quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

MAIS UMA DO ENEM - 2011

Eu não quero acreditar, mas é verdade! 
Acabo de ler um artigo publicado no blog do sr. Reinaldo Azevedo sobre o ENEM 2011: - "Mais sobre a Caixa Preta do ENEM - quem entrega gabarito em branco recebe, no mínimo, a nota média de cada área.`Por quê? Perguntem ao Haddad" - (post dia 10/01/2012). 
O artigo contém a carta de um professor, que para conhecer a prova e poder melhor orientar seus alunos, se inscreveu e realizou as provas do segundo dia, mas não passou as alternativas para o gabarito, ou seja, entregou em branco! Porém, recebeu as seguintes notas: 304,2 - Linguagem, Códigos e suas Tecnologias; e 321.2 - Matemática e suas Tecnologias. 
Ao questionar o MEC, o professor recebeu a explicação que termina com a seguinte frase: "Lembramos que nenhum participante, comparecendo ao local da prova e seguindo as instruções necessárias, terá nota menor que a média de cada área."(sic). (texto na íntegra no blog citado).
Pensei que já tinha visto de tudo em termos de desmoralização do ensino neste país. Isto é mais do que uma desmoralização. É uma ofensa e  um desrespeito pelo jovem que sonha em ter um diploma por merecimento e capacidade, e que se esforça para  aprender e demonstrar através de um exame que ele já está capacitado a concorrer ao tão sonhado curso superior. Mais uma gritante prova das causas em que está mergulhando todo o sistema educacional.
Até quando? - Parabéns ao professor que fez a denúncia de mais uma farsa do ENEM.

"Para progredir novamente, o homem é obrigado a se refazer. E, ele não se pode refazer sem dor. Porque ele é ao mesmo tempo o mármore e a escultura. É a sua própria substância que ele deve, a grandes golpes de martelo, fazer voar as lascas afim de descobrir sua verdadeira imagem" (Dr. Alexis Carrel - O homem, esse Desconhecido).

A esperança é a última que morre. Tudo há de mudar para melhor. Que não tarde esse dia.