esta deve ser a atitude para o ano inteiro.
Para encerrar aqui vai a contrapartida do texto intitulado:  “Ao montar sua Árvore de Natal”. Achei interessante porque ele se adapta muito bem ao momento de desmontar a sua árvore:


“Ao desmontar sua Árvore de Natal” – Lembre-se que:
 -  todos os dias do novo Ano que se inicia são dias de encontro, de buscar estar com os amigos;
 - que é tempo de paz para se reconciliar; 
- que é tempo para fazer o bem; 
- tempo de humildade abolindo a soberba e as vaidades; 
- tempo de Justiça e Perdão – fazendo ao outro aquilo que gostarias de ter para ti; - é tempo de  graça, portanto, dê-se a oportunidade de ter fé renovando a crença a todo momento;
- é tempo de Luz: ilumina o caminho com boas ações; 
- é tempo de alegria – lembre-se de olhar ao redor e minimizar as tristezas; 
- é tempo da Verdade – procure agir corretamente para depois não ter que pedir desculpas pelos erros; 
- tempo de Amor apagando do coração todo ressentimento... 
– é tempo de construir o tão sonhado mundo melhor.
É Tempo de Paz!