quinta-feira, 15 de setembro de 2011

LEIS ALTERNATIVAS! - ERA O QUE FALTAVA!

Quando uma autoridade diz que não se acaba com a corrupção “se torna ela mais difícil” (sic) – fala da Presidente em recente entrevista, e na seqüência uma Ministra do mesmo governo fala em “Lei Alternativa”! – aquela que substitui a lei legal porque não atende aos interesses do governo, temos que ficar alerta. E não é só. A tal “comissão da verdade” que quer passar a “limpo” o Brasil de 1946 a 1988 (para variar são os “berrinche” da vez em ação) também voltou à ordem do dia. Tudo muito exótico para nosso conceito de Democracia, Direitos, Verdade e outros valores morais e éticos do bem viver em sociedade, e, em particular, do que seja um Governo decente.
O que é certo? O que é errado? Não existe meia verdade.
Quando se fala em corrupção logo apontam a Educação como a solução – e é essa mesma Educação que está em crise, especialmente a ministrada pela escola pública. Aí culpam a falta de professores com formação adequada! – Mas, hoje, os professores são o produto de mais de 30 anos do desmonte da Educação feito exatamente pelo Estado, esse que está aí!
Pergunto: - Quem mandou acabar com o antigo Magistério? E com disciplinas como: música, trabalhos manuais, educação física, latim, francês, etc., e ainda quiseram reinventar os métodos de ensinar, condenando os alunos a uma pseudo educação que não educa, nem instrui, além de considerar os professores mais “antigos” desatualizados e, portanto “produto reciclável” para poderem continuar trabalhando. É verdade que o mundo mudou muito nestes últimos anos. Mas há conceitos, conhecimentos, valores, etc. que são permanentes.
Quanto à corrupção, ela vem sendo cultivada pela burocracia de uma máquina estatal que abriga inúmeros funcionários que não tem capacidade nem conhecimento das funções para as quais são nomeados. É uma falta de decoro aceitar um cargo para o qual não tem capacidade!
Sem querer ofender, essa classe de políticos lembram aquele inseto chamado “saúva”, pois a exemplo da formiga cortadeira eles são: 1- extremamente organizados; 2- tem ramificações em todas as direções; 3- se estendem além fronteiras; 4- têm inúmeras ‘saídas’ – se é fechado um ‘olheiro’ surge outro rapidamente; 5- tem o poder de se multiplicar e de sobreviver mesmo em condições desfavoráveis; 6- em poucas horas são capazes de acabar com o produto do trabalho alheio. 7- vivem nos subterrâneos do poder agrupados em várias ‘panelas’, canais e com rotas de fuga. E no toma - lá dá - cá vão garantindo a ‘governabilidade’ em desfavor da Nação! Você sabia que no período de 2002 a 2011 somando-se os desvios de verbas de todos os Ministérios (na época 24) foram desviados R$6,89 bilhões, sendo que só na área da Saúde foram R$2,3 bilhões (!)?.
Enquanto se fartam nos cofres públicos, se escondem atrás de uma cortina de fumaça criando sistemas de defesa e de sobrevivência enganando o povo com bolsas de tudo e promovendo-o à ‘classe C’ – o que não passa de uma alternativa à falta de políticas que realmente promovam o cidadão.
O slogan “Ou o Brasil acaba com a saúva, ou a saúva acaba com o Brasil” cada dia faz mais sentido quando substituímos a saúva pela palavra “corrupção”!
Urgente! – Vamos diminuir o tamanho do Estado. Enxugar a máquina reduzindo os gastos com pessoal não qualificado para as funções que ocupam. Diminuir a duração dos mandatos. Voto distrital para poder acompanhar de verdade o trabalho dos senhores políticos a serem escolhidos. Há muita gente honesta neste país que pode e deve participar da gestão dos interesses dos cidadãos.
Essa é a melhor ALTERNATIVA para resolver os casos de corrupção.