domingo, 4 de setembro de 2011

A CONDUTA

- “Onde irá parar aquele que se afasta da inocência? A vontade e as bênçãos dos céus não acompanharão seus atos” – palavras de Confúcio.
Muitos são os ensinamentos da sabedoria que a humanidade tem à sua disposição, e por serem muito úteis e necessários, é preciso não só conhecê-los, mas também que sejam colocados em prática.
Conheça algumas mensagens milenares extraídas do I Ching.
- “Para que uma situação se torne favorável é necessário saber adaptar-se a ela, evitando-se, assim, o desgaste provocado por uma resistência errônea.”
- “A diminuição é necessária. A ira deve ser diminuída através da tranquilidade e os instintos controlados por meio de restrições. Essa diminuição nas forças inferiores conduz a um enriquecimento dos aspectos superiores da alma”.
- “A cabeça é o princípio. Sem um começo acertado, não pode haver um final correto”.
- “Assim como o céu e o lago evidenciam uma diferença de altitude que não causa inveja por ser inerente à essência dos dois, também entre os homens há, necessariamente, diferenças de nível. É impossível chegar a uma igualdade universal. O que realmente importa é que as diferenças de nível na sociedade humana não sejam arbitrárias e injustas, pois nesse caso provoca a inveja e a luta de classes. Se ao contrário, às diferenças de nível externa corresponderem diferenças de capacidade interna, e o valor interno for o critério para determinação da hierarquia externa, a tranquilidade reinará entre os homens e a sociedade encontrará ordem.” (I Ching - A Conduta – imagem).