terça-feira, 19 de março de 2013

A POSSE E A MENSAGEM DO PAPA FRANCISCO AOS CATÓLICOS DO MUNDO.


Dia 19 de Março – data do início de um novo tempo para Igreja. Hoje é dia de São José, símbolo do homem dedicado ao serviço humilde que enobrece. E, as figuras que se destacam neste momento histórico para a Igreja Católica são: José (carpinteiro) da Sagrada Família e Francisco de Assis, símbolos do amor incondicional, que se unem na mesma pessoa de Francisco, o Papa, que pede que cada um seja um guardião da criação de Deus.

 - “Queria pedir, por favor, a quantos ocupam cargos de responsabilidade em âmbito econômico, político ou social, a todos os homens e mulheres de boa vontade: sejamos guardiões da criação, do desígnio de Deus inscrito na natureza, guardiões do outro, do ambiente; não deixemos que sinais de destruição e morte acompanhem o caminho deste nosso mundo”.

Ele recebeu o poder. Poder com significado de ‘serviço’. Ele pede oração. E orar, não é repetir frases feitas; na oração, o que vale é o sentimento que se tem no coração. Perdão significa saber amar incondicionalmente, ter caridade para com o próximo porque ela é branda, paciente e benfazeja. Prega a humildade, e humilde é aquele que tem o coração puro, os que são brandos e pacíficos, os que são misericordiosos... Toda moral reside na Caridade.

Luz e sombras sempre andarão juntas. Que seu pontificado seja de muita Luz para o mundo, principalmente para iluminar os dirigentes condutores dos povos e da Igreja, que afaste  as trevas do mal produzido pelo egoísmo, pelo orgulho e vaidades mundanas.
 Muita Paz a todos nós e que as bênçãos divinas se façam presentes no dia a dia de cada um independente de sua fé.

Frases para ficar na lembrança:
1-    ‘Foram buscar um papa no fim do mundo’.
2-    ‘Não, obrigado, monsenhor. Você pode vesti-la. O carnaval acabou!’ – ao recusar a tradicional capa vermelha decorada com pele e que era usada nas cerimônias pelo papa.
3-    ‘Deus não se cansa de perdoar. Nós é que nos esquecemos de pedir perdão’.
4-    ‘Longe do Evangelho e sem Jesus Cristo a Igreja se transformaria numa ONG piedosa. ’
5-    ‘Como gostaria uma Igreja pobre para os pobres. ’

Observação: - Para o governo da Argentina a eleição do Papa Francisco, parece ter tido o sabor do um conto de ficção do escritor Jorge Luiz Borges – também argentino.