quinta-feira, 7 de março de 2013

TEMPORAIS NO SUDESTE E CENTRO OESTE – SECAS NO NORDESTE - AS NUVENS ESTÃO MUITO BAIXAS... MAIS UM DETALHE CLIMÁTICO


TEMPORAIS x SECAS - Brasil, país tropical ocupa uma posição geográfica privilegiada que permite a presença de massas de ar vindas do Oceano Atlântico, portanto portadoras de umidade, bem como de massas de ar continentais influenciadas não só pela latitude como por outros fatores como a continentalidade, o relevo, bacias hidrográficas, florestas, etc.  – Rio de Janeiro e São Paulo, por exemplo, sofrem os efeitos das condições climáticas locais com inundações catastróficas – o que é previsível por falta de visão dos gestores públicos. O Nordeste amarga secas, não é de hoje. Já falamos da falta de gestores com vontade política para resolver o assunto. Onde há organização, como no Pantanal Mato-grossense, o gado é retirado na época das enchentes; a pergunta que fica é se o nordestino não tem capacidade de se organizar para fazer algo semelhante quando a seca chega? Os bilhões que já foram gastos lá davam para construir áreas de confinamento suficientes para salvar os rebanhos todos.

AS NUVENS ESTÃO MUITO BAIXAS - Você costuma olhar para o alto para ver a nuvens se movimentando no céu? - Creio que são poucas as pessoas que se preocupam em observar o espetáculo oferecido por nuvens em movimento, mais altas, ou mais baixas, coloridas ou não, fofinhas como flocos de algodão, ou carrancudas e ameaçadoras, prontas a despejar água aos cântaros. Ouvi muitas vezes observações de que: -‘hoje as nuvens estão muito baixas’, ou ‘as nuvens estão correndo muito baixas... Mau sinal. ’ Essa também foi uma observação em relação à Holanda, onde as nuvens cada vez estavam passando muito baixas, encobrindo os prédios. Aqui nos trópicos o fenômeno também ocorre. Qual a explicação?
Cerca de 65 % da Terra é coberta por nuvens, um fator muito importante quando se estabelece o efeito aquecedor do CO2. Isso porque as nuvens ajudam a manter a Terra fresca  refletindo os raios solares, ao mesmo tempo que a aquece , conservando o calor. O efeito geral das nuvens baixas é o esfriamento da Terra, de modo que mais nuvens de nível baixo implicam em temperaturas menores. Estudiosos atribuem o fato a haver uma ligação entre a cobertura global de nuvens de nível baixo e a chegada de radiações cósmicas. A explicação provável é que os raios cósmicos produzem íons, que juntos em pequenas partículas na atmosfera podem criar a base para o desenvolvimento de nuvens muito baixas. Tudo estaria também relacionado com maior ou menor atividade solar. A conclusão é de que quanto menor a radiação cósmica, menos nuvens de nível baixo e, portanto temperaturas maiores.

Aquecimento Global - Em longo prazo o que realmente pode acontecer em termos de aquecimento ou de resfriamento global?
Olhar o passado, o registro mais antigo de medição de temperaturas é 1659 – na Inglaterra – quando teve início o uso sistemático de termômetros. Os estudos que projetam um possível quadro climático no futuro se baseiam em medidas substitutivas como a observação dos anéis de crescimento de árvores, elementos coletados a grande profundidade em geleiras, sedimentos em lagos e fundos de oceanos, etc., elementos esses que estiveram em situações de mudanças climáticas. Sabe-se que nos últimos 1 milhão de anos houve uma série de oito ciclos glaciais – interglaciais decorrentes das mudanças da órbita da Terra ao redor do Sol. Vivemos o último período iniciado há dez mil anos. Os registros indicam flutuações de temperatura entre 5 a 8 graus centígrados num intervalo de 1.500 anos. Alguns dados observados indicam, por exemplo, que no século XII o nível da neve nas Montanhas Rochosas era 300 metros mais alto do que atualmente. A região mais afetada pela última glaciação foi o Hemisfério Norte – Europa, Estados Unidos, Groenlândia – e é nessa região que estão ocorrendo grandes nevascas hoje. 

Conclusões - Detalhes que puderam ser observados dizem respeito a regiões mais povoadas. As conclusões em geral levam em conta um elemento do clima e se esquecem do complicado mecanismo que envolve a atmosfera – e o movimento geral das nuvens – as grandes massas oceânicas, a superfície da terrestre, a criosfera, a biosfera... O mais são conjecturas.

 – ‘Os computadores são ruminantes de números, e não bolas de cristal’. - ‘A incerteza básica da sensibilidade climática faz com que modelos tenham mais ruído do que respostas sobre o clima’ (O Ambientalista Cético – B. Lomborg).