sábado, 9 de fevereiro de 2013

MIX – ONTEM & HOJE – GENTE, CÃES E GATOS


É carnaval, no Brasil e no mundo. Muita coisa mudou, só o carnaval não; ele tem seu tempo certo e não falha.
Para arejar a cabeça sobre os temas de todo dia, vou falar um pouco do ontem & hoje:
O ontem de que falo é aquele passado não muito distante em que quando víamos uma pessoa andando na rua  falando sozinha sabíamos que era maluca, gira, falta de juízo, uma coitada... Custei para me acostumar, mas agora já sei que a maioria que fala sozinha, não é maluca; ela está com um celular na mão falando com alguém...
O ontem também é aquele em que os cachorros de todas as raças e tamanhos eram um guarda, companheiro de caminhadas a correr e saltar, livre e alegre. Em casa convivemos com vários cães amigos como o Sultão, o Valente, o Pirata, o Maroto... Hoje os cães além da coleira, da focinheira, amuletos, identificação, chips, também recebem cuidados que muita gente não tem - isso sem contar com fitas, laçarotes, roupas, e adereços conforme a fantasia dos donos. Já tem até programa de TV pra cachorro... Gatos eram eles que escolhiam a casa e o dono. Aliás, dizem que o melhor lugar para ficar em uma casa é a que o gato ou o cachorro escolher para si.
Cães e gatos ainda têm instintos, embora alguns estejam adquirindo alguns vícios pouco saudáveis e sofrendo as conseqüências do convívio com hábitos pouco saudáveis dos seus donos, como obesidade, problemas renais, estresses, irritabilidade, problemas gastrointestinais, etc. O pior é que seus donos não lhes dão uma folga para irem até o jardim comer grama... é saudável e o animal sabe do que precisa para se desintoxicar. O instinto sempre vai falar mais alto. Caçadores por natureza, os olhos dos gatos brilham quando vêem uma caça e a perspectiva de usar suas garras.
Pelo que se saiba, não são só os gatos selvagens, mas os domésticos também, inclusive aqueles criados com todos os mimos, que, tendo oportunidade saem à caça. Ninguém é dono de um gato. Ele é que adota o dono, e, quando bem entende, se tiver a porta aberta, lá vai ele  caçar, tal qual  um gato selvagem.
Um estudo nos EEUU mostra os gatos como uma ameaça à vida silvestre. O cálculo é de que a média de caça de um gato ao ano é de 18 aves e de 22 pequenos mamíferos. Isso representaria só nos EEUU uma caçada de 1,400 milhões a 3,700 milhões de aves e de 6,900 milhões a 20,700 milhões de pequenos mamíferos.
Os ambientalistas radicais chegam a considerar os gatos uma ameaça à vida silvestre (!). Devem lembrar que os gatos são predadores naturais e ajudam a manter o equilíbrio ecológico de algumas espécies nocivas, como por exemplo, os ratos. O ditado ‘gato sai de casa, rato faz farra’ ainda é válido.
Cenas do dia a dia às vezes chegam a ser divertidas. Imagine dois amigos levando os respectivos cãezinhos a passeio, e  um não simpatiza com o outro; é confusão certa na hora de demarcar território. Sobra para os donos, naturalmente.
Como ia dizendo, muita coisa mudou. Dizem que a gente acostuma. Acostuma, pero no mucho. Nem os cães nem os gatos. Apenas se acomodam temporariamente às novidades mutantes. Ontem o cão acompanhava seu dono; hoje o dono acompanha o cão...