sexta-feira, 31 de outubro de 2014

AS CHUVAS ESTÃO CHEGANDO: - OS MITOS CLIMÁTICOS - EL NIÑO E LA NIÑA – A MECÂNICA DOS CLIMAS


Os ventos que precedem as chuvas estão anunciando que o tempo vai mudar. Com algum atraso em muitas regiões do país, o que já é do conhecimento dos estudiosos do assunto, e que os ignorantes tem explorado politicamente de forma exaustiva.
O assunto ‘mudanças climáticas’ foi objeto de criticas em uma palestra realizada no dia 25/02/09, pelo professor de física da Universidade de Princeton - William Harper, a convite do Senado americano. Além de apresentar um histórico sobre a saga do aquecimento global, ele criticou severamente os modelos informáticos sobre os climas e os cientistas que não respeitam a lei. Falou também da "doutrinação" incentivada por Al Gore a que estão sendo submetidos os jovens americanos, após a apresentação do filme "Uma Verdade Inconveniente",  quase universalizada. Fez criticas a James Earl Hansen pela infeliz afirmação de que os "skeptics are guilty of 'high crimes against humanity and nature'" - expressão imprópria para um cientista. A palestra prossegue com o questionamento se o aquecimento global proporcionado pelo dióxido de carbono é bom ou mau para a humanidade; afirmou também  que o aumento do CO² na atmosfera não é motivo de alarme para a humanidade e ressalta que o efeito estufa é devido especialmente ao vapor de água na nuvens. Ainda falando do CO² a mais na atmosfera, levanta a hipótese de que ele possa aumentar a contribuição do vapor de água - "feedback positivo" - porém nada há que prove ser verdadeira essa hipótese. Aliás, mais adiante lembra que o CO² é favorável à agricultura.
No item sobre a variação dos climas através da história, o palestrante  lembra alguns exemplos que são provas de que sempre ocorreram fortes variações climáticas no planeta.
Vejamos alguns exemplos: 1- entre 200 a.C e 50 d.C houve um "Período Quente Romano" - quando as uvas cresceram na Grã-Bretanha durante um século. 2- no ano 1100 os Vikings prosperaram com agricultura na Groenlândia - durante o Período Quente Romano - que ocorreu entre o ano 800 a 1.300 e que era mais quente do que hoje. Lembra que foi neste período que D. Afonso Henriques lançou as bases da nação Portuguesa e sugere que se faça uma pesquisa sobre as condições do Ártico e do litoral português nessa época. 3- outro item abordado foi sobre os sacrifícios humanos realizados pelos astecas que acreditavam poder controlar os climas; cita fatos ocorridos em 1500 quando cientistas (religiosos) astecas exigiam 20 mil sacrifícios/ano para manter o Sol em movimento, fazer chover e combater as alterações climáticas - neste item estabelece uma comparação com o que Al Gore prega na atualidade. 4- quando ocorreu a Pequena Idade do Gelo os Vikings que teimaram em permanecer na Groenlândia morreram de fome e de frio. Grifa: "Frio = falta de alimentos; Calor promove o aumento de produção de alimentos". 

EL NIÑO e LA NIÑA" - No momento, a pergunta é se o El Niño ou La Niña serão os responsáveis pelas alterações climáticas observadas no país. Vejamos o que se sabe sobre esses fenômenos:
"EL NIÑO e LA NIÑA" são dois fenômenos de variações no aquecimento e resfriamento das águas do Oceano Pacífico Tropical, com intervalos de tempo diferenciados.
El Niño corresponde a um fenômeno de caráter meteorológico com aquecimento acentuado das águas cujas causas ainda não são bem conhecidas. As principais teses da possível origem são: 1- para os oceanógrafos está relacionado com o acúmulo de águas quentes no Pacífico na faixa equatorial que vai do litoral da Indonésia as costas do Equador na América; 2- os meteorologistas relacionam o fenômeno com as variações das áreas de baixa pressão atmosférica no Oceano Índico diminuindo a ação dos ventos alísios no Oceano Pacífico; 3- ação do vulcanismo com maior intensidade na erupção de vulcões na região do círculo do Fogo no Pacífico e nos Continentes, como por ex. em 1982 no México, 1985 na Colômbia e nas Filipinas; 4- Ciclos solares que ocorrem a cada 11 anos, com períodos de maior intensidade.  Possivelmente o fenômeno seja uma decorrência de vários fenômenos conjuntos. 
Efeitos da influencia do El Niño > Durante o período de influência do El Niño os Ventos Alísios sopram na direção oeste através do Oceano Pacífico provocando a elevação da superfície das águas até meio metro mais alto no litoral da Indonésia do que no litoral americano. Isto favorece a ressurgência das águas mais profundas, que são mais frias, carregadas de micro nutrientes. Essas águas banham grande parte do litoral da América do Sul, aumentando a presença de cardumes de peixes na região – e acarreta farta pescaria. A presença maior de aves marinhas por sua vez, gera um acúmulo maior de guano, adubo natural.
O fenômeno de El Niño chega a provocar verdadeiras catástrofes, como em 1982-83 quando a temperatura no Pacífico subiu 7ºC acima do habitual; por ocorrer na época do fim do ano, recebeu esse nome como uma referência à época natalina. Este fenômeno ocorre em intervalos de dois a sete anos com uma média de três a quatro anos.

Efeitos de La Niña > ao contrário, acarreta um resfriamento anômalo das águas no Pacífico Equatorial Central e Oriental formando verdadeiras piscinas de águas frias. Este fenômeno produz fortes mudanças na dinâmica da atmosfera  e altera o comportamento dos climas.
 Os ventos alísios são mais intensos e as águas tornam-se mais frias; abrange uma área de 10º de latitude ao longo da linha do Equador, estendendo-se desde o litoral do Peru na América até 180º de longitude no Oceano Pacífico Central. Os reflexos se fazem sentir no Brasil com a presença de rápidas frentes frias na região sul do país e um aumento de chuvas; na região sudeste as temperaturas médias ficam abaixo das temperaturas normais para a época de inverno; frentes frias penetram mais para o norte e chegam até o Nordeste (Bahia, Sergipe, Alagoas); na Amazônia ocorre maior quantidade de chuva; e no semi-árido Nordestino há também maior índice pluviométrico; no oeste dos estados da região sul e no Paraguai ocorre forte estiagem. Este fenômeno tem a duração de um ano podendo se estender por até dois anos. 

Considerações – Os ventos trazem nuvens formadas pela evaporação da água superficial e que se concentra nas nuvens. Os mecanismos da circulação de ventos levando e distribuindo essa umidade envolve vários fatores, inclusive os movimentos que a Terra faz, como o efeito ‘Coriolis’ > devido ao movimento de rotação da Terra os ventos sofrem desvios (para a direita no Hemisfério Norte, e para a esquerda no  hemisfério Sul) influenciando nas variações da dinâmica das massas de ar...  O assunto é muito amplo. Ficamos por aqui.