terça-feira, 31 de janeiro de 2012

AS TRAGÉDIAS - LIÇÕES DE VIDA

Os acontecimentos – bons ou trágicos – contêm lições de vida. Para os que sofrem as suas conseqüências e para todos os outros, simples espectadores.
Assim como a ampulheta, que de grão em grão de areia que vai passando pelo orifício vai registrando o tempo, nós também escoamos nossa vida ao sabor dos acontecimentos. São oportunidades, algumas bem amargas, para aprender.
Os meios de comunicação mostram em tempo real o que vai pelo mundo. Tragédias não faltam. Qual será a mais traumatizante, a mais dolorida, a mais destruidora?
– Todas levam vidas que se vão como meras folhas arrancadas por uma tormenta. De uma forma ou outra, todos os seres humanos tem seu dia de provação. Nós não fugimos à regra; há dezesseis anos vivemos experiência para não esquecer e perder o sono por muito tempo com as lembranças. Sabemos, pois como as pessoas se sentem diante de uma fatalidade – especialmente quando essa “fatalidade” poderia ter sido evitada. Creio que consegui assimilar a lição. Também serviu para provar e comprovar nossas forças para enfrentar as adversidades impostas pela natureza e reforçadas pela incompetência de administrações politiqueiras.
Dizem que na prosperidade, nossos amigos nos conhecem, mas é nas adversidades que sabemos quem é o verdadeiro amigo. Eles não nos faltaram.
Lembramos também das vezes que mão invisível nos desviou de outras fatalidades, que, se formos estabelecer uma comparação, teriam sido mais traumáticas e talvez fatais, como no caso de desistir de ir a uma agência bancária no meio do caminho e ao chegar em casa soubemos do assalto com mortes no local.
O tempo passa. As lições ficam. A gratidão pela mão amiga visível ou pela invisível que nos desviou do caminho da tragédia será eterna.
A insensibilidade das pessoas que se aproveitam das tragédias e da miséria humana é tão chocante quanto a desgraça ocorrida – não importa a intensidade ou grau de destruição física, material, moral...
Apontar culpados é um esporte, no mínimo degradante, quando alguém faz a interpretação pela sua medida – a do juiz da hora ditando sentenças...
Não falaremos das mais recentes tragédias. Lamentamos que ainda ocorram as catástrofes por irresponsabilidade humana.
Um cargo, um posto de comando dentro de uma administração pública ou privada só deveria ser ocupado por quem comprovadamente tiver capacidade e idoneidade para tal função. Infelizmente não é essa a regra principalmente no setor público. Assim, a autoridade que, ao assumir um cargo, ignora sua co-responsabilidade em relação aos cidadãos em geral, no mais amplo sentido de sociedade e Nação, demonstra que está no lugar errado. Retirar-se das funções com um pedido de desculpas é o mínimo que se espera de um cidadão ético. Infelizmente não é o que tem ocorrido.
A maioria deles não aprende a lição que a vida lhes impõe. Será que é um problema de QI? – Dizem que as pessoas em grupo são menos inteligentes, pois teriam seu QI alterado. Tudo é possível.
Na verdade, o grupo dilui a responsabilidade e o prato feito da boa vida fala mais alto. Eles já ‘amarraram o boi na sombra’... E, lágrimas de crocodilo caem bem no momento oportuno.
A lição é para todos. Principalmente para os que lhes sofrem as conseqüências. A cada um o seu, no seu dia.

Pensamento: - “A linguagem do olhar é a mais sincera. Quem não a entende, jamais entenderá uma longa explicação”.

domingo, 29 de janeiro de 2012

A GRANDE BATALHA

Na grande batalha do bem e do mal
Homens pés de barro caíram em tentação;
Caíram na armadilha de um confronto sem igual.
É a humanidade em luta de irmão contra irmão.
Já não sabem nem quem são.
Na grande confusão que criaram
Vão destruindo tudo o que pelo mundo encontram;
Dizem que estão o bem a fazer;
Na verdade querem ver você se perder.
Homens pés de barro caíram em tentação;
Acreditaram nos filhos das trevas, nas sombras e ilusões.
Sofrem a história da desordem
Séculos e séculos além!
De choque em choque,
Vão pondo em xeque
Todos os valores do mundo meu e teu;
Agora só vale, o que nunca antes valeu.
Reizinhos das trevas,
Reinando na terra de Prometeu;
Fingindo que são Devas,
Perturbam o mundo meu e teu.
A grande batalha um dia há de terminar.
Que seja a Vitória de quem sabe o que é Amar.
............................

Prometeu: Titã que roubou o fogo do Olimpo para dar aos homens; foi castigado por Júpiter.
Devas – deuses; divindades do mundo da Luz.
Filhos das trevas – entidades do baixo astral sem direito a ter um corpo físico.
O nosso mundo é povoado uma diversidade de seres; uns de moral mais elevada, outros, simples Elementais sem sentimentos ou noção de moralidade. Existem se lhes dermos força. Cada um atrai para si a companhia que lhe é simpática.
– “O Senhor faz todas as cousas para determinados fins e até o perverso para o dia da calamidade”. (Prov. 16-4).
Isso, no entanto não nos dá o direito de abusar da Sua bondade.

sábado, 28 de janeiro de 2012

O PODER DA MÚSICA

Música! - A alegria da alma, tranquilidade de espírito, ou a incitação a ações boas e más? - Tudo depende dos elementos combinados.
As fórmulas da Harmonia, Melodia e Ritmo equivalem ao Amor, a Verdade e à Justiça; e também à Beleza, Bondade e Verdade.
As maiores melodias que o povo aprecia e jamais esquece correspondem às canções populares que refletem tanto a alegria, como os pesares, as esperanças e as paixões de um país, e, que levaram séculos para serem formadas. Elas transmitem mensagens que falam à alma de uma forma especial. Entre os povos que se destacam por esse tipo de canções estão Portugal, Espanha e o Brasil - no mundo ocidental - países esses que receberam forte influência das canções de natureza puramente espiritual, de tempos idos, dos povos antigos das regiões desérticas do mundo árabe.
É uma música que eleva e nada tem a ver com a agressividade executada por toques de tambor, guizos, imitações de animais, saxofones entre outros instrumentos que incitam a convulsões e gritos, a sentimentos inferiores de lembranças tribais e de baixa magia, tão comuns na atualidade e muito apreciadas por um público jovem cada vez mais alienado.
O interessante é que a criança e os jovens, quando colocados em contato com a música emotiva dos grandes compositores (Chopin, Beethovenm Bach, Mozart - para citar alguns), logo se encnatam e aprendem a executar as mais difíceis frases musicais com um enlevo que transcende qualquer possível dificuldade inerente de suas origens.
Isto ocorre porque a Harmonia e a Melodia estimulam no ser humano o amor pelo belo e faz vibrar sua alma sensível numa sintonia que eleva a um mundo novo, delicado de paz e de sonhos sublimes.
As nove sinfonias de Beethoven representam a glorioso alegria a indicar que sempre haverá uma porta aberta para alcançar nosso céu. Cumpre lembrar que foi durante sua surdez que ele compos boa parte de sua obra.
É a música harmoniosa que nos liberta das limitações e nos permite alçar voos rumo ao infinito, romper todos os grilhões que nos prendem, e lá, numa perfeita harmonia, receber as bênçãos que purificam o corpo e a alma.
Cada mestre teve sua contribuição para doar detalhes dessa integração; Chopin, por exemplo, tinha uma forma delicada de tocar que criava uma atmosfera de natureza aconchegante e sublime que obrigava o ouvinte a se compenetrar no tema harmonioso da música.
As notas de matiz mais delicado necessitam não só de interpretes afinados com a música, como de instrumentos capazes de reproduzir os sons misteriosos semelhantes ao da música das esferas.
Parece que a música serve de referência para identificar o grau de adiantamento de seu povo. Se dois terços da população tiver sintonia com o melhor que há em termos musicais, certamente teriamos uma sociedade menos violenta; infelizmente hoje o que predomina é o 'ruído' que incita as paixões inferiores o que leva às pessoas a se tornarem indiferentes às coisas do espírito.
A tão sonhada "Idade de Ouro" é possível. Há muito 'messianismo' e pouca música da chamada era da felicidade. Enquanto houver a grita das guitarras e baterias substituindo a harmonia dos Órgãos o mundo continuará como uma nau sem rumo e sem comandante.
- Comandante! Volte ao barco!!!

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

'O CÃO CONVIDADO' - FÁBULA

A Fábula, gênero literário derivado do conto popular, procura transmitir uma lição, um ensinamento. Se fossem observados, as pessoas se livrariam de muitos dissabores.
A vida nos ensina com nossos erros quando não somos prudentes. 
É o que acontece às pessoas que se deixam levar por demagogos aproveitadores da ingenuidade e imprudência alheia.
A Fábula acima "O Cão Convidado" nos fez lembrar a situação vivida por muitas pessoas que acreditam nas promessas  dos que falam em nome dos direitos humanos, porém, na verdade estão a fazer cortesia com chapéu alheio, ou simplesmente usando o seu 'convidado' para uma festa que ele inventou. Normalmente esses espertos tem o prato feito e pouco se importam com o que vai acontecer com seus 'convidados'.

Diz a Fábula:
- "Um homem preparou um jantar para receber amigos e familiares. O cão da casa, vendo todos os preparativos, convidou outro cão da vizinhança para ir jantar com ele. Feliz da vida, o cão convidado aceitou e compareceu certo de se fartar com o banquete. Confiante, entrou e se postou alegremente na cozinha, à espera de ser servido. Porém, o cozinheiro estranhou a presença do intruso; apanhou-o pelas patas e o atirou para fora pela janela. O pobre cão saiu ganindo e mancando. 
Ao cruzar com outros cães da rua, um lhe perguntou:
 - O jantar estava bom?
Ele respondeu: - De tanto comer e beber estou embriagado demais que nem sei por onde saí..."
Moral - Cuidado com os que ostentam generosidade com os bens alheios.

É prudente examinar, no começo, todas as possíveis consequências dos atos, para evitar dissabores futuros.
 

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

SÃO PAULO - CAPITAL ANIVERSARIANTE - PARABÉNS

As lembranças que guardamos da cidade de São Paulo, que completa hoje 458 anos de muito trabalho e muito bem vividos, são muitas. 
Conheci São Paulo em 1958 e residi lá alguns anos na década de 60. E voltei lá muitas vezes. Acompanhei seu crescimento. 
Na época, a cidade já  impressionava pela arquitetura, pelas amplas avenidas praticamente vazias. O principal meio de circulação ainda eram os simpáticos e barulhentos bondes abertos transportando cidadãos bem vestidos - na época os homens andavam de terno e gravata e alguns ainda usavam chapéus; as mulheres, elegantemente vestidas em seus trajes discretos, pois a calça comprida e as roupas mais esportivas de hoje não faziam parte da moda. Havia também os táxi-lotação - carros V8 pretos, alguns ônibus e carrões conversíveis - Cadillac. 
A principal diversão era o Cinema com salas na região central - Av. São João e adjacências - onde eram exibidos em telas panorâmicas os clássicos da Metro. O aeroporto de Congonhas com os aviões da VASP era um atrativo domingueiro. Muitas pessoas aproveitavam o fim de semana, logo cedinho, para descer a Serra do Mar e ir de ônibus à praia de Santos - São Vicente, e retornar à tarde. 
O ABC era um projeto de industrialização nascente. A cidade começava a se destacar indicando os rumos que seguiria e no que se transformou hoje: centro administrativo e financeiro, cultural, científico, etc., de projeção Nacional e internacional.
Os bairros da Lapa, Brás, Bom Retiro com características dos imigrantes lá estabelecidos, davam um toque especial à cidade  em sua multiplicidade de povos e culturas - italianos, espanhóis, árabes, judeus, os portugueses com suas imbatíveis padarias, bem como os bairros residenciais refletindo a riqueza dos antigos cafeicultores paulistas. Migrantes nordestinos ainda eram raros.
O Hospital das Clínicas, o Colégio Caetano de Campos, a Catedral e a Praça da Sé, praça da República, a Estação, o Jardim da Luz, o Anhangabaú, o Largo de São Francisco, de São Bento, o Teatro Municipal, o Viaduto do Chá, a casa do Imigrante, o Ibirapuera, o prédio Martinelli... eram algumas referencias de importância que se destacavam na cidade.
Respirava-se. Vivia-se uma vida agitada para a época, porém muito saudável e tranquila se comparada com os dias de hoje. Era a São Paulo quatrocentona, terra da garoa. Lá se foram mais de cinquenta anos. Quanta transformação!
Naquela época Pizza era uma novidade pouco conhecida. O Frapê (batida de leite com sorvete) uma delícia... O Bauru era o sanduíche da moda; o pastel da feira já fazia sucesso. Cuscuz, virado paulista e feijoada eram pratos que conviviam com risotos, massas italianas, comidas árabes nos poucos e discretos restaurantes.O comércio era dominantemente de pequenas vendas, mercado e feiras livres.
458 anos! São Paulo, com mais de dez milhões de habitantes, tornou-se numa metrópole cosmopolita com múltiplas faces. É a cidade do trabalho, dos negócios, das Universidades, da pesquisa científica, dos encontros culturais, dos mega eventos, do coração financeiro,etc, e também do Samba, da vida noturna intensa, do futebol, de muitas modalidades de atividades.
Aliás, já diz o ditado: "São Paulo não pode parar"!
Podemos resumir dizendo que São Paulo é o coração do Brasil e o cérebro da América Latina. Tem muitos problemas também, o que é muito natural para uma cidade que em menos de quinhentos anos suplantou muitas cidades do mundo.
Parabéns São Paulo! Parabéns Paulistanos. A Locomotiva não pode parar.
Muitos anos de felizes realizações.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

ANO DO DRAGÃO - CADA POVO COM SUA CULTURA

A cultura milenar chinesa segue uma forma diferente para a determinação dos signos; ela se baseia no ano lunar de 12 meses e 29 dias. Os signos do horóscopo chinês também tem denominações diferentes. Para eles, este é o ano do Dragão que se inicia hoje - 23 de Janeiro de 2012 e vai até o dia 09 de Fevereiro de 2013. Ele  é regido pelo princípio da Água. O ano do Dragão anterior ocorreu entre o dia 06 de Janeiro de 2000 e 24 de Janeiro de 2001 - e o princípio foi o Metal. O próximo será de 09 de Fevereiro de 2024 a 28 de Janeiro de 2025 e princípio dominante será a Madeira. Todos eles de polaridade positiva.
Na Cultura Oriental o Dragão é um animal considerado benéfico por trazer sorte e afastar o mal, e é recebido com muitas festas e alegria pelos seguidores da cultura oriental.
É o quinto signo do zodíaco chinês e corresponde ao signo de Leão.
Tendo como princípio a Água, terá forte relação com esse elemento. Por sua dualidade Ying/Yang (masculino - feminino), tem a capacidade da geração de si mesmo - O Ovo do Mundo - símbolo decorativo popular de grande significado.
Segundo as previsões, o ano de 2012 será um ano de prosperidade, sorte e de vitórias. O Dragão tem a qualidade de chefe, beneficiando a todos aqueles que, usando sua liberdade de espírito, souberem se conduzir diante das responsabilidades no trabalho. Muita coisa depende do ambiente e de como as pessoas se comportarem; recomenda evitar os julgamentos precipitados e manda ouvir a voz da intuição antes de agir. 
Por ser uma manifestação benéfica, ao contrário da crença ocidental, o Dragão é um símbolo muito utilizado pelos orientais. Sua representação na arte da tapeçaria, por exemplo, é largamente utilizada, bem como em objetos de arte em geral.
E, segundo o número de garras que o dragão tiver em sua representação na tapeçaria, vai indicar a quem foi destinada a obra de arte. Um tapete em que o dragão tiver cinco garras indica que foi destinado a um Imperador; um com quatro garras foi destinado à pessoas da nobreza. Com três garras o proprietário será uma pessoa do povo.
Os signos do Horóscopo Chinês e as características básicas (positivas e negativas)de cada um, são:
1- Rato = simpático - ambicioso;
2- Boi   = reservado - autoritário;
3- Tigre = corajoso - intransigente;
4- Coelho = discreto - hipocondríaco;
5- Dragão = entusiasta - imprevisível;
6- Serpente = intuitiva - má perdedora;
7-Cavalo = independente - insensível;
8- Carneiro = altruísta - indisciplinado;
9- Macaco = inteligente - mentiroso nato;
10 - Galo = talentoso e franco - desconfiado;
11- Cão = magnânimo - introvertido;
12- Javali = sensível, ingênuo e indulgente - crítico mordaz.

Naturalmente cada tipo aqui caracterizado, como nos estudos em geral sobre os seres humanos, cada um tem mais de uma qualidade e mais de um aspecto negativo. Tudo depende da educação e da força de vontade de cada um se melhorar em suas boas tendências e qualidades positivas.  
 O destino não é fixo. Há muitas coisas que independem de nós. Porém, muitas outras são basicamente responsabilidade de cada um. Cada cultura procura transmitir a seus cidadãos conceitos que os orientem e ajudem a crescer como pessoas de bem.
Feliz Ano Novo do Dragão com muito entusiamo e alegria para todos os povos. Inclusive àqueles que não creem no que as mensagens dizem.
.

domingo, 22 de janeiro de 2012

HISTÓRIA - UMA VERSÃO SOBRE O PASSADO

"A história é uma versão sobre o passado em torno da qual as pessoas convergem" (Napoleão). 
Porém, há a História da História. Aquela que realmente ocorreu e foi ignorada por quem relata a sua versão dos fatos.
Como diz a citação acima, a história é uma VERSÃO. É corrente o dito popular de que 'quem conta um conto aumenta um ponto'. Forjar documentos, omitir fatos, criar novos 'heróis' é uma prática mais comum do que se imagina. Isto ocorre, em geral, porque quem relata os fatos históricos, ao narrá-los leva vantagem sobre os ouvintes, e dita a conclusão desejada conforme seus interesses pessoais, além de tirar proveito ele próprio. A detestável falta de escrúpulos de pessoas e grupos que defendem ideologias esquizofrênicas, é o que tem ocorrido em grandes momentos da história, inclusive a nível nacional. Restabelecer a verdade é uma questão de ordem moral. Basta de mentiras. 
- 'Menti, menti sempre, que da mentira alguma coisa ficará' (Voltaire). Como aprenderam bem a lição os políticos em geral!
Fazemos parte da história e ajudamos a fazer a história. Além de sermos testemunhas  de muitos fatos que se sucedem durante o espaço de tempo de nossas vidas - de algumas décadas, ou até centenárias. 
Fazemos parte da história,do formigueiro humano, do grupo... como cidadãos e como indivíduos. Acompanhamos o desenrolar dos fatos e muitas vezes não nos damos conta dessa realidade. Assim, os aproveitadores da hora, ignoram as necessidades individuais de 'libertar' os cidadãos  para que cresçam como seres humanos, e usam de argumentos mentirosos para que a 'massa humana' se anule e se comporte de forma automática e subserviente ignorando sentimentos, desejos,ideais, necessidades - em resumo, seja, escravos do sistema que serve aos donos do poder. 
Fazer parte do grupo social é importante, pois somos seres sociais, porém com respeito às individualidades e sem cercear liberdades.
A história se repete desde que o mundo é mundo. A Ordem da coletividade, em seu convívio, não exclui a liberdade individual.
A humanidade em geral não sabe história porque tem memória curta. Mas fixa para sempre os nomes dos 'grandes homens' que cometeram crimes contra a humanidade; alguns passaram a ser vistos pelas novas gerações ignorantes dos fatos, com 'heróis' - caso de Che Guevara, jornalista argentino que acompanhava desde a redação  do seu jornal - sob efeito de medicamentos - as notícias do que acontecia na 'Sierra Maestra' - e, que quando soube da vitória dos guerrilheiros, foi justar-se a eles na ilha cubana. O nome de outros revolucionários que não concordaram com os métodos do comandante Fidel, foram apagados da vida, da memória e da história e substituídos pelo novo herói...
Nunca os verdadeiros homens de bem chefiaram guerras no mundo, por isso eles são desconhecidos. Mas, foram eles que escreveram a melhor parte da história.
Assim, temos que concordar com Shakespeare que define  o redemoinho de acontecimentos humanos criando e derrubando impérios, cometendo toda sorte de irracionalidades como - 'Uma história de loucos contada a outros loucos'.
Perguntarão: - Onde está a verdade?
Resposta - A verdade está por trás da mentira. Para diferenciar uma da outra há que se entender o significado das frases: - 'do ilusório vai-se ao Real'; 'das trevas nasce a Luz'; 'da morte< à imortalidade'. É dentro de nós, e não de fora que devemos procurar a verdade.
Se não fizermos por nós, nada nos ajudará a sair da escuridão e estaremos contribuindo para que a versão dos oportunistas prevaleça.



sábado, 21 de janeiro de 2012

SINTONIA CORRETA COM O UNIVERSO ATRAVÉS DA ORAÇÃO

As religiões - de 'religare' -  ensinam aos seus fiéis formas de orar para estabelecer uma sintonia com as energias cósmicas e obter as bênçãos divinas. A oração se constitui num elo de ligação da pessoa com essas energias, sintetizadas e traduzidas pelo nome Deus.
"Quando o Adepto ou o Homem Perfeito, projetar seu pensamento nas 'seis direções cósmicas', já que a sétima é representada por quem o emite, ele será não mais um simples ser humano ou mortal, mas um verdadeiro Ser Cósmico".(J.H. de Souza).
Todo conhecimento são dádivas que devem ser preservados para a vida futura. E, se ao conhecimento adquirido lhe atribuirmos um sentido, incorporando-o à nossa vida prática, como se fosse um ritual, criaremos um 'abrigo' seguro, como ensinam os Mestres.
Citamos a seguir, uma passagem da vida de Buda sobre a forma de orar. Diz:
- "Encontrando, certa vez, um pobre homem que recitava diariamente suas orações, dirigindo-se a alguma cousa que ele desconhecia, obedecendo a 'lei do menor esforço', Buda o aconselhou a adotar o seguinte método, em substituição das orações repetitivas de palavras inúteis, a ser feito no próprio lar: 
1- Voltado para o Norte - homenagear os antepassados, os fundadores da Humanidade ( os Pitris lunares) e aos próprios ascendentes. 
2- Voltado para o Sul - homenagear seus descendentes - filhos, família, etc. 
3 - Voltado para o Oriente - homenagear os grandes Iluminados, aqueles que vieram ao mundo com a missão de redimir a humanidade. 
4- Voltado para o Ocidente - aquilo que ele mesmo desejava fazer um dia em prol de seus descendentes e do próprio mundo (realização de um ideal, missão espiritual, etc.). 
5 - Olhar para o Zênite (céu) e homenagear o seu próprio Eu, seu Cristo interno, ou o seu Deus. 
6- Finalmente olhar para o Nadir - e calcar sob seus pés o peso do Carma do qual devia se livrar."
Esse ritual comporta diferentes estados de consciência. É de acordo com esses estados de consciência que cada um poderá galgar novos estágios de crescimento espiritual e progredir na medida em que seus sentimentos forem sendo harmonizados. A oração na verdade é um estado mental de quem a pratica. Os resultados serão de acordo com sua verdadeira sintonia e índole.
...............................................
- "Os Filhos da Verdade são combatidos, sempre, como seres perigosíssimos. A humanidade só recebe com agrado os que a ludibriam, perdem e sacrificam". - (Conde de Saint Germain).



sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

ESTE PAÍS É UM ESPANTO!

Todo dia tem novidades nas terras abençoadas do Brasil. Talvez seja  por elas, as novidades, que continuamos com as desigualdades chocantes acompanhadas de sustos diários. Estou a me perguntar se o bom senso saiu de férias ou se aposentou.
A primeira notícia que hoje saltou à vista foi a das 'Cotas Raciais". Outra vez o assunto volta a ordem do dia. Desta vez trata-se da PEC proposta pelo deputado do PT-BA (Luiz Alberto) para criar cotas raciais para as câmaras e Assembleias. Se somos todos iguais perante a Lei, e não consta em nenhuma legislação eleitoral restrições sobre os candidatos quanto à cor de pele (ou raça), e todos os eleitores são livres em votar em quem bem entenderem, não se justifica essa medida, primeiro por ser anti-democrática, discriminatória e 'racista' - Ele chama a isso de 'racismo do bem'!!!
 - Como ficam os 'excluídos': branco, pardos, amarelos, índios?
"Drogadamente correto" - é a tese defendida por politiqueiros e ongueiros supostamente defensores dos direitos humanos em sua crítica à ação policial realizada na cracolândia paulistana. Oras, quem perdeu o senso da realidade e  usou seu livre arbítrio para se drogar e hoje não tem condições nem físicas, nem psicológicas para sair do buraco em que se meteu, teria é que dar graças ao bom Deus de que ainda existem representantes da Lei para lhes estender a mão e ajudá-los a ter uma chance de sair desse submundo onde se meteram.
E, por falar em 'crack' - ontem ouvimos a fala do Ministro da Saúde em entrevista ao Jornal da Cultura sobre o uso da droga nos canaviais paulistanos; disse que - os cortadores de cana estariam usando a droga para se' turbinarem' e assim produzir mais (!) - 
 Será que o Ministro tem noção dos efeitos nocivos da droga?
Milhões, milhões e mais milhões de reais são desviados dos cofres públicos em todos os setores da administração do país. Ano após ano a notícia sobre o assunto é a mesma:-  desvio de verbas. As apurações correm em segredo de justiça, e até hoje que eu saiba quase nada foi recuperado. 
Alguém pode fornecer uma estatística sobre o montante desviado nestes últimos vinte anos pelo menos, e, o que isso significa em termos de recursos roubados do povo brasileiro.
 É por isso que continuarão faltando creches, as estradas continuarão matando, a saúde pública, o saneamento básico e a educação continuarão de terceiro mundo... e por aí vai. 
Muito mais há para falar. Justiça lenta, cega e surda... processos se arrastando anos a fio. O que mais nos deixa indignada é precisar brigar na justiça por direitos líquidos e certos. A esperança é que um dia a coisa mude.
Enquanto isso vamos cultivando a paciência diante de tantas mentiras espalhadas aos quatro ventos por políticos ignorantes e sem ética que transformaram os cargos numa propriedade particular.

- "Todo deserto é belo, porque esconde um poço em algum lugar" - (A. Saint Exupéry).
Essa filosofia é que nos dá alento para acreditar que um dia o poço de águas puras e refrescante surja neste deserto humano de seres robotizados e sem senso de responsabilidade. Enquanto isso cuidemos para não sermos escravizados pela máquina de fabricar espantos. Ela está agindo como o ladrão que rouba na calada da noite; está furtando momentos preciosos da vida da Nação. Fiquemos alerta!











terça-feira, 17 de janeiro de 2012

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL - QUESTÃO DE SOBREVIVÊNCIA

Uma alimentação saudável é uma questão de sobrevivência da humanidade.
Em geral quando se fala de alimentação, o grande enfoque é a fome no mundo, a qualidade dos alimentos e, principalmente - se "engorda".
Nosso corpo é o que comemos e bebemos; nossa saúde depende dos alimentos que ingerimos; nosso comportamento, idem.
Uma pergunta recente que nos foi feita é se Mel engorda. A resposta é: Sim e Não!
Sim - se abusar de seu uso, e não se disciplinar em relação ao consumo dos 'engordantes'.
Não - se for usado como um substituto do açúcar (estimulante da fome) - e, usar como alimento em pequenas doses diárias. Ele, além de alimentar, modera o apetite.
Uma alimentação equilibrada,evitando todos os excessos, deve ser observada nas diferentes fases da vida. A criança e o adolescente estão em fase de crescimento necessitam repor energias,  formar a estrutura física e manter o equilíbrio mental. O adulto necessita repor as energias; e,  os idosos devem manter uma dieta alimentar que lhes garanta boa saúde física e mental.
O item: 'engorda?', em todos os casos deve ser observado sem perder de vista as qualidades de cada alimento e como eles agem no organismo. Não é quantidade, porém qualidade o que interessa. As carnes, por exemplo, que são consideradas indispensáveis por muitos nutricionistas, são de digestão mais demorada o que leva a problemas digestivos; o café, o açúcar, as bebidas alcoólicas e refrigerantes interferem no sistema nervoso e afetam a assimilação das vitaminas. Algumas pessoas são alérgicas, outras sofrem de artrite, outras tornam-se anêmicas, ou sofrem de problemas cardíacos, diabetes, obesidade, etc... Basta dar uma olhada na alimentação que usam e readequar o cardápio para que o organismo volte a funcionar normalmente. Em alguns casos os resultados são tão rápidos que as pessoas se surpreendem. Noutros, onde os estragos são o resultado do acúmulo de anos de erros alimentares, naturalmente haverá uma demora maior na recuperação da saúde.
Quando as pessoas já estão intoxicadas pelos excessos alimentares, de bebidas, e também  pelo vício de drogas*, necessitam de uma dieta desintoxicante com líquidos (o uso de frutas suculentas, sucos de legumes e de verduras, chás e muita água) para eliminar as toxinas acumuladas.
Abster-se conscientemente de certos alimentos sabidamente engordantes, mais a prática de novos hábitos de vida contribuem para resolver muitos problemas de saúde. O jejum, que muitos consideram 'greve de fome', na verdade é um santo remédio. - "O que não consegue ser dominado pelos tratamentos tradicionais, o Jejum CURA!"
Temos que levar em conta que é fácil a deturpação da função básica dos órgãos no seu processo de assimilação - eliminação - acúmulo de gorduras. Essa deve ser a tônica de qualquer tratamento e cuidados alimentares.
As tais 'doenças hereditárias' da atualidade (diabetes, obesidade, por exemplo), o são pela formação de hábitos errados via mesa transmitidos de pais para filhos, netos...
Mudanças de hábitos alimentares = Saúde e qualidade de vida.
Perguntarão: - E as gulodices estão proibidas? - Não. Uma vez ao ano não farão mal nenhum! Usadas com moderação, nada contra. Mas, lembrem-se. Nada é proibido, porém nem tudo nos convém.
*Drogas - por falar em alimentação e drogas, o recente churrasco na cracolândia foi simplesmente deprimente. Parece que alguns defensores dos direitos humanos já estão com os neurônios comprometidos pelas toxinas da alimentação excitante que vicia e pede mais. Naturalmente, no caso, há os que se beneficiam com a desgraça alheia, seja do ponto de vista financeiro, seja pelo uso político que também lhes rende dividendos. 
Drogado não precisa de babá. Ele precisa ser chamado à responsabilidade pela sua opção perante a sociedade. Ele não está só se destruindo. Ele está agredindo os direitos dos demais cidadãos ao querer impor seus valores em detrimentos dos valores Democráticos da Constituição que regem a vida de todos os cidadão.
Pobre humanidade! É preciso corrigir os rumos antes que seja tarde.


domingo, 15 de janeiro de 2012

FAZER AOS OUTROS O QUE DESEJAMOS QUE FAÇAM POR NÓS

Há muitas leis feitas pelos homens para regulamentar procedimentos de convivência entre as pessoas. Esquecem que de há muito tempo, os DEZ MANDAMENTOS encerram toda a LEI.
Basta praticar esses dez preceitos e tudo o mais estará resolvido. O mais, não passa de arremedos e interpretações individuais baseados em interesse menores e muitas vezes contraditórios que engessam a sociedade sem resolver os problemas. Isso, quando não os aumentam. É comum ver os interpretes da Lei se apegarem a detalhes que burlam o que está escrito e apelam para sua ciência e sua consciência para justificar medidas espúrias.
No passado tivemos legisladores sábios, entre eles o Rei Salomão que souberam julgar e aplicar a Lei.
- "Tratai todos os homens como quereríeis que eles vos tratassem" (Lucas VI-31). Esta  frase encerra a mais completa caridade. Ela resume todos os deveres do homem para com o próximo. Como regra de conduta, não há nada mais claro de como devemos proceder. Essa atitude demanda liberar-se de todo egoísmo e praticar a verdadeira fraternidade, gerando a tão desejada paz, união, concórdia, benevolência recíproca. Viver com intensidade o mandamento que implica em despir-se das vaidades pessoais e realmente fazer aos outros o que gostaríamos que fizessem conosco é um desafio para o mundo moderno.
Modelos não faltam. No passado tivemos os "Santos" que souberam, através da renúncia de si mesmos doar-se ao próximo. Todos já ouviram fala num S. Francisco de Assis, por exemplo. Mais recentemente tivemos Gandhi e Albert Schweitzer. E, bem atuais, temos as figuras da Madre Tereza de Calcutá, e da Irmã Dulce no Brasil.

-"Há muito amor em nós, mas com frequência somos muito tímidos para expressá-lo e o mantemos fechado em nosso íntimo. Devemos aprender a amar, amar ainda que isso magoe. Então aprenderemos a aceitar o amor" (Irmã Tereza).

Repetimos: - "Há milhares de Leis para tornar o homem moral. No entanto, bastariam os Dez Mandamentos seguidos ao pé da letra para termos um mundo de paz,harmonia, concórdia e respeito."

sábado, 14 de janeiro de 2012

DIREITOS HUMANOS - DROGAS E O TRATAMENTO DE CHOQUE

Que maravilha seria que o mundo idealizado - do paraíso terrestre - acontecesse num passe de mágica.
Como vivemos a realidade humana de uma sociedade que não atingiu tal estágio de paz, harmonia e felicidade temos que ser realistas e encarar a vida como ela é.
O convívio em sociedade implica o respeito e a obediência às regras de conduta. Não exclui ninguém. E, muitos quebram essas regras. Consequentemente sofrerão restrições.
Há os indivíduos com problemas de desvio de caráter - os fora da lei - em todos os níveis da sociedade, incluindo a classe política. Há os que tem distúrbios mentais por problemas de ordem psicológica e espiritual. Há os que, numa espécie de fuga da realidade, se afundaram no vício da bebida ou das drogas. São grupos distintos cujo tratamento requer o isolamento da sociedade, total ou parcial. Cadeias, Manicômios e Clínicas especializadas são o mal necessário para que essas pessoas sejam punidas no primeiro caso, ou cuidadas adequadamente nos demais. Faz parte dos direitos humanos esse atendimento, e o Estado deverá arcar com essa responsabilidade uma vez que a sociedade contribui com seus impostos que devem ser destinados a promover o bem comum.
A disseminação do consumo das drogas que vem ocorrendo na atualidade - como já ocorreu na China no passado, por exemplo, é muito grave.
Só denúncias não resolvem o problema do tráfico e do consumo de drogas.São necessárias medidas drásticas. Assistimos recentemente a ação nos morros do Rio de Janeiro com a fuga de muitos traficantes e prisão de alguns. Já, na recente ação policial na cracolândia em São Paulo, o submundo dos usuários da droga foi exposta à luz do dia. É chocante, sem dúvida. Chocante, mas necessária. 
O uso de drogas é um drama que atinge a sociedade como um todo, pois quanto maior o número de dependentes das drogas, maior o risco para a sociedade e para a própria civilização. Quando um jovem é levado pela curiosidade a conhecer os efeitos da alteração de consciência produzida pela droga, normalmente cai na armadilha do vício. O "pique mágico" que dura alguns minutos ou até horas, cria a dependência que o leva a querer cada vez mais, e, consequentemente torna-se um "morto-vivo". Quanto maior o número de dependentes, maior o risco para  toda a sociedade que vai sendo dominada e descaracterizada.
O tratamento de choque é para todos! Que a exposição dos fatos, embora dolorosa, sirva de lição e alerta. Não bastam lindos discursos sobre direitos humanos, enquanto os "humanos" estiverem presos a ilusões. Estamos neste mundo para trabalhar, agir, cumprir uma tarefa. Tudo tem um preço. Nada se ganha sem esforço e dificuldades.
A Educação é a base de tudo. Enquanto ela não cumprir seu papel formando, informando e educando no mais seu mais amplo sentido, teremos que aprender as lições de forma rude e chocante. 
Tolerância zero para qualquer forma de desrespeito para com os direitos humanos de todos os cidadãos.


quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

HAVERÁ UM PROJETO PRONTO DA SOCIEDADE FUTURA?

"A vida dos povos e dos indivíduos parece extremamente confusa. Pura aparência - ela é matematicamente regular" (Piobb). Diríamos que segue um plano. Aliás, são as religiões que falam em um plano divino para o homem.
O caos urbano do mundo moderno vai na contra-mão de todas as utopias de um Paraíso na Terra. Utopias e todas as Profecias, de todos os tempos, oferecem uma alternativa positiva sobre o futuro da civilização, com "Um Novo Reino", "Um Século de Ouro", "O paraíso terrenal", "A Nova Terra", "A Nova Jerusalém"...
Todas apontam para um tratamento de choque inevitável que corresponde à ruptura com o que se tornou antiquado, ultrapassado e tem que desaparecer para dar lugar ao NOVO. Os profetas orientados pela fé costumam descrever com cores fortes as catástrofes,os sofrimentos, as punições, mas conservam a porta da esperança aberta com a certeza de que sempre haverá um amanhã feliz. 
É preciso olhar o mundo de maneira prática. Cada indivíduo vive dentro de círculos: povo, família, meio ambiente, cultura, educação, instrução, momento histórico, religião, sua cidade, país, etc. É dominado pelo egocentrismo. Porém ele tem livre arbítrio que pode ser impulsionado pela força espiritual que vai levá-lo a grandes realizações. O determinismo não existe. A profecia é um alerta. Elas podem ser mudadas!
Uma das curiosidades mais explorada é o das datas em que deverão ocorrer os fatos anunciados. O próprio Nostradamus diz que "a verdade sobre o futuro não pode ser inteiramente determinada", e, que "o curso do tempo pode ultrapassar o cálculo de minhas profecias" (carta a Henrique II). As datas são simbólicas; pontos de referência.
Estudiosos das profecias se perguntam quem poderia, num determinado momento do tempo, tirar proveito do que é anunciado, e que só vai ocorrer em um tempo tão distante como as profecias colocam os acontecimentos. - O segredo persiste porque sua revelação poderia abalar os espíritos e o estado social (!)
As mudanças são necessárias. Há um dito popular que afirma que "quem não muda, não progride". Mas, a civilização está viciada em comodismo do querer mudanças, desde que a mudança não os atinja. Toda ruptura causa medo e insegurança. Com o tempo os resultados positivos vão sendo assimilados, tanto a nível  individual, como a nível social, de cidades, países, etc. 
A administração de uma cidade, de um país implica num planejamento geral. E o planeta Terra? - Será que há um planejamento também a nível planetário, para o futuro da humanidade? Cada vez que ouvimos falar em governantes secretos, logo associamos com alguma interferência de alguém, ou algum grupo de personalidades Sábias que tudo monitoram e estão atentas à conduta dos indivíduos. As profecias sempre apontam nessa direção. A ficção científica não deixa por menos.
Se queremos um mundo melhor, façamos nossa parte. Sigamos as setas que indicam o caminho. Somos donos de nosso destino.

-"Ainda que eu tenha o dom de profetizar e conheça todos os mistérios e toda a ciência; ainda que eu tenha tamanha fé ao ponto de transportar montes, se não tiver amor, nada serei." (Cor. 13-1,2)


quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

MAIS UMA DO ENEM - 2011

Eu não quero acreditar, mas é verdade! 
Acabo de ler um artigo publicado no blog do sr. Reinaldo Azevedo sobre o ENEM 2011: - "Mais sobre a Caixa Preta do ENEM - quem entrega gabarito em branco recebe, no mínimo, a nota média de cada área.`Por quê? Perguntem ao Haddad" - (post dia 10/01/2012). 
O artigo contém a carta de um professor, que para conhecer a prova e poder melhor orientar seus alunos, se inscreveu e realizou as provas do segundo dia, mas não passou as alternativas para o gabarito, ou seja, entregou em branco! Porém, recebeu as seguintes notas: 304,2 - Linguagem, Códigos e suas Tecnologias; e 321.2 - Matemática e suas Tecnologias. 
Ao questionar o MEC, o professor recebeu a explicação que termina com a seguinte frase: "Lembramos que nenhum participante, comparecendo ao local da prova e seguindo as instruções necessárias, terá nota menor que a média de cada área."(sic). (texto na íntegra no blog citado).
Pensei que já tinha visto de tudo em termos de desmoralização do ensino neste país. Isto é mais do que uma desmoralização. É uma ofensa e  um desrespeito pelo jovem que sonha em ter um diploma por merecimento e capacidade, e que se esforça para  aprender e demonstrar através de um exame que ele já está capacitado a concorrer ao tão sonhado curso superior. Mais uma gritante prova das causas em que está mergulhando todo o sistema educacional.
Até quando? - Parabéns ao professor que fez a denúncia de mais uma farsa do ENEM.

"Para progredir novamente, o homem é obrigado a se refazer. E, ele não se pode refazer sem dor. Porque ele é ao mesmo tempo o mármore e a escultura. É a sua própria substância que ele deve, a grandes golpes de martelo, fazer voar as lascas afim de descobrir sua verdadeira imagem" (Dr. Alexis Carrel - O homem, esse Desconhecido).

A esperança é a última que morre. Tudo há de mudar para melhor. Que não tarde esse dia.


terça-feira, 10 de janeiro de 2012

NADA NOVO! CHUVAS - ESCÂNDALOS - POLITICAGEM NA ORDEM DO DIA

Janeiro - 2012! As festas acabaram e a realidade estampada nas manchetes dão conta que nada há de novo além da troca do calendário dando início a uma nova contagem regressiva...
- Um novo escândalo ministerial? - qual a novidade? - Teremos muito mais novidades no decorrer do ano sobre ministérios com outras denúncias, uma vez que são cerca de 40 (!) Ministérios.
- Chuvas. Catástrofes... Nada novo. Moramos num país tropical! As noções básicas sobre um país tropical são ensinadas desde os primeiros anos escolares - pelo menos eram; suponho que continuem sendo. Clima, hidrografia, geologia, relevo, etc. são a base do tão falado meio ambiente de que todos falam sem realmente conhecer. Tudo o mais existe em função desses elementos naturais. As leis da física não mudaram. A mecânica do ciclo hidrológico segue as mesmas regras de sempre; a influência de um elemento (água - terra - ar - fogo) sobre o outro, idem. A estrutura geológica e seus reflexos no relevo são do conhecimento científico de qualquer curso especializado, e também do cidadão inteligente que aprendeu a observar a natureza. Ninguém pode alegar ignorância. Muito menos por quem se propõe trabalhar em prol da Nação.
Só os 'manda-chuva' não sabem nada sobre o país tropical que administram, pois são políticos profissionais que ignoram as noções básicas do que é um país tropical, que para eles deve se resumir em praias, sol, carnaval... e, naturalmente futebol! Esse é apenas o lado bom. A moeda tem duas faces. E a outra face da realidade é: muitas chuvas, deslizamentos, catástrofes, etc. A falta de punição aos responsáveis por não terem sido eficientes nos meios de prevenção contra as catástrofes naturais é uma agravante do problema.
Por enquanto nada realmente de novo. Apenas persiste a esperança de que todas as mazelas políticas e denúncias de corrupção não continuem sendo tratadas pela imprensa como "supostos" fatos onde provas são ignoradas enquanto brechas na lei vão sendo criadas para premiar os desonestos com a impunidade vergonhosa.
Temos esperança de que algo mude e que as manchetes dos jornais sejam portadoras de boas novas em todos os setores.
 Exemplo:
- que a Justiça realmente cumpriu seu papel; 
- que a paz e a harmonia são mais do que simples votos de boas festas;
- que os direitos humanos realmente são respeitados;
- que a educação realmente eduque, além de instruir, respeitando as diferenças individuais com o objetivo de acabar com a mediocridade generalizada.;
- que a liberdade seja exercida com responsabilidade em vez de ser usada para provocar o desrespeito da Lei e da Ordem.
- que a lei da ficha limpa, limpe palácios, repartições públicas e as instituições em todos os níveis governamentais, livrando o país dos corruptos, da podridão e da imoralidade.
E que, o ser a 6ª maior economia do mundo signifique algo mais do que o país continuar a ser mero fornecedor de matéria prima como uma eterna colônia subserviente.
Renovar é preciso. Os cidadãos de bem gostam de ordem e progresso. A politicagem, a corrupção, os desmandos, a incompetência não podem continuar a dominar na administração das riquezas  que devem servir a todos. 
A Nação merece mais respeito.
 

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

O GRANDE DESAFIO: - CRIAR UM NOVO PAÍS! UMA NOVA SOCIEDADE!

- O planeta Terra ficou pequeno, ou o Ego das pessoas se dilatou? - foi a pergunta que me ocorreu quando ouvi a notícia de que um grupo de americanos está se propondo criar um novo país em águas internacionais do oceano Pacífico para instalar uma nova forma de governo e de sociedade. 
Nem uma coisa nem outra. A verdade é que a interferência do Estado na vida dos cidadãos está se tornando sufocante numa gana de nivelar todos por baixo; os níveis impostos seguem a mediocridade burocrática e sem visão que contrariam os princípios básicos da individualidade.
A grande tarefa da humanidade é a de ser livre, independente, crescer e realizar-se pelo próprio esforço. A despersonalização do indivíduo e de sua livre iniciativa é uma violência. As reações como a dos que se propõe a construir um outro país é uma demonstração que o limite de opressão do Estado sobre os indivíduos começa se tornar insuportável. A experiência tem demonstrado de modo inegável que a gestão estatal é menos eficaz que a da inciativa privada. Por quê insistir em incrementar a participação estatal em todos os setores da economia? Principalmente para despersonalizar a propriedade, ou seja, satisfazer a 'inveja igualitária'.
Movimentos migratórios em massa sempre ocorreram de forma pacífica ou violenta como no caso das conquistas do passado ocupando novos territórios e construindo novas Nações.
Atualmente o movimento tem sido intensificado pelo agravamento das crises politicas, econômicas e os desastres naturais. A chegada de migrantes clandestinos é uma constante; eles buscam novas oportunidades, um novo país para viver. De imediato podemos citar os problemas nos países do norte da África rumo aos países da União Européia, e na América do Sul a entrada em massa de migrantes haitianos clandestinos chegando ao Brasil pelo Acre e pelo Amazonas. São duas situações diferentes, porém gritantes. Elas representam o caos governamental dos respectivos países de origem.
No caso dos haitianos, na época em que ocorreu o terremoto devastador, a imprensa divulgou que a Libéria ofereceu à quem quisesse migra para lá, parte do seu território para construírem um novo país.
Construir um novo País! Dá trabalho sem dúvida nenhuma. Muitos querem sair e começar vida nova. É um direito; uma necessidade; uma opção. A opção está sendo migrar ilegalmente para o Brasil... Talvez essa opção mais cômoda e imediatista seja o resultado do enfraquecimento moral  a que as pessoas vem sendo submetidas o que impede voos mais altos. Construir um País, conquistar sua real independência, criar uma nova sociedade.
Tudo demanda dinheiro. Demanda força de vontade, iniciativa, espírito de liderança. O empreguismo burocrático tornou-se um vício alimentado graças à riqueza produzida pela inciativa privada. Governo nenhum gera produtividade ou renda. Cuba é um exemplo vivo do fracasso do Estado paternalista que passou mais de cinquenta anos fazendo cortesia com chapéu alheio.
É tempo de reverter a situação. A mediocridade burocrática que permeia toda a sociedade deve ser substituída urgentemente por uma politica onde as pessoas tenham oportunidade e liberdade de produzir, gerar rendas e riquezas. Os indivíduos não podem ser tratados  apenas como mais um número ou uma cópia-plagio a serviço da burocracia. A desigualdade existe em tudo.

- "Eu sou diferente de ti; em vez de te prejudicar, te elevo". (O Pequeno Príncipe - S. Exupéry)

sábado, 7 de janeiro de 2012

A CRACOLÂNDIA E A AÇÃO DO ESTADO

Viver em sociedade pressupõe o respeito à Lei e à ordem. O centro da capital paulista, bem como de muitas outras cidades do país vem sendo dominadas por usuários de drogas, entre elas o craque. Alguma coisa precisava ser feita. E começou a ser feita com a intervenção na chamada cracolândia. A intervenção levantou críticas de comentaristas. Falam do que se faz aqui ou acolá pelo mundo para solucionar o grave problema - como por exemplo a criação de salas para consumo da droga e seu respectivo fornecimento pelo estado. Isso não resolve o problema.
O problema é muito sério e só começando com um tratamento de choque para acordar esses zumbis e desacomodá-los do seu 'conforto' irresponsável. Toda acomodação provoca mudanças orgânicas e mentais que resultam numa degradação do indivíduo. Imaginem em um viciado em craque! A estratégia de desacomodar os usuários de drogas instalados na cracolândia, aparentemente criou um outro problema para a cidade na medida em que espalhou os usuários pela vizinhança. É a perda do 'aconchego' em que estavam vivendo num comodismo sórdido que vai levar a muitos a reagir e querer sair daquela vida degradante. É nisso que o estado está apostando e pelo que sabemos, está pronto para atender a quem voluntariamente estiver disposto a sair dessa vida suicida.
Todos tem o livre arbítrio. Porque usá-lo para a prática do que é errado?
 Acredito que esta é uma oportunidade de cada um redirecionar sua vida para melhor, na medida que forem sendo encaminhados para locais de tratamento. E esse tratamento deve incluir a recuperação da auto estima  com o estabelecimento de objetivos de uma vida nova com senso de responsabilidade. E o mais importante, que cada um substitua esse vício por novas normas de conduta em relação a si, à família, à vida em sociedade. A educação, a arte, o esporte, o trabalho produtivo, a religiosidade são ótimas terapias. Ninguém precisa continuar com a 'mamadeira' do vício para se  tratar. Uma alimentação sadia desintoxicante é mais eficiente.
Essa medida inicial também desacomodou o traficante e o distribuidor local. Não deixa de ser uma forma diferente de ação no combate às drogas como um todo. Alguma coisa diferente precisava ser feita. Creio que tem tudo para dar certo.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

OS REIS MAGOS - A FESTA DA VENERAÇÃO

Hoje, 06 de Janeiro é dia de Reis. Dia da veneração ao menino Jesus pelos Reis Magos: Belchior, Gaspar e Baltazar na tradição cristã. E, também, dia de encerrar as festividades natalinas iniciadas no dia 24 de dezembro.
Segundo a tradição bíblica os Santos Reis Magos vinham do Oriente. Eles simbolizavam as três raças bíblicas: semitas, jafetitas e camitas. E, também os Tronos, as Potestades, os Senhores da Terra a curvar-se ante o Cristo, concedendo-lhe a divina realeza, enquanto partilhavam sua fortuna como despenseiros do Senhor:  Incenso, Ouro e Mirra.  O ouro puro da Sabedoria e da Luz para que a boa nova pudesse se espalhar pelo mundo e chegar a todos os povos em todos os recantos da Terra. 
A tradição popular teve por muito tempo o hábito da distribuição de presentes às crianças e troca de presentes entre as pessoas somente neste dia de Reis. Em nossa infância eramos incentivados a colocar o sapatinho na janela para quando os Reis Magos passassem pudessem deixar seu presente - em geral algumas moedas. 
O dia 6 de Janeiro é uma data esquecida; foi suplantada pela figura do Papai Noel que reina no dia 24 de dezembro. Porém, para quem ainda conhece a tradição religiosa do Presépio, os três Reis Magos são figuras de destaque que diariamente vão sendo aproximadas da manjedoura numa atitude de reverência e humildade.
Ainda persistem algumas lembranças nas festas de Reis e Reizados do folclore nacional em algumas regiões do interior do país.  
-"Ói de casa/ Ói de fora/ Que hora tão excelente/ É o glorioso Santo Reis/ Que vem do Oriente." .....
- "Santos Reis vai despedindo/ Deixando muita saudade/ Vai deixando muita bênção/ Pro povo desta cidade."
Que os Reis Magos permaneçam distribuindo o ouro perfumado do saber e da beleza de um mundo novo de muita paz e harmonia para todos.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

O SIGNIFICADO DO ANO 2012 - SEGUNDO OS MAIAS

Povos antigos, como os Maias, tinham altos conhecimentos astronômicos. Com base nesses conhecimentos estabeleceram datas (terrestres) para eventos de amplitude superior ao que cada geração pode abranger.
 A civilização, e, o povo em geral, conhece rudimentos que servem para a contagem do nosso tempo: dias, semanas, meses, anos... em relação ao nosso minúsculo planeta Terra associada ao Sistema Solar. Correspondem aos movimentos principais: a) rotação - produzindo o dia e a noite; b) translação -ao redor do Sol durante o ano produzindo as quatro estações do ano; c) revolução - o movimento feito no espaço acompanhando o Sol e os outros planetas e satélites do Sistema Solar.
Durante esse deslocamento pelo espaço, a cada 72 anos o eixo polar terrestre recua um grau, mudando sua posição. Multiplicando 72 anos por 360 graus da eclíptica (caminho aparente do Sol ao redor da Terra) temos um total de 25.920 anos. Ou seja, a cada 25.920 anos ocorre um alinhamento do centro da Galáxia e do nosso Sistema Solar. Segundo o calendário Maia, esse evento astronômico - Precessão dos Equinócios - se dará em 2012. Marca o fim de uma grande revolução no espaço e começa uma nova contagem!
- Quais as consequências físicas para o planeta Terra? - Os catastróficos entendem que haverá grandes desastres naturais, que a civilização pode desaparecer, etc. A verdade é que todos os dias ocorrem catástrofes naturais impossíveis de serem controladas pelo homem; no máximo, com inteligência e tecnologia o homem pode se adaptar ao meio. Sempre foi assim.
Quanto a uma possível destruição do planeta, não precisamos esperar catástrofes de fora. À nível de humanidade, o homem já conseguiu desenvolver e armazenar armas capazes de extinguir a humanidade e a vida do planeta... várias vezes! Isso, sim, é preocupante!
Segundo informações científicas, atualmente o nosso Sistema Solar se aproxima de uma nuvem de energia interestelar densa. Pressupõe-se que o encontro com essa nuvem ocorra entre 2010 e 2020. Pelo que entendemos de "espaços" a nível de galáxia, eles são de dimensões astronômicas. Tudo está em movimento contínuo com leis próprias - de atração - repulsão e equilíbrio. Alguns estudiosos entendem que haverá perturbações que podem romper esse equilíbrio a ponto de estabelecer uma nova ordem a nível de Sistema Solar.
2012 poderá marcar um novo tempo para a humanidade, para o planeta. Podemos criar nosso Paraíso ou um inferno independente das influencias cósmicas, pois o homem insiste que deve impor, ele, uma 'nova ordem mundial'.
Um detalhe pouco observado pelos diferentes autores que se baseiam em textos antigos, é o que cada palavra quer dizer ao ser traduzida de um idioma para outro. Muitas vezes o que nos chega é uma tradução, da tradução, da tradução... mais a opinião do autor. E, alguém já disse que: - "Toda tradução é uma traição"! 
Além do mais é preciso saber ler o que está escrito. Entender palavra por palavra.
O que se sabe sobre o calendário Maia é que ele aponta para o fim de um grande ciclo - o da Precessão dos Equinócios. Isso não significa fim do mundo.
"Esperemos o amanhã - o amanhã pode ser maravilhosamente esplêndido." (Pierre V. Piobb)


quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

ÍNDOLE DE SEPARAÇÃO ou DISCRIMINAÇÃO?

O livre arbítrio é uma onipotência criadora. Vai rumo ao Todo quando abre a porta para o infinito positivo da força criadora, ou vai rumo ao Nada quando abre a porta do infinito negativo da força destruidora.
Parece que as pessoas sofrem da índole de 'separação' como consequência de sua evolução interna - positiva ou negativa.
Todos são criados com os mesmo direitos e deveres; cada um nasce com tendências boas ou más. Porém, da mesma forma que a inteligência e a moral podem ser desenvolvidas pelo educação, disciplina e força de vontade de cada um, as tendências negativas também podem ser disciplinadas e modificadas.
A suposta separação é mais de origem íntima na medida em que cada um projeta no seu 'adversário' os seus sentimentos, desejos, medos, dúvidas, inseguranças. 
O homem moderno tem rejeitado toda disciplina de seus desejos. A moral biológica e industrial só consideram o lado material da vida. Ignoram as atividades psicológicas mais essenciais que nos dão proteção contra os vícios e comportamentos inadequados perante a sociedade como um todo.
É muito confortável satisfazer os egoísmos; daí a querer impor aos demais, de forma egoísta, suas intolerâncias, só pode generalizar o mal estar coletivo. A índole da separação tem-se manifestado abertamente no que hoje é motivo de muito debate e polêmica - a discriminação. Não há duas pessoas iguais. Todos somos diferentes uns dos outros em alguma coisa. Portanto a tolerância deve ser recíproca! Respeitar para ser respeitado. Conhecer normas de comportamento social e profissional, por exemplo, fazem parte da boa educação para quem deseja conviver num ambiente que não lhe é familiar.
Os homens dificilmente conseguem ver o que alguém realmente é. Vemos as aparências. 
Quem é puro por dentro, facilmente tolera os impuros de fora; mas, quem é internamente impuro, encontra impurezas por toda parte - mesmo lá onde não existem. Vamos começar limpando os próprios olhos da alma!

"Agir pelo não agir" - esta é a quintessencia de toda sabedoria.

"O melhor modo de converter os outros é converter-se a si mesmo".

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

HARMONIA FÍSICA E MENTAL

A palavra harmonia define um estado de espírito elevado, tranquilo, feliz.
O grande desafio é conseguir esse estado de harmonia quando a instabilidade da vida moderna, a falta de segurança individual, a agitação permanente criam estados de tensão e provocam problemas de ordem física e mental com graves consequências - doenças em geral, acidentes, uso de drogas, etc.
Com a unificação dos desejos, da atenção do espírito em uma direção única, sem dispersão, conseguiremos essa paz interior. Essa harmonização é possível tanto através do trabalho que nos eleva, como pela meditação. Não é suficiente para o indivíduo, simplesmente contemplar a beleza do mar, das montanhas, as belas obras de arte, ou absorver-se nas filosofias e na poesia, bem como nas expressões das leis naturais das fórmulas matemáticas. Ele deve também, através da alma, para atender a um ideal moral, buscar a luz entre a obscuridade das coisas; ou seja, tornar-se ele mesmo um buscador desse mundo bom que subjaz no invisível, em vez de esperar por uma manifestação do exterior.
A unificação das atividades da consciência determinam uma harmonia fisiológica que se reflete na vida como um todo - na família e na sociedade. 
Assim, podemos encontrar grupos saudáveis e harmoniosos, onde o senso moral e a inteligência são priorizadas. Aqueles que possuem um senso moral, religioso ou científico mais elevado, tem em contrapartida menos desiquilíbrios orgânicos ou doenças mentais.
Ao estudar a vida dos grandes místicos, nota-se que eles sempre sofreram física e moralmente durante uma parte de suas vidas. Tudo mudou quando eles mudaram o enfoque de suas vidas através da oração, da meditação e da busca pelo mundo interior.
A inteligência, a vontade, a moralidade são muito vizinhas umas das outras. Mas o senso moral é mais importante do que a inteligência. Quando ele desaparece de uma Nação, toda a estrutura social começa a desmoronar.
A moral dá àquele que a possuí um poder estranho, inexplicável. Ela aumenta a força da inteligência  e estabelece a paz entre os homens. É um pouco mais que a ciência, a arte e a religião - é a base da civilização.
Infelizmente a vida moderna se opõe à vida do espírito. O homem moderno tem rejeitado toda disciplina. E, para garantir um equilíbrio mental e físico, cada pessoa é obrigada a ter uma regra interior. Cada um deve entender a necessidade de fazer o bem e evitar o mal, submetendo-se por esforço e vontade própria se quiser alcançar a Harmonia física e mental no meio deste mundo onde os valores tem sido subvertidos. O senso moral pode e deve ser desenvolvido pela educação, pela disciplina e força de vontade própria.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

"NAVE TERRA" - AO SEU DISPOR! RESPEITE-A, POR FAVOR!

A 'Nave Terra', pelo infinito está a vogar...
Lá vai ela num rastro de poeira,
qual estrela que ainda tem seu brilho a irradiar.
Simples planeta, pelo homem habitada.
Homem - esse mágico - inventor - racional,
qual aprendiz de feiticeiro, seu comando julga controlar.
Do rito do progresso fez sua obsessão. 
Corre, corre desarvorado, inventado mais uma invenção.
Tem orgulho de tanta sabedoria; tanta tecnologia;
pensa que tudo, tudo pode fabricar.
Até em planeta Paraíso, promete a Terra transformar.

- Parolas... parolas.... parolas...
Está na hora do discurso mudar.
- Ecologia (?) - Ciência (?) - Tecnologia (?)
Mais uma modernidade para logo logo ser descartada!
Desconhece, no entanto, a si próprio - o seu mundo maior!
Falta-lhe fazer "eco" à "logia" - fazer o que é racional - 
Conhecer a sabedoria milenar.

No giro do Tempo, na volta Sideral 
Terra - Sol - Lua, e, todos os astros a girar,
brincam de regentes,
rezando em vozes silentes, 
os destinos de todo mortal.
E a Nave Terra, no oceano infinito mergulhada,
É terra - é ar - é fogo num eterno renovar...
É o grande espetáculo de luzes, cores, formas, energias e vida a criar.

E, na galeria da humanidade,
O homem, esse desconhecido,
Entre um mar de rostos semelhantes ao seu, desfila.;
Vai vivendo o seu momento de eternidade, 
entre o ontem e o amanhã.
Somos eu-você - figurantes, passantes, contrastantes;
Somos os residentes deste recanto do Universo
Que um dia, superando todos os inventos,
O maior Inventor - Nosso Criador - inventou!
Chama-se Terra. Nosso planeta Nave Sideral.
- "Nave Terra", ao seu dispor! - Respeite-a, por favor!