segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

ANO DO DRAGÃO - CADA POVO COM SUA CULTURA

A cultura milenar chinesa segue uma forma diferente para a determinação dos signos; ela se baseia no ano lunar de 12 meses e 29 dias. Os signos do horóscopo chinês também tem denominações diferentes. Para eles, este é o ano do Dragão que se inicia hoje - 23 de Janeiro de 2012 e vai até o dia 09 de Fevereiro de 2013. Ele  é regido pelo princípio da Água. O ano do Dragão anterior ocorreu entre o dia 06 de Janeiro de 2000 e 24 de Janeiro de 2001 - e o princípio foi o Metal. O próximo será de 09 de Fevereiro de 2024 a 28 de Janeiro de 2025 e princípio dominante será a Madeira. Todos eles de polaridade positiva.
Na Cultura Oriental o Dragão é um animal considerado benéfico por trazer sorte e afastar o mal, e é recebido com muitas festas e alegria pelos seguidores da cultura oriental.
É o quinto signo do zodíaco chinês e corresponde ao signo de Leão.
Tendo como princípio a Água, terá forte relação com esse elemento. Por sua dualidade Ying/Yang (masculino - feminino), tem a capacidade da geração de si mesmo - O Ovo do Mundo - símbolo decorativo popular de grande significado.
Segundo as previsões, o ano de 2012 será um ano de prosperidade, sorte e de vitórias. O Dragão tem a qualidade de chefe, beneficiando a todos aqueles que, usando sua liberdade de espírito, souberem se conduzir diante das responsabilidades no trabalho. Muita coisa depende do ambiente e de como as pessoas se comportarem; recomenda evitar os julgamentos precipitados e manda ouvir a voz da intuição antes de agir. 
Por ser uma manifestação benéfica, ao contrário da crença ocidental, o Dragão é um símbolo muito utilizado pelos orientais. Sua representação na arte da tapeçaria, por exemplo, é largamente utilizada, bem como em objetos de arte em geral.
E, segundo o número de garras que o dragão tiver em sua representação na tapeçaria, vai indicar a quem foi destinada a obra de arte. Um tapete em que o dragão tiver cinco garras indica que foi destinado a um Imperador; um com quatro garras foi destinado à pessoas da nobreza. Com três garras o proprietário será uma pessoa do povo.
Os signos do Horóscopo Chinês e as características básicas (positivas e negativas)de cada um, são:
1- Rato = simpático - ambicioso;
2- Boi   = reservado - autoritário;
3- Tigre = corajoso - intransigente;
4- Coelho = discreto - hipocondríaco;
5- Dragão = entusiasta - imprevisível;
6- Serpente = intuitiva - má perdedora;
7-Cavalo = independente - insensível;
8- Carneiro = altruísta - indisciplinado;
9- Macaco = inteligente - mentiroso nato;
10 - Galo = talentoso e franco - desconfiado;
11- Cão = magnânimo - introvertido;
12- Javali = sensível, ingênuo e indulgente - crítico mordaz.

Naturalmente cada tipo aqui caracterizado, como nos estudos em geral sobre os seres humanos, cada um tem mais de uma qualidade e mais de um aspecto negativo. Tudo depende da educação e da força de vontade de cada um se melhorar em suas boas tendências e qualidades positivas.  
 O destino não é fixo. Há muitas coisas que independem de nós. Porém, muitas outras são basicamente responsabilidade de cada um. Cada cultura procura transmitir a seus cidadãos conceitos que os orientem e ajudem a crescer como pessoas de bem.
Feliz Ano Novo do Dragão com muito entusiamo e alegria para todos os povos. Inclusive àqueles que não creem no que as mensagens dizem.
.