quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

HAVERÁ UM PROJETO PRONTO DA SOCIEDADE FUTURA?

"A vida dos povos e dos indivíduos parece extremamente confusa. Pura aparência - ela é matematicamente regular" (Piobb). Diríamos que segue um plano. Aliás, são as religiões que falam em um plano divino para o homem.
O caos urbano do mundo moderno vai na contra-mão de todas as utopias de um Paraíso na Terra. Utopias e todas as Profecias, de todos os tempos, oferecem uma alternativa positiva sobre o futuro da civilização, com "Um Novo Reino", "Um Século de Ouro", "O paraíso terrenal", "A Nova Terra", "A Nova Jerusalém"...
Todas apontam para um tratamento de choque inevitável que corresponde à ruptura com o que se tornou antiquado, ultrapassado e tem que desaparecer para dar lugar ao NOVO. Os profetas orientados pela fé costumam descrever com cores fortes as catástrofes,os sofrimentos, as punições, mas conservam a porta da esperança aberta com a certeza de que sempre haverá um amanhã feliz. 
É preciso olhar o mundo de maneira prática. Cada indivíduo vive dentro de círculos: povo, família, meio ambiente, cultura, educação, instrução, momento histórico, religião, sua cidade, país, etc. É dominado pelo egocentrismo. Porém ele tem livre arbítrio que pode ser impulsionado pela força espiritual que vai levá-lo a grandes realizações. O determinismo não existe. A profecia é um alerta. Elas podem ser mudadas!
Uma das curiosidades mais explorada é o das datas em que deverão ocorrer os fatos anunciados. O próprio Nostradamus diz que "a verdade sobre o futuro não pode ser inteiramente determinada", e, que "o curso do tempo pode ultrapassar o cálculo de minhas profecias" (carta a Henrique II). As datas são simbólicas; pontos de referência.
Estudiosos das profecias se perguntam quem poderia, num determinado momento do tempo, tirar proveito do que é anunciado, e que só vai ocorrer em um tempo tão distante como as profecias colocam os acontecimentos. - O segredo persiste porque sua revelação poderia abalar os espíritos e o estado social (!)
As mudanças são necessárias. Há um dito popular que afirma que "quem não muda, não progride". Mas, a civilização está viciada em comodismo do querer mudanças, desde que a mudança não os atinja. Toda ruptura causa medo e insegurança. Com o tempo os resultados positivos vão sendo assimilados, tanto a nível  individual, como a nível social, de cidades, países, etc. 
A administração de uma cidade, de um país implica num planejamento geral. E o planeta Terra? - Será que há um planejamento também a nível planetário, para o futuro da humanidade? Cada vez que ouvimos falar em governantes secretos, logo associamos com alguma interferência de alguém, ou algum grupo de personalidades Sábias que tudo monitoram e estão atentas à conduta dos indivíduos. As profecias sempre apontam nessa direção. A ficção científica não deixa por menos.
Se queremos um mundo melhor, façamos nossa parte. Sigamos as setas que indicam o caminho. Somos donos de nosso destino.

-"Ainda que eu tenha o dom de profetizar e conheça todos os mistérios e toda a ciência; ainda que eu tenha tamanha fé ao ponto de transportar montes, se não tiver amor, nada serei." (Cor. 13-1,2)