terça-feira, 26 de agosto de 2014

O DEBATE POLITICO. HORA DA VERDADE QUE NÃO SERÁ DEBATIDA.


Hoje teremos um debate entre os candidatos a cargos majoritários – Presidência da República. Esperamos que seja realmente um debate de idéias  e programas de governo que tragam novas perspectivas de crescimento e melhoria das condições de vida em todas as regiões do Brasil. Sabemos que, com a extensão territorial e a limitação de tempo, além do método de apresentação do debate, muita coisa ficará fora da agenda. Porém há temas bem atuais que  deveriam  ser abordados.

 Alguns itens de interesse nacional:

- Havia uma política de migrações internas e internacionais, que nada tinha a ver com a mixórdia atual com entrada de migrantes com fronteiras abertas onde passa de tudo. Como vai resolver o problema?

- Qual sua opinião sobre a invasão de propriedades públicas ou privadas.

- Como reagiria em situações de tumulto associado com vandalismo, terrorismo e agressões desrespeitando as Leis vigentes. Qual o limite de tolerância em relação a comportamentos anti-sociais de grupos mascarados.

- As cotas raciais são necessárias mesmo? – não seria mais justo a adoção da meritocracia?

- Sistema tributário brasileiro – como resolver o excesso de carga tributária nacional?

- Serviço público – a adoção de concursos acabando com cargos de confiança e fim do político profissional.

- Saúde – como resolver a falta de médicos em algumas regiões do país.

- Demarcação de terras indígenas e quilombolas – qual a posição e que garantias daria aos proprietários e produtores cujas terras são reivindicadas por esses grupos?

- Estatizar ou privatizar empresas de interesse nacional.

- Como reorganizar a Federação para agilizar a gestão com redução de despesas. Autonomia dos Estados e Municípios.

- Política externa – Forças Armadas – Maioridade Penal.


Sugestão: O debate entre os candidatos a cargos majoritários – Presidência da República  -  deveria ser apresentado  com os candidatos sentados em uma roda aberta tendo um mediador  para dar oportunidade a todos de expor sua posição em relação a temas de interesse nacional. Isso permitiria a leitura da linguagem corporal, por sinal muito interessante.