sexta-feira, 16 de setembro de 2011

UNIVERSIDADE - A JUVENTUDE EM BUSCA DE CAMINHOS

A Universidade mostra caminhos. Cada um deve escolher o seu caminho sem se encantar com ideologias e propostas de liberdade que na verdade escravizam, como no caso de assumir bandeira em defesa da liberação das drogas. Já alertamos quando da legalização do uso do Santo Daime como ritual religioso, e fomos contestada por alguns defensores do seu uso, para logo em seguida silenciarem diante dos trágicos acontecimentos envolvendo um jovem usuário. Agora, diante da notícia de que jovens da PUC planejam a “Festa da Canabis” no recinto Universitário(!) sob o patrocínio de entidades que comercializam o produto, prova que estávamos certa quando alertamos para a possibilidade de uma escalada em outros ambientes do uso de outras drogas.
O dever sagrado do jovem que procura o ensino superior deve ser estudar. É o caminho do estudo que leva à liberdade. Essa é a profissão de cada jovem antes de chegar ao diploma – corolário de um aprendizado sistematizado eclético. Cada um deve tem o direito e o dever de dar-se a oportunidade de escolher o seu caminho. E é uma obrigação do agente promotor do aprendizado, seja ele público, seja ele privado determinar o que é certo ou errado na conduta dos jovens sob sua responsabilidade.
O saber não ocupa espaço. Mas o espaço destinado ao aprendizado deve ser respeitado como tal. Distorções não podem ocorrer.
O entusiasmo da juventude deve ser direcionado para realizações positivas e não desviado para atender interesses de grupos. Demagogos não faltam; são um mal da humanidade na medida em que são os responsáveis pelas distorções da verdade e levam à desordem social, especialmente quando se valem de sua influencia junto à juventude. Tentam muitas vezes reescrever a história de acordo com fantasias e elucubrações para enganar os incautos – e, por tabela satisfazer seu ego.
Cada jovem deve ser incentivado a transformar objetivos em realizações, não pela realização em si, mas pelo crescimento que esses objetivos proporcionam. Uma palavra pode mudar uma vida, tanto para o bem, como para o mal. Uma palavra de ordem num grupo aparentemente pacífico pode transformá-lo em uma gang pronta para cometer até crimes. Jovens, não se iludam com ‘lideres’. Eles são preparados para amestrar, comandar e dominar. Onde houver desordem há pelo menos um desses ‘lideres’ que se vale dos tolos para promover o que ele sozinho não faria.
Vocês já notaram que os lideres são os primeiros que somem quando a autoridade aparece para impor a ordem?

“Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana” (Carl Jung).