terça-feira, 5 de março de 2013

A IGREJA E A RENOVAÇÃO - SEM PERDER CONTATO COM A REALIDADE


Renovação – da Igreja e do conceito do que seja renovar. Entendo por Renovação da Igreja uma renovação da Fé, onde cada cristão viva a prática dos seus ensinamentos, sem hipocrisia, com dignidade, sem querer mudar dogmas ou introduzir nova moral. Vi na renúncia do papa Bento XVI como o dar um novo fôlego ao combate pela dignidade da Fé cristã. Este é o sentido de  ‘Eccleisa semper Reformanda’= Igreja deve ser sempre reformada.
O silencio exterior, e principalmente o silencio interior é que permitem a sintonia com a verdadeira espiritualidade. 
Carolices à parte, a dificuldade em conciliar a oração do silencio interior com o ruído exterior que passou a dominar durante as missas me afastou da cerimônia religiosa. Talvez muitas pessoas tenham seguido o mesmo caminho sem, no entanto perder a fé. Não sou contra o uso de outros gêneros musicais, que possam servir de motivação à presença das novas gerações; porém é sabido e comprovado o efeito que os diferentes ritmos determinam nos sentimentos das pessoas. Eles podem variar desde os mais sublimes como o canto coral ao som do órgão, que eleva, até aos sons que excitam os mais baixos sentimentos e afasta da verdadeira oração.
Os ‘modernos’ criaram uma agenda e acham que a podem impor à Igreja. Isso significa uma negação dos princípios e ensinamentos milenares em que se alicerça a Igreja, e que estão gravados nas consciências humanas. Seguir esse pensamento é caminhar por areias movediças.
Quem será o novo Papa? – não tenho nomes. Tenho expectativas. O mundo de hoje vive problemas muito graves de violência, de perseguição religiosa, de conivência com o abrandamento da moral, das drogas, da permissividade cada dia ganhando mais espaço e dominando as mentes despreparadas dos jovens, que, em nome da modernidade, vão aceitando tudo com naturalidade. A questão do que é sagrado está sendo relegado a segundo plano.
Fortalecer a mensagem cristã deverá ser o tema central da agenda do novo Papa.