domingo, 18 de setembro de 2011

DALAI LAMA - O BUDISMO

Budismo é uma filosofia de vida não teísta, baseada integralmente nos ensinamentos do Buda para todos os seres. Ela ensina a atingir o estado total de paz e plenitude através da disciplina mental e de uma forma correta de vida.
O Budismo se baseia em Quatro Grandes Verdades: 1- a existência implica a dor; 2- A origem da dor é o desejo e o afeto; 3- O fim da dor só é possível com o fim do desejo; 4- a superação da dor implica na compreensão correta, no pensamento correto, na linguagem correta, no comportamento correto, no modo de vida correto, no esforço correto, nos desígnios e na Meditação correta!
É muito oportuna a visita ao Brasil do líder espiritual do povo tibetano, o monge Budista, o 14º Dalai Lama (Tenzin Gyatso), pois vem reforçar conceitos e teorias que muitas vezes não passam das boas intenções. Embora o país se considere livre de preconceitos religiosos e haja liberdade de todas as formas de expressão religiosa, nota-se que há necessidade urgente de desarmar os espíritos das pessoas. Em sua crítica às guerras ele pede o desarmamento interno (da raiva, da avareza) para alcançar o objetivo da paz e estabelecer uma unidade entre todos os seres humanos. A violência é um método não realista, pois não resolve os conflitos. Pede respeito a todas as religiões, inclusive aos não crentes. Chama a atenção para a experiência comum entre os indivíduos, o bom senso e o progresso tecnológico que permite a promoção dos princípios humanos. A ética laica é necessária para a humanidade. Afirmou que o único caminho é a educação em todos os níveis.
Você não precisa ser budista para colocar em prática os seus princípios.
Pensamentos:
- “Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver”. (Dalai Lama).
- “A arte de escutar é como uma luz que dissipa a escuridão da ignorância”. (idem).