Segundo a tradição bíblica os Santos Reis Magos vinham do Oriente. Eles simbolizavam as três raças bíblicas: semitas, jafetitas e camitas. E, também os Tronos, as Potestades, os Senhores da Terra a curvar-se ante o Cristo, concedendo-lhe a divina realeza, enquanto partilhavam sua fortuna como despenseiros do Senhor: Incenso, Ouro e Mirra. O ouro puro da Sabedoria e da Luz para que a boa nova pudesse se espalhar pelo mundo e chegar a todos os povos em todos os recantos da Terra.
A tradição popular teve por muito tempo o hábito da distribuição de presentes às crianças e troca de presentes entre as pessoas somente neste dia de Reis. Em nossa infância eramos incentivados a colocar o sapatinho na janela para quando os Reis Magos passassem pudessem deixar seu presente - em geral algumas moedas.
O dia 6 de Janeiro é uma data esquecida; foi suplantada pela figura do Papai Noel que reina no dia 24 de dezembro. Porém, para quem ainda conhece a tradição religiosa do Presépio, os três Reis Magos são figuras de destaque que diariamente vão sendo aproximadas da manjedoura numa atitude de reverência e humildade.
Ainda persistem algumas lembranças nas festas de Reis e Reizados do folclore nacional em algumas regiões do interior do país.
-"Ói de casa/ Ói de fora/ Que hora tão excelente/ É o glorioso Santo Reis/ Que vem do Oriente." .....
- "Santos Reis vai despedindo/ Deixando muita saudade/ Vai deixando muita bênção/ Pro povo desta cidade."
Que os Reis Magos permaneçam distribuindo o ouro perfumado do saber e da beleza de um mundo novo de muita paz e harmonia para todos.