quinta-feira, 29 de setembro de 2011

GOVERNAR É FÁCIL - É SÓ "A GENTE IR LEVANDO"!

- “Oi, leva eu!”... – Mas, não é apenas uma música popular ao gosto das multidões. Mas um ato para complicar a vida do povo!
Até parece que governar é um ato simples, espontâneo. É só ir editando as promessas do dia e jogando ao vento. É como disse a Senhora Ministra Ideli Salvatti; “A Gente Vai Levando...”
Sabia que são criadas 1.150 leis novas por dia – sem contar sábados, domingos, feriados, e trabalhando apenas de 2ª a 6ª feira. Mas, não são leis que beneficiam os cidadãos. Muito pelo contrário.
Por curiosidade aí vão alguns exemplos. Entre elas algumas folclóricas como o projeto de lei nº261/99 que determina o uso de uma “Etiqueta na cueca e na calcinha com um alerta contra o câncer” – (aguarda votação). E o que você achou do “Novo padrão de Tomadas Elétricas” já em vigor? Outra lei já em vigor determina o “Ensino de Filosofia e Sociologia nas Escolas”. Ao incluir Sociologia e Filosofia no 2º grau, as disciplinas de Português e Matemática terão suas cargas horárias reduzidas. Já falta mão de obra especializada no país (como engenheiros, por ex.), pois, pois em vez de reforçar conhecimentos básicos, os alunos já estão sendo induzidos a reproduzir nas redações de vestibular as tolices subjetivas aprendidas que devem estar de acordo com o que estiver “politicamente correto”... Ainda na área da Educação, e que faz parte do Parâmetro Curricular Nacional de 1997 – MEC – tem a lei que “Incentiva ao Português Errado” – segundo os entendidos, para combater o preconceito lingüístico (!). Já falamos em nosso blog, no dia 23 pp., sobre o estudo da criação de uma “Placa com o IDEB de cada Escola” a ser fixada nas Escolas... – sem mais comentários.
Surgiu uma luzinha no fim do túnel, na área da Educação: Há dois Projetos de Lei (PL 3518/2008 e PL 4122/2008) que tramitam juntos e propõe a legalização explícita do ensino domiciliar ou o “homeschooling” – mas que correm o risco de serem rejeitados...
Algo também digno de nota são as medidas para resolver a capacidade dos 13 aeroportos para a Copa. Não é fantástico saber que de uma canetada a capacidade dos aeroportos teve um aumento de 107 milhões de passageiros ao ano? Viva! E, quanto à circulação nas cidades sede da Copa, tudo muito simples: - Será decretado Feriado Nacional!
A lista das promessas é razoável: mais dois milhões de casas para o povo; 3.288 quadras esportivas; 1.695 creches; 723 postos de Policiamento Comunitário; 2.174 Unidades Básicas de Saúde; 125 Unidades de Pronto Atendimento... E por aí vai. Enquanto isso os desabrigados das chuvas e das catástrofes naturais amargam o descaso governamental.
É ou não é fácil governar?

Nota: Entre os dias 23 de março de 2011 e 02 de Abril de 2011 publicamos em nosso blog (SANMY) os textos na íntegra de 24 Lições de “Educação Moral e Cívica” conforme era ensinada nas escolas na década de 1970 (século passado!). Estamos no século XXI, mas elas não perderam a validade. É uma doação nossa para os jovens estudantes, professores, pais de alunos e leigos que queiram aprender ou recordar os ensinamentos básicos sobre o tema. Leia e divulgue. É grátis.