quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

FLASHS DO COTIDIANO – JORNAL EL PAÍS ÀS SANDÁLIAS HAVAIANAS - REFORMA ORTOGRÁFICA.- TV e OUTROS TEMAS


Um artigo do jornal El País – edição em português – exibia sandálias havaianas como produto brasileiro. Certo. Brasileiríssimo! Nunca consegui usar uma pelo motivo que já falei em outro artigo publicado há algum tempo. Refere-se à memória olfativa do dia em que vi a primeira sandália feita num forno de vulcanização lá no bairro do Tatuapé –SP – capital. Melhor dizendo, a primeira sandália era um chinelo feito com a sola de sapato ao qual haviam sido acrescentadas talas usando furos para fixá-las. No bate papo que assisti entre as pessoas da casa e os visitantes amigos foi sugerido fazer o novo tipo de calçado  com numeração variada; pouco tempo depois lá estavam os primeiros exemplares sendo vendidos em lojinhas do bairro e feiras livres. Ainda não eram coloridas e conservavam o forte cheiro de borracha vulcanizada.

Bem, mas voltando ao Jornal em questão ‘EL País’, eu preferia a edição em espanhol. Ela me permitiu recordar o linguajar usado em casa na minha infância, com as mesmas expressões e construções que uma tradução não consegue elaborar. O curioso é que, na última leitura do jornal em castelhano, havia um artigo propondo que o Brasil adotasse o espanhol como língua oficial juntamente com o português. E agora o jornal é apresentado em português para o Brasil...

Reforma ortográfica - Por falar em linguagem, o assunto reforma ortográfica continua em debate e sua adoção oficial foi adiada mais uma vez, agora para 2015. Novas propostas de alteração da escrita estão sendo apresentadas, como por exemplo, a substituição de ‘ch’ pelo ’x’ – [ó Xente!] – Conheço esse tipo de pronuncia da Galícia muito comum entre os portenhos, bem como certos modismos adotados a partir da pronuncia andaluz. Os portenhos, por exemplo, gostam de brincar com brasileiros mudando a pronuncia – se você usa o castelhano puro eles se saem com a pronuncia andaluz ou galego. Se você usa o sotaque ‘portenho’ eles capricham no castelhano! Esses hermanos!
Temos que considerar que o português falado em Portugal é bem diferente do português falado no Brasil. E, diga-se de passagem, que os programas de TV  - de auditório tipo Chacrinha e de humor como os Trapalhões -  influíram  muito na linguagem e no comportamento dos jovens. No texto de ontem falei da convivência das pessoas em praça pública semanalmente (no Jardim), e falei da influencia da TV no comportamento depois que passou a dominar nos lares.
Comentários sobre o uso do sinal de TV como formador de opinião visando manter as pessoas ‘hipnotizadas’ não faltam. A programação faria parte de um plano de dominação da mente humana. Tudo é possível. Sobre a Internet - esta estaria agindo de forma a contrariar esse ‘plano’ de dominação. Talvez por isso haja todo esse movimento de regulamentação dessa ferramenta. Pelo que percebemos a internet mais parece coisa de aprendiz de feiticeiro.

Outro tema que me chamou a atenção: -  A Holanda pensa em cobrar de  cada detento 17 Euros ao dia. Já no Brasil, com bolsa para tudo, certamente nunca serão resolvidos os problemas de prisões superlotadas...  
E, que falar dos mensaleiros apelando para doações de populares para pagar as multas impostas pela Justiça? Assim não dá.

Preguiça com hora marcada é desculpa; aqui  a preguiça chega sem aviso prévio...


- “É mais difícil fazer caricaturas na Democracia que na ditadura, porque à Democracia é preciso preservá-la. É preciso ser certeiro com a crítica e não destrutivo. Poderei desenhar bem ou mal, mas antes de tudo sou um democrata”. (Hermenegildo Sábat – caricaturista político argentino).