sábado, 23 de março de 2013

O BRASIL QUE TRABALHA E O BRASIL DOS DEMAGOGOS PARASITAS


Antigamente se falava do Brasil desenvolvido na faixa litorânea mais povoada e o Brasil pobre do interior. Hoje continuamos a ter dois Brasis: - O Brasil de quem trabalha e produz, tem dignidade e respeito pelos cidadãos, e o Brasil dos demagogos parasitas e seu séquito de pelegos e apaniguados.
A fala do Presidente do STJ – Joaquim Barbosa – ao dar nome de ‘conluio’ à prática vergonhosa de troca de favores entre autoridades que deveriam estar a serviço do cidadão, não é novidade. Apenas o problema foi exposto publicamente numa espécie de alerta à sociedade. A credulidade cega e a boa fé que o povo  depositou em seus representantes no poder estão com os dias contados. Não é porque o dr. Fulano de tal foi eleito democraticamente pelo voto popular que esse indivíduo pode fazer o que bem desejar com o cargo que lhe foi conferido.
Grande parte dos que ocupam cargos no governo, atualmente, corresponde a esse Brasil de demagogos e parasitas da sociedade. Muitos, há anos, estão ocupando postos importantes dentro de todos os escalões do governo e se habituaram a uma rotina burocrática onde agem de forma corporativa e os favorecimentos fazem parte do dia a dia. Perderam o respeito, não só pela nação brasileira como em relação a si próprios. É preciso dar um basta a essa pouca vergonha. Eleitos ou nomeados não sabem o que fazer e deixaram deteriorar o que foi feito em gestões anteriores.
Resultado: Em pleno século XXI o Brasil que trabalha se vê tolhido na cadeia produtiva e é vitima de uma infra-estrutura ineficiente, onde ao mesmo tempo em que é sufocado por impostos sofre com uma legislação burocrática emperrante.
Escolas, transportes, saúde, saneamento básico, serviços, etc., são de pior qualidade do que eram no início do século passado, apesar de todo o progresso tecnológico ocorrido nos últimos cinquenta anos.
Para justificar o injustificável, os demagogos se apresentam como salvadores da Pátria; culpam sempre as oposições e os inimigos da nação incluindo o inimigo estrangeiro e as elites. E prometem aos crédulos votantes que eles, só eles, é que tem o poder de criar um mundo maravilhoso, uma verdadeira idade do Ouro! Essa é agenda dos corruptos - vulgo petralhas* -  instalados no poder.
É triste, mas é a realidade. - ”Um terço dos legisladores do Brasil ou foram condenados ou estão sendo investigados por crimes que vão de compra de votos a roubo e exploração da escravidão”. – (The Economist).

* PETRALHA - acepção nº 1: “Que, ou pessoa que, sem nenhum escrúpulo, não vacila em cometer todo e qualquer ato marginal à lei, como usurpar, mentir, extorquir, ameaçar, chantagear, roubar, corromper, ou que defende com ardor ladrões. Corruptos, usurpadores, mentirosos, cínicos, extorsionários, chantagistas etc. que, porém, posam de gente honesta e defensores intransigentes da ética”. (Petralha - termo já incluído como verbete em dicionário da língua portuguesa é de criação do jornalista Reinaldo Azevedo).