domingo, 26 de janeiro de 2014

HOMENAGEM A SÃO PAULO – SALVE TERRA PAULISTA PELOS 460 ANOS !.

Parece que foi ontem em que se comemorava o quarto centenário de São Paulo com festividades que movimentaram todos os paulistas numa homenagem ao bravo povo que,  com sua força de trabalho e determinação,  caminhou à frente mostrando caminhos, vencendo obstáculos, conquistando seu espaço, construindo uma Nação.
A pujança de São Paulo de hoje tem história. Em nossa homenagem à cidade de São Paulo citamos pequeno trecho extraído do livro “Raposo Tavares – O Botas de Sete Léguas” (inédito) – de nossa autoria.

"Século XVII. Planalto de Piratininga. Vila de São Paulo.
Entre colinas e vales do planalto, em meio aos cursos d’água do rio Tietê e Tamanduateí, e próximo às aldeias indígenas subsiste um aglomerado de cento e poucas rudes casas de taipa, um colégio de padres e a igrejinha ao centro. Cerca de mil e quinhentas almas povoam a vila. É noite. Meia dúzia de homens armados de mosquetões mede a largas passadas as desertas ruas da vila, montando guarda. Tudo está às escuras. Menos uma casa. Lá, à luz de um lampião, está reunida a segunda geração de mamelucos, procurando uma solução para os problemas que afligem a população. É uma geração lutando pela sobrevivência. Lutando pela manutenção da posse da terra.
..............................................................................................................................................
Ou vai muito longe ou não vai. Ou afronta todos os perigos e todas as insídias da selva ou fica placidamente em casa. É das terras paulistas que partem quando decidem partir.

Terra paulista! Do teu ventre de mãe, fecundo e são, veio a alma que realizou a nacionalidade. De ti proveio o homem que defrontou a natureza, peito a peito, e que a venceu e dominou a facão e a fé!
Tu deste geografia ao Brasil. Essa terra que aí se estende, e se esparrama, não apenas pelas florestas vencidas e rios vadeados. Mas, sobretudo, pelas sepulturas de teus filhos.
Foi sob o teu céu, sob os farrapos das tuas neblinas, ao amplo iluminar dos teus sóis, que a América brasileira afirmou as suas primeiras liberdades. De ti partiram todas as potências da nossa formação!
Tu presidiste os destinos da Família; marcaste o nome, a propriedade, o Lar!
Em teu seio a alma das mulheres, os olhos das crianças, as bênçãos dos velhos, acompanharam, comovidamente a arrancada ruidosa de Raposo Tavares, mergulhando as raízes da sua raça, o ferro rude e rubro da força, pelos rios, pelas terras, pelo mar! E choraram a agonia de Paes Leme, vendo-o morrer sozinho no deserto - corpo em febre, as mãos enclavinhando junto ao peito, as suas esmeraldas. E esperaram a volta de outros que também não voltaram!
Terra paulista! Berço de gigantes de Botas de Sete Léguas! Terra dos Bandeirantes!”

Parabéns São Paulo. Muitos outros anos de vida  produtiva, progresso e realizações em prol da Nação Brasileira. Que o reconhecimento dos teus filhos que ora desfrutam do progresso que construíste, se traduza em muita Paz e harmonia entre todos, independente dos problemas que tiverem que enfrentar. Se há alguma coisa feita é porque alguém, com seu trabalho e dedicação, o produziu.  Que cada um faça sua parte.