sábado, 2 de agosto de 2014

OS CONFLITOS RELIGIOSOS ONDE A ‘TRÉGUA SEM TRÉGUAS’ OCORRE EM TODAS AS FRONTES. O SER HUMANO É ALGO MAIS QUE UM ELEMENTAL.


Na trégua sem trégua na faixa de Gaza, no conflito entre o Hamas e Israel, a palavra ‘trégua’ não existe. Os lideres alimentados pelo ódio, têm comportamentos que ultrapassam a lógica.  Num vale tudo, seres humanos são usados como escudos contra bombas, como se as pessoas confinadas na faixa de Gaza fosse meros objetos.

Em ‘A lógica do terror é a do extermínio quando já não distingue instalações civis e humanitárias de aparelhos de guerra’,  artigo  sobre   o conflito entre Israel x Hamas  publicado no blog do Sr. Reinaldo Azevedo  (01/08/2014) –  transcreve  a informação estarrecedora enviada por e-mail, por um médico que trabalha em Israel. Ele  informa que: ‘construções de um ambulatório – enfermaria das Nações Unidas, em Gaza – continham em suas paredes cerca de uma tonelada de explosivos que foram detonados quando da entrada de soldados no local.’ Uma empresa local  havia sido contratada pela ONU para realizar a obra (sic).

Serão as guerras ainda um dos resquícios dos velhos conflitos entre os ‘deuses’ do passado na partilha pelo mundo? Em a ‘Guerra dos Deuses’ (Zecharia Sitchin) os homens ainda não guerreavam entre si. Eles (deuses) se foram; ficaram  os homens que lhes constroem templos e guerreiam em nome de seu Deus, sem saber exatamente do que estão falando.

Ontem falávamos do simbolismo da inauguração do Templo de Salomão em São Paulo. Acho que sou muito otimista ou talvez ingênua demais, acreditando que possa haver por trás de uma obra desse vulto algo mais do que as exterioridades exibidas. Incrível como as pessoas se atém às exterioridades, aos números, aos valores materiais, ao exibicionismo das pessoas, sua postura, vestimentas, aparatos ritualísticos.
Hoje, diante da avalanche das descrições e comparações, fui tentada a reescrever o que falei no texto de ontem. Mas, não o farei. A figura do Papa Francisco se contrapõe a esse exibicionismo de luxo e poder material que é o que persiste como principal foco. E é a figura do Papa que mais se aproxima do que eu entendo como religiosidade que falta na vida das pessoas. Uma filosofia de vida cristã dispensa templos e rituais pomposos.
Temos dois caminhos pela frente. O da paz e o do conflito. Sou pela paz de forma incondicional.

Quanto à exploração da imagem de monumentos e obras de arte por parte de políticos e autoridades em nome da ‘cultura’ são uma afronta aos princípios éticos e morais; eles agridem e menosprezam sentimentos de seus fiéis. Os representantes de partidos de esquerdas são especialistas em usar Igrejas cristãs como pano de fundo em  programas políticos, como já denunciei neste blog. 

Trégua é uma palavra desconhecida daqueles que tem o ódio pulsando em suas veias. São os tais ‘malaleche’ que se alimentam do próprio ódio.
De minha parte vou continuar acreditando na alquimia capaz de transmutar o ser humano em algo mais do que um gnomo* - Elemental a serviço da guarda de minas e de tesouros que nem para ele são úteis.

Gnomo = designação comum a certos espíritos, feios e de baixa estatura que, segundo  cabalistas, habitam o interior da Terra e tem sob sua guarda minas e tesouros. Agem e reagem conforme o ambiente em que vivem.