quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

A CUBANA YOANI E O COMPORTAMENTO DOS MILITANTES MERCENÁRIOS


Não pretendia escrever mais do que uma nota da presença da blogueira cubana em sua visita ao Brasil. Acreditava que seria o suficiente. Porém, a atitude de militantes radicais (PT, PCdoB e CUT), naturalmente muito bem remunerados, portanto mercenários, me chamou a atenção, e procurei saber quem é essa pessoa para que grupos se mobilizassem contra ela. Afinal ela era uma visitante   com autorização de seu país de origem – Cuba - e tinha visto de entrada no Brasil. Tudo conforme as regras civilizadas para qualquer cidadão livre ir e vir de um país para outro.
Fui surpreendida com a notícia de manifestações agressivas contra ela logo na chegada a Recife. Onde está a civilidade e a cordialidade do povo brasileiro, e que se deve dispensar aos visitantes? Depois foi a total  falta de respeito em Feira de Santana (BA) onde o evento programado não pode ser realizado. E por aí vai, a ponto de ser solicitada segurança policial para garantir sua integridade física! É demais. Que em Cuba não haja liberdade de expressão, não nos surpreende. São mais de 50 anos de ditadura. Mas aqui no Brasil!
Vi uma reportagem dizendo que ela é acusada de ser financiada pelos Estados Unidos, que ela vai à praia, toma cerveja com os amigos e compra bananas (!). Hummmm! Deve ser muito perigosa, pois quer se conectar com o mundo! Até um dossiê foi preparado em Havana envolvendo o consulado no Brasil para difamar a jovem em sua estadia no país. É o fim do mundo!
Que mal pergunte: - Os militantes que se prestaram ao papel de agressores da jovem são financiados por quem? O que eles comem? – certamente vão à praia, piscina, tomam água de coco e cerveja, refrigerantes, navegam na internet livremente, tem celular, tablete última geração, roupas de grife, passaporte sem monitoramento do governo entre muitas outras regalias.
Se eles defendem com tanto empenho o governo ditatorial de Cuba, deveriam, usando sua liberdade de ir e vir, arrumar a trouxa e ir morar lá na ilha de acordo com as regras ditadas pelo regime cubano.  Seria uma espécie de premio bem merecido.
Quanto à jovem blogueira Yoani vai levar uma péssima impressão do país que ela julgava ser uma verdadeira democracia. Certamente ela ainda não sabe que a tal ‘ditadura’ que nós enfrentamos foi exatamente para nos livrar de um regime semelhante ao que ela tem enfrentado e está em vigor em Cuba há tantos anos.
O mínimo que se espera é que as autoridades e pessoas de bem que ainda existem neste país tomem as devidas providencias contra esses baderneiros irresponsáveis que envergonham a Nação. Além disso, esta é a segunda  intromissão de um governo estrangeiro em nosso país que acontece sob as vistas grossas de setores do governo; primeiro foi o embaixador da Venezuela. Agora o de Cuba. Isso é inaceitável. É uma afronta à soberania nacional.
Yoani não é política. É uma pessoa sedenta de liberdade. Porém, se a repressão persistir, poderá vir, sim, a se tornar uma líder de peso para o sofrido povo cubano.
-“Eles queriam me linchar. Eu conversar. Eles seguiam ordens. Eu sou uma alma livre.” (Yoani Sánchez – em seu blog).