segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO EM TODAS AS FASE DA VIDA

O Trabalho não foi imposto à humanidade como uma maldição. Muito pelo contrário. O trabalho é uma das maiores bênçãos e dos melhores benefícios e privilégios da raça humana.
O trabalho deve ser feito sem apego, porém com dedicação. Quando o cidadão exerce sua função pela satisfação de ser útil, os resultados surgem, não só do ponto de vista financeiro, mas também como um poderoso auxílio para vencer tentações contribuindo para exercitar a força de vontade na solução de problemas e desafios novos que constantemente se apresentam. O trabalho faz parte do poder curativo inerente ao homem; permite que ele expresse seus sentimentos, sua criatividade e capacidades intelectivas ampliando conhecimentos.
Cada um tem o ‘seu dever’ a cumprir e ninguém pode fazer por ele o que é de sua responsabilidade.
A vacuidade da vida moderna precisa ser preenchida com realizações que atendam aos desejos e necessidades individuais. Agir, trabalhar, realizar tarefas, aceitar novos desafios é a única forma de vencer a falta de perspectivas das novas gerações. Cultivar cabecinhas desocupadas  (a geração dos nem – nem) – só pode produzir  parasitas sociais que, para preencher o tempo, se ocupam desde simples ‘rolezinhos’ aos quebra-quebra e outras formas de violência, passando pelo uso de todo tipo de drogas.
Causa apreensão ouvir falar na legalização do uso de ‘marijuana’, negócio que ‘ameaça dar certo’, nas palavras de pessoas que acompanham o que vai pelos Estados Unidos (Colorado/Califórnia) e em Punta de Leste no Uruguai. Já temos problemas demais em todas as áreas, a começar com os presídios (Maranhão, por exemplo) e com alguns governantes corruptos e afeitos a pouco se importar com os reais problemas da segurança, da educação e da saúde sob sua responsabilidade.
Não importa a idade nem o grau de desenvolvimento pessoal, pois todos possuem habilidades que lhes permitem exercem algum tipo de trabalho produtivo, útil para si, para a família e para a sociedade.
Liberte-se do marasmo da dependência. O estudo, a leitura, a prática de atividades manuais entre outras pequenas atitudes abrem portas, abrem janelas e caminhos. A mão do acaso está sempre estendida a oferecer oportunidades a quem tem vontade de ser útil.

- “Feliz é aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.” (Cora Coralina).