sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

COMO ENFRENTAR O DIA A DIA SEM ESTRESSES



1-    MANTER O EQUILÍBRIO – se os problemas são imutáveis, ser pessimista não resolve. Há os problemas solúveis, os problemas que persistem; alguns, se deixados na ‘gaveta’, se solucionam por si. Manter o equilíbrio em qualquer circunstância nem sempre é fácil. Depende de saber delegar funções, inclusive a si próprio.
Obedecer às leis da Natureza e às leis de Deus (Mandamentos) contribui para manter a lucidez e equilíbrio emocional em qualquer momento e situação.
2-    TEMPO LIVRE – precisamos de tempo livre e precisamos também saber administrar esse tempo sem sentir-se culpado. Isso é importante. A pressão social muitas vezes compromete a saúde física e mental das pessoas, principalmente das crianças que não tem a mesma noção de tempo que os adultos. O tempo livre permite respirar, tomar fôlego para depois continuar. A’siesta’ é um hábito salutar que deve ser praticado por pessoas de todas as idades para recarregar as baterias.
O descanso semanal de um ou dois dias, e o diário de uma a duas horas faz bem à saúde. Excesso de cansaço enfraquece as resistências orgânicas – físicas, mental e moralmente – e abre caminho para infecções.
3-    MOMENTO CERTO – cada pessoa tem seu tempo. As crianças têm etapas de crescimento e de amadurecimento que nem sempre são respeitadas especialmente no que diz respeito à aprendizagem. Uma sobrecarga de atividades leva ao esgotamento e a irritabilidade que pode causar danos de ordem psicológica e prejudicar especialmente as crianças. A falta de maturidade pode levar a situações de tensão, ansiedade e depressão, além de bloqueios. Até os adultos muitas vezes precisam de ‘tempo’ para se sintonizar com novas situações que tem que enfrentar.
4-    LIMITES – não só as crianças, mas muitos adultos sofrem da falta de limites. O diálogo é a melhor forma de impor limites no caso da educação infantil. Criança entende muito bem quando um adulto lhe expõe claramente as razões do sim e do não. Estabelecer limites transmite segurança à criança; ela se sente protegida e passa a confiar nos pais e educadores. E, quanto aos adultos que desconhecem limites, tornam-se ditadores no pior sentido, não só os políticos, como também como cidadãos comuns que não gostam de ser contrariados – daí a violência cada vez maior. Os limites também dizem respeito ao uso do dinheiro. Saiba usar e cuidar. Dinheiro não aguenta desaforo...
5-    O PRAZER DO DIA A DIA - corresponde a ter alegria com o que se faz.  Pode ser pelo simples fato de conhecer ou descobrir nas pequenas coisas do dia a dia uma satisfação nova, um aprendizado, ou um ganho imaterial que diz respeito apenas aos sentidos – por exemplo: sons, sabores, etc. O silencio é um santo remédio; barulho é veneno. Da mesma forma, saúde e vícios não combinam. O que pode ser um prazer hoje pode ser a tristeza e o sofrimento de amanhã.
Saia já da zona de conforto, especialmente daquele comodismo que inibe a iniciativa para buscar novas oportunidades e um estilo de vida mais saudável. Há um ditado que diz, que ‘quem não muda, não progride’, ou que ‘quem se acomoda, embolora’, ou fica cultivando problemas...