sábado, 11 de outubro de 2014

12 DE OUTUBRO – AS COMEMORAÇÕES: DIA DAS CRIANÇAS = DIA DA PADROEIRA DO BRASIL – SIMBOLISMO DAS VIRGENS NEGRAS.


Somos  Nação berço de muitas etnias. Somos a Pátria da fé. Fé num futuro promissor para todos seus filhos. No dia das crianças, 12 de Outubro também se festeja a Mãe Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil.

Crianças somos todos nós, não importa  o tempo vivido. O que importa é dar vez e voz à eterna criança que vive em cada um de nós e poder resgatar as coisas boas da vida, e agradecer. Gratidão é  Viver em Oração; e é um ato de fé que não pode ser confundido com  aquela visita protocolar a um templo.

A vida é um eterno recomeçar, viajando no tempo, resgatando lembranças, avaliando sonhos, acalentando esperanças... E, repetindo aquela pequena oração aprendida na infância com a avó: - “Com Deus me deito, com Deus me levanto; com a Virgem Maria e com o Espírito Santo; aonde eu for o menino Jesus vai adiante.”

Tudo se torna tão simples, como o ato de respirar, quando nos deixamos envolver por esse espírito de confiança e de segurança adquirido pela certeza que temos uma Mãe velando por nós e que fazemos parte dessa família com a qual nos identificamos espiritualmente.

A figura de Nossa Senhora Aparecida apresenta as características das Virgens Negras. São elas: -  apesar da antiguidade das imagens, apresenta a cor negra uniforme não só no rosto, mas nas mãos também. A vestimenta e o trono são policromados em azul, branco, vermelho e dourado, e às vezes, com acessórios em ouro.

AS VIRGENS NEGRAS - Os esoteristas da Idade Média usaram a cor negra nas imagens da Virgem com base nas deusas antigas e suas sucessoras pagãs: Isis, Cibele, Belisana ou Artemisa - figuras da Grande Mãe ou Deusa Terra. A substituição e adaptação de cultos antigos, à Mãe Terra, praticados na Europa céltica, deram origem ao culto utilizando a cor negra na figura da Virgem, cujas origens remontam às religiões da antiguidade ou anteriores a elas. 
Sua representação na cor negra corresponde ao símbolo da fonte da vida.
Os traços da Virgem negra denotam trabalho esmerado, o que não ocorre com a criança que levam, como se o autor desejasse ressaltar a importância da Mãe. Todas  as imagens têm a mesma dimensão: 70 cm de altura, 30 cm de largura e 30 cm de base na estátua. 
Os lugares onde eram colocadas desde a mais remota antiguidade correspondiam a lugares de divindades pagãs, adotando uma forma cristã. Ficam próximo  a fontes, poços, árvores ou pedras com algum significado sagrado pré-cristão. 
As edificações dos santuários obedeceram a um caráter esotérico iniciáticos que pode ser verificado através de lendas e milagres. 
Os rituais são semelhantes aos católicos, porém às Virgens Negras, os círios em sua homenagem eram sempre verdes; a estátua era colocada sobre uma pedra fora da Igreja nas procissões e havia o uso do vinho nas cerimônias.
Há grande número de virgens Negras pelo mundo. O maior número está na França: (Aix-en-Provence, Arceau, Chartes, Clermont Ferrant, Dijou, Toulouse, etc.); na Espanha (Virgen de la Regla - em Cádiz; Atocha em Madrid; Candelária em Tenerife; La Virgen de Moujia em Toledo; Virgen de la Peña em Salamanca, etc. Na América há diversas, incluindo  Nossa Senhora Aparecida no Brasil.

Em síntese, qual seria o simbolismo que representam as imagens das Virgens Negras? - O detalhe que chama a atenção é que seus criadores teriam colocado nas imagens uma soma de conhecimentos como um desafio a uma busca pessoal, iniciática, que, apesar das dificuldades, está ao alcance de todos. 
Cada elemento tem seu significado. A leitura é feita através desses elementos, como a forma, as cores, dimensões, material utilizado, etc.

Nada está oculto, ou seja, tudo está escrito. Mistério é aquilo que ainda não conseguimos desvendar. 
Toda festividade conta um pouco desses mistérios e ajuda a preservar conhecimentos ocultos aos olhos menos atentos.