terça-feira, 5 de agosto de 2014

O PODER DA ATITUDE MENTAL - PARÁBOLA ILUSTRATIVA


O ser humano vive preso a conceitos e preconceitos como se uma forte teia de aranha o envolvesse e impedisse de caminhar e ver além do seu pequeno e medíocre mundo de teres e haveres. Ele acaba sofrendo de manias de perseguição e perde preciosos momentos de aprendizado apegado ao passado de sofrimentos. Não se dá conta de que poderia estar usando esse tempo para realizar algo realmente construtivo em favor do tal mundo melhor DE PAZ E JUSTIÇA que defende.

Os antigos falavam da terapêutica musical. São conhecidos casos de instrumentos que abrandavam a fúria, curava a surdez, a hipocondria e saravam até a mania de perseguição. Terapias é que não faltam. O que sobra é vontade de se lamentar e apontar culpados pelas suas desgraças. Ainda não aprenderam que o homem não é outra coisa senão o que ele faz de si mesmo. As conquistas têm que ser gradativas, num crescente de ações cada vez mais fortes  até atingir o objetivo.

Parábola Ilustrativa– “Conta-se que o ministro de um poderoso e grande rei caiu em desgraça e o rei mandou aprisioná-lo na torre de uma fortaleza. Sua fiel esposa, à noite foi à torre e, chamando o marido, lhe perguntou o que poderia fazer para ajudá-lo a fugir. Ele pediu que na noite seguinte voltasse trazendo uma corda grossa, um forte barbante, um carretel de fio de cânhamo e outro de fio de seda, um besouro e um pouco de mel. No dia seguinte ela voltou com os objetos pedidos. O marido lhe disse que atasse a extremidade do fio de seda ao corpo do besouro e lhe untasse os chifres com uma gota de mel e o colocasse na parede da torre, com a cabeça voltada para o alto. Isso feito, o besouro sentindo o cheiro do mel iniciou a subida pela parede até o cume da torre. O prisioneiro apanhou o besouro e a ponta do fio de seda. Pediu à esposa para que amarrasse na outra ponta o fio de cânhamo e depois repetiu o processo com o barbante e com a grossa  corda. De posse da forte corda, a fuga da prisão foi bem sucedida.”

Concluindo - na parábola acima, o poderoso rei é o Ego que aprisiona o homem em uma torre, e, para se libertar, ele precisa ter a capacidade de mudar conteúdos da mente negativa e neurótica superando os fantasmas do passado.
Faça um tratado de paz consigo mesmo e saia da prisão. Basta começar com uma gota de mel e um fio de seda.

PROVÉRBIOS: - ‘Sob três coisas estremecem a terra, sim, e sob quatro não pode subsistir: - sob o servo, quando se torna rei; sob o insensato quando anda farto de pão; sob a mulher desdenhada quando se casa; sob a serva, quando se torna herdeira da sua senhora. ’ (Prov. 30 – 21/22/23).