quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

'O CÃO CONVIDADO' - FÁBULA

A Fábula, gênero literário derivado do conto popular, procura transmitir uma lição, um ensinamento. Se fossem observados, as pessoas se livrariam de muitos dissabores.
A vida nos ensina com nossos erros quando não somos prudentes. 
É o que acontece às pessoas que se deixam levar por demagogos aproveitadores da ingenuidade e imprudência alheia.
A Fábula acima "O Cão Convidado" nos fez lembrar a situação vivida por muitas pessoas que acreditam nas promessas  dos que falam em nome dos direitos humanos, porém, na verdade estão a fazer cortesia com chapéu alheio, ou simplesmente usando o seu 'convidado' para uma festa que ele inventou. Normalmente esses espertos tem o prato feito e pouco se importam com o que vai acontecer com seus 'convidados'.

Diz a Fábula:
- "Um homem preparou um jantar para receber amigos e familiares. O cão da casa, vendo todos os preparativos, convidou outro cão da vizinhança para ir jantar com ele. Feliz da vida, o cão convidado aceitou e compareceu certo de se fartar com o banquete. Confiante, entrou e se postou alegremente na cozinha, à espera de ser servido. Porém, o cozinheiro estranhou a presença do intruso; apanhou-o pelas patas e o atirou para fora pela janela. O pobre cão saiu ganindo e mancando. 
Ao cruzar com outros cães da rua, um lhe perguntou:
 - O jantar estava bom?
Ele respondeu: - De tanto comer e beber estou embriagado demais que nem sei por onde saí..."
Moral - Cuidado com os que ostentam generosidade com os bens alheios.

É prudente examinar, no começo, todas as possíveis consequências dos atos, para evitar dissabores futuros.