sexta-feira, 31 de outubro de 2014
AS CHUVAS ESTÃO CHEGANDO: - OS MITOS CLIMÁTICOS - EL NIÑO E LA NIÑA – A MECÂNICA DOS CLIMAS
quinta-feira, 30 de outubro de 2014
OS RECURSOS HÍDRICOS SÃO FARTOS- BOM SENSO NO USO E ADAPTAÇÃO SEM DRAMAS. OS CLIMAS SEMPRE PASSARAM POR VARIAÇÕES.
quarta-feira, 29 de outubro de 2014
ELEIÇÕES - 2014 - BALANÇO GERAL. EXPECTATIVAS e INTERPRETAÇÃO DOS ACONTECIMENTOS.
O Brasil visto lá de fora: - Como ver o mundo através de um idioma? A mentalidade de cada povo difere de outro – a forma de se expressar, de construir frases, interpretar significados também.
Por alguns comentários que ouvimos, esta eleição de segundo turno teve lances que, certamente, confundiram a cabeça de alguns correspondentes internacionais, dificultando o entendimento do que se passa no Brasil. É que eles, em geral, aprendem aquela tradução direta entre dois idiomas; não basta saber traduzir um idioma, no caso o português falado no Brasil, para sua própria linguagem. É preciso aprender a pensar no idioma falado aqui. O mesmo vale para poder entender qualquer idioma. A imagem veiculada do país maravilha e a realidade que os correspondentes estrangeiros encontraram, equivalem a um filme que mistura o lado positivo e o negativo.
Quanto aos cumprimentos diplomáticos que se seguiram à proclamação dos resultados finais das eleições democráticas, foram os protocolares de acordo com as regras internacionais de convívio e respeito pela soberania do país em questão. É assim que deve ser. O Itamaraty deve seguir o exemplo.
O Brasil visto pelos brasileiros. Quais as expectativas? – Estas eleições deveriam encerrar o ciclo iniciado quando da expressão da vontade de mudanças iniciada nos movimentos de rua em julho/2013. O tema foi amplamente usado durante a campanha eleitoral; isso deixou no ar a expectativa de que haja algo novo num governo velho com 12 anos no poder (!) – Haverá algo novo? - Só o futuro para dar a resposta.
Urnas encerradas, votos apurados, cumprimentos e votos de paz e união, tudo como manda a etiqueta. O discurso de Paz e de União protocolar entre os candidatos não encerra os questionamentos que ficaram para o dia seguinte, para o mandato a acontecer, para a justiça dar seu parecer, para a sociedade absorver a realidade que uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa: - entre o dizer e o fazer há muita distancia. A economia vai mal, a saúde vai mal, a educação vai mal, a infra-estrutura idem. O ano de 2015 não será um ano fácil. E há o escândalo da Petrobrás e todas as falcatruas que não dá mais para esconder. A oposição que saiu forte e unida deverá fazer sua parte.
Ficam rusgas, ficam duvidas, reclamações e a constatação, por exemplo, que a maioria dos eleitores não aprovou a candidata eleita. É só ver os números:
- Dilma, candidata a reeleição, obteve 54.495.265 = 51,64% e Aécio Neves obteve 51.035.473 = 48,36%; somados os nulos, mais os votos em branco e os dos eleitores que se abstiveram de votar, mais os votos dados ao candidato tucano temos 83.100.453 eleitores que disseram não ao PT. Sem duvida alguma isso é muito significativo. Finalmente temos uma oposição forte e consistente para enfrentar a índole autoritária de uma presidente com vocação para a ditadura. A presidenta quer um plebiscito para fazer uma reforma política, e pela fala nas entrevistas concedidas ontem às emissoras de TV, mesmo falando em diálogo reforçou a vontade autoritária de resolver o assunto na base do sim – não ao que o governo PT apresentar. Começou a ignorar que o Congresso é quem representa os eleitores e que cabe a ele elaborar e discutir o assunto que poderá, sim, depois, ser submetido a um referendo popular. Quem ganha governa, quem perde fiscaliza e toma as devidas providencias para coibir abusos; é o mínimo que se espera ou deixaremos de ser uma democracia.
Uma discussão que ainda é preciso encarar sem medo é a das URNAS ELETRONICAS & VOTO DIGITAL. Houve muitas denuncias sobre falhas ao digitar os números dos candidatos. Teria sido mais justo e transparente programar a impressão do voto para que o eleitor tivesse certeza que seu voto realmente foi registrado para o candidato em quem votou. Até a Argentina adota esse sistema recusado pelo TSE no Brasil. Aqui o voto é tão secreto que o eleitor não tem o direito de confirmar sua escolha. Confiar nesse sistema, só se o voto tivesse um GPS... Países como a Alemanha, França e Estados Unidos, por exemplo, recusaram a urna eletrônica por considerá-la não confiável.
O PT aceitaria um confronto com voto aberto dos eleitores que votaram na oposição? As denunciais são tantas sobre as irregularidades ocorridas que seria mais do justo fazer um tira-teima. Aliás, porque tanto segredo na apuração, como foi mostrado ontem no JN?
Conclusões - Acabou o período eleitoral, e pela lógica tudo deveria voltar ao normal. Acontece que as bruxas estão soltas há tempo e usarão suas vassouras para espalhar toda a sujeira acumulada nos últimos 12 anos do governo do PT. Haja vassouras! A delação premiada começa a fazer vitimas e também tem o inicio de ‘fila de espera’ dos envolvidos no Petrolão para contar o que sabem... É hora de passar o Brasil a limpo e a seco, se é que me entendem.
segunda-feira, 27 de outubro de 2014
A VITÓRIA DA MENTIRA – MEDO, INSEGURANÇA E SUBSERVIÊNCIA VOTOU PELA CONTINUIDADE... NADA A COMEMORAR.
sábado, 25 de outubro de 2014
ONTEM ACONTECEU NA GLOBO O ÚLTIMO DEBATE DOS PRESIDENCIÁVEIS – AÉCIO DO PSDB LEVOU A MELHOR...
quarta-feira, 22 de outubro de 2014
A TEATRAL CAMPANHA ELEITORAL ESTÁ CHEGANDO AO FIM – UMA AVALIAÇÃO DO COMPORTAMENTO HUMANO.
terça-feira, 21 de outubro de 2014
Frases - ‘Quem ergueu São Paulo? – Nós, os do Nordeste. ’ – E, OS CANDANGOS AJUDARAM A CONSTRUIR BRASÍLIA...
segunda-feira, 20 de outubro de 2014
FALTA ÁGUA NO SUDESTE E NASCENTE do SÃO FRANCISCO SECA – A IMPREVISIBILIDADE CLIMÁTICA: CAUSAS .
domingo, 19 de outubro de 2014
HORÁRIO DE VERÃO - 19/ 10/ 2014 A 22 /02/ 2015.
HORÁRIO DE VERÃO - 19/ 10/ 2014 a 22/02/2015
Teve inicio as zero hora do dia 19/10 o horário de verão. As regiões atingidas são região Sul, Sudeste e Centro-Oeste, abrangendo dez Estados e o DF - que adiantaram os relógios em uma hora. Ele deverá se estender até o dia 22 de fevereiro de 2015 – com 126 dias de duração. O objetivo é a economia de energia, aproveitando por maior tempo a luz natural do Sol. Os resultados nem sempre são os esperados.
Desvantagens: a adaptação biológica do organismo não se faz de imediato – pode demorar de dois a cinco dias - e nem todas as pessoas tem as mesmas reações físicas que vão influir em seu desempenho durante o dia. Cada um, de acordo com sua atividade diária devera fazer adaptações em relação ao horário de dormir e de acordar.
Outra desvantagem: - A diferença entre uma região cria conflito de horários com as outras unidades da federação, algumas com diferença de uma hora no fuso horário. Isso influencia nos horários do funcionamento bancário e nas viagens.
Vantagens: - As pessoas têm uma hora a mais no fim do dia, o que para alguns é positivo com mais tempo para atividades físicas, encontros com pessoas amigas.
A vida é bela e o dia é ótimo para uma festa, como diria Candido o Otimista. No país das maravilhas teremos mais uma hora de Sol para acabar de expor todas as falcatruas praticadas pelo governo do PT – PETROBRÁS em evidencia. A presidenta e candidata a reeleição já admite que houve desvio de dinheiro dos cofres da estatal e até promete que vai haver o ressarcimento. Espera-se que, todos os envolvidos nesse escândalo sem precedentes, sejam exemplarmente punidos. Certamente mais nomes dos participantes do esquema de corrupção serão divulgados nos próximos dias.
O horário de verão de 2014 será um período ‘quente’ em todos os sentidos.
E o calor e a seca continuam... Nem os climatólogos estão entendendo o que está influindo nos padrões das estações do ano; simplesmente admitem desconhecer as causas. Voltarei ao assunto no próximo texto.
sexta-feira, 17 de outubro de 2014
O DEBATE NO SBT – ELEIÇÕES 2014 PARA PRESIDENTE. Mira bien... Preste atenção : O que os números pessoais dos candidatos dizem.
quinta-feira, 16 de outubro de 2014
ÁGUA PODE ACABAR NA GRANDE SÃO PAULO? - CIDADES INTELIGENTES > PROBLEMAS E SOLUÇÕES. AS UTOPIAS.
quarta-feira, 15 de outubro de 2014
ELEIÇÕES 2014 – O DEBATE: - CANDIDATA A REELEIÇÃO CONCENTROU ATAQUES AO GOVERNO DE MG – AÉCIO FALOU DE PROGRAMAS DE GOVERNO E UNIÃO.
segunda-feira, 13 de outubro de 2014
BOM DIA ‘ALLEGRO MODERATO’ – HORA DE SAIR DO CONFRONTO DESTRUTIVO E FAZER O PACTO SOCIAL PELA NAÇÃO.
sábado, 11 de outubro de 2014
12 DE OUTUBRO – AS COMEMORAÇÕES: DIA DAS CRIANÇAS = DIA DA PADROEIRA DO BRASIL – SIMBOLISMO DAS VIRGENS NEGRAS.
sexta-feira, 10 de outubro de 2014
ALÔ DONA COERÊNCIA! – O VOTO ELETRÔNICO DIGITAL – 2º. TURNO - ALIANÇAS E IMPOSIÇÕES DA DERROTADA MARINA...
quinta-feira, 9 de outubro de 2014
OS DOIS ALFORJES – A FÁBULA DA VIDA – OS OUTROS É QUE SÃO ALIENADOS (?)
quarta-feira, 8 de outubro de 2014
AVANTE - NAVEGAR É PRECISO... É TEMPO DE O 'FAIR PLAY' PRATICAR!
AVANTE – NAVEGAR É PRECISO... É TEMPO DE O ‘FAIR PLAY’ PRATICAR
No oceano da Vida
Um barquinho a vogar; procura o caminho para da solidão se libertar...
Para as longas caminhadas, siga as setas. Cumpra metas. Não importa as distancias a navegar.
Navegar é preciso!
Na travessia do mar, alegremente, um Sol guia o destemido buscador que ousa o destino desafiar.
Levantar ancora. Navegar por mares ignotos. Enfrentar monstros ou simples ondas a marulhar.
O porto que, em algum local aguarda o viajor, terá encantos de areias cantantes, ventos ululantes, gemidos de árvores e o alegre farfalhar, marulho de ondas, sibilos e murmúrios, gotejar de água, grilos cantantes, gritos metálicos da araponga, pios noturnos soturnos seguidos de alegres matinadas com belo Sol a todos iluminar e a VIDA CELEBRAR.
Avante... O desafio está lançado.
LIBERTE-SE do emaranhado viver. É tempo de o ‘Fair Play’ praticar.