terça-feira, 3 de janeiro de 2012

HARMONIA FÍSICA E MENTAL

A palavra harmonia define um estado de espírito elevado, tranquilo, feliz.
O grande desafio é conseguir esse estado de harmonia quando a instabilidade da vida moderna, a falta de segurança individual, a agitação permanente criam estados de tensão e provocam problemas de ordem física e mental com graves consequências - doenças em geral, acidentes, uso de drogas, etc.
Com a unificação dos desejos, da atenção do espírito em uma direção única, sem dispersão, conseguiremos essa paz interior. Essa harmonização é possível tanto através do trabalho que nos eleva, como pela meditação. Não é suficiente para o indivíduo, simplesmente contemplar a beleza do mar, das montanhas, as belas obras de arte, ou absorver-se nas filosofias e na poesia, bem como nas expressões das leis naturais das fórmulas matemáticas. Ele deve também, através da alma, para atender a um ideal moral, buscar a luz entre a obscuridade das coisas; ou seja, tornar-se ele mesmo um buscador desse mundo bom que subjaz no invisível, em vez de esperar por uma manifestação do exterior.
A unificação das atividades da consciência determinam uma harmonia fisiológica que se reflete na vida como um todo - na família e na sociedade. 
Assim, podemos encontrar grupos saudáveis e harmoniosos, onde o senso moral e a inteligência são priorizadas. Aqueles que possuem um senso moral, religioso ou científico mais elevado, tem em contrapartida menos desiquilíbrios orgânicos ou doenças mentais.
Ao estudar a vida dos grandes místicos, nota-se que eles sempre sofreram física e moralmente durante uma parte de suas vidas. Tudo mudou quando eles mudaram o enfoque de suas vidas através da oração, da meditação e da busca pelo mundo interior.
A inteligência, a vontade, a moralidade são muito vizinhas umas das outras. Mas o senso moral é mais importante do que a inteligência. Quando ele desaparece de uma Nação, toda a estrutura social começa a desmoronar.
A moral dá àquele que a possuí um poder estranho, inexplicável. Ela aumenta a força da inteligência  e estabelece a paz entre os homens. É um pouco mais que a ciência, a arte e a religião - é a base da civilização.
Infelizmente a vida moderna se opõe à vida do espírito. O homem moderno tem rejeitado toda disciplina. E, para garantir um equilíbrio mental e físico, cada pessoa é obrigada a ter uma regra interior. Cada um deve entender a necessidade de fazer o bem e evitar o mal, submetendo-se por esforço e vontade própria se quiser alcançar a Harmonia física e mental no meio deste mundo onde os valores tem sido subvertidos. O senso moral pode e deve ser desenvolvido pela educação, pela disciplina e força de vontade própria.