Numa releitura
sobre Filosofia Yogue do Yogue Ramacharaca – Curso Adiantado – aproveitei para
fazer anotações sobre o tema – os ‘três degraus na vida espiritual’ abordados no
capitulo ‘Gnana Yogue’, que partilho com
os leitores:
Primeiro
degrau: - Mente Intuitiva – O intelecto ainda não está
suficientemente desenvolvido para o individuo se reconhecer; a mente espiritual é quase desconhecida. Neste
degrau vivem as crianças e as raças ditas primitivas. Essas pessoas, em geral só
se interessam por aquilo que pertence à vida física: abrigo, alimentação e a
satisfação dos desejos dos sentidos.
Segundo
degrau: - Mente Intelectiva – Quando o homem começa a
distinguir entre o ‘bem’ e o ‘mal’; a partir daí começa a inventar coisas boas
e coisas más. As religiões, através dos profetas, sacerdotes, pastores, etc.,
explicam e relacionam o que são as coisas boas, como por exemplo, contribuir
com o templo e participar das cerimônias e atos religiosos. Em geral esse
comportamento é considerado como coisa agradável à divindade; o contrário
representa comportamento mau e, portanto desagradável à divindade sendo passível
de punição. Em geral a lista das coisas más parece ser muito maior, pois prevalece
a ideia de uma divindade que se irrita e pune os que não obedecem aos
princípios estabelecidos. Em geral, as pessoas deste nível espiritual costumam
ser muito austeras. Toda fraternidade humana se limita aos adeptos da mesma
seita. Os que não são ‘irmãos’ são considerados ‘pagãos, hereges, etc.
A característica
fundamental é a da separatividade. A inteligência e o raciocínio estão voltados
para um sem número de idéias consideradas sagradas. Aos poucos, no entanto,
parte dessas crenças é descartada e substituída por dúvidas e rejeições.
Terceiro
degrau: - Mente Espiritual – Quando a pessoa atinge um
grau de desprendimento em relação às imposições dos cultos religiosos, ele
percebe que todas as formas de expressar a religiosidade têm um fundo de
verdade, e, que, as diferentes igrejas são apenas estágios ou degraus de
desenvolvimento espiritual dos seus devotos/fiéis. Cada um tem sua concepção de
Deus, e como se diz – ‘ O Deus de cada homem é ele mesmo nas suas melhores
qualidades e o seu diabo é ele mesmo nas suas piores qualidades’; mas os diabos
fogem da concepção mental do homem à medida que a sua concepção de divindade se
alarga.
O que caracteriza
este degrau é a ‘Consciência da Unidade
em Tudo’ onde o individuo se sente integrado a essa grande vida que é a Sua
Vida também. A ideia de separatividade desaparece. Ele substitui o Crer pelo
Saber. São poucos
os que atingem este grau de compreensão onde o bem predomina.
É a partir dessa consciência
de unidade do bem que se espera atingir a grande transformação da humanidade. Para
tal é preciso despertar a capacidade de mostrar-se firme, capaz de ouvir, capaz
de ver, de falar... Só assim será possível atingir o pleno conhecimento de si
mesmo.