sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

OBSERVATÓRIO - NOTAS E NOTICIAS –


Selecionamos alguns itens que nos chamaram a atenção neste fim e começo de ano. Houve de tudo; desde a Sanperrestre – corrida de cães com seus donos, em Madri, ao lamentável acidente com Michael Schumacher, a quem desejamos se recupere e volte à saudável prática de esporte. Acidentes acontecem.  

O panorama do mundo não parece muito pacífico com acenos de conflitos à vista aqui na superfície. Lá no alto há outras realidades de um planeta Terra além da imaginação: - O que há acima das nuvens? – foi a interessante pergunta feita na reportagem em “Matéria de Capa” da TVCultura (29/12/2013).  Em resposta à pergunta da reportagem foi exibido um panorama acima de densas nuvens de onde eram ejetados jatos de luz para o alto; lembravam propulsores de foguetes sendo acionados. Voltou à minha mente a notícia de luzes vistas por pilotos e passageiros de aviões de carreira, a grande altitude, em algumas rotas sobre os oceanos, que lembram as luzes de cidades à noite, na linha do horizonte. Muito interessante.
No livro de Enoque (cap. 24 e seg.) há uma descrição de um mundo que não é da superfície terrestre, mas é a habitação de Santos, Anjos, deuses... Deve ser minha imaginação com a corda toda... Voltaremos ao assunto.
 Ficamos agora com três itens:

É O CLIMA!
I - Quem disse que os elementais não existem e mandam no pedaço? O clima anda temperamental; só para contrariar, não nevou em Nova York no Natal e agora chegou com tudo para dar as boas vindas ao novo prefeito da cidade... 
II – Como é a vida: - o governo russo prendeu no ano passado ativistas do Greenpeace que protestavam no Ártico contra a exploração de petróleo e poluição do meio ambiente – entre eles uma brasileira. Todos já foram perdoados e liberados. Mas os elementos da natureza são brincalhões mesmo: agora uma embarcação russa está presa numa placa de 3 metros de gelo, na Antártida; a função da expedição à bordo era a de avaliar os efeitos das mudanças climáticas na região; o quebra-gelo chinês que foi em seu socorro corre o mesmo risco de ficar por lá – e olhem que é pleno verão no hemisfério sul! Esse clima!

NA CONTRAMÃO DA HISTÓRIA - O fim do apartheid na África foi lembrado com a morte de Nelson Mandela. Na contramão da história, o Brasil está a institucionalizar um simulacro de apartheid – é o que os conflitos indígenas e a demarcação de terras indígenas vêm exibindo  há tempo; parece que tende a se agravar.

A MACONHA – na ordem do dia está a legalização da maconha ocupando um triste espaço na imprensa internacional. As filas de usuários formadas nas cidades americanas, onde já há lojas especializadas na venda do produto, é no mínimo um exemplo da arte de não querer resolver problemas.
Dizem que um novo hábito começa assim: primeiro é proibido o uso, depois é liberado com regras e, na terceira etapa torna-se de uso obrigatório...  

- “Os costumes são a hipocrisia de uma Nação.” ( Honoré de Balzac)