sábado, 16 de fevereiro de 2013

2013 – ANO DA SERPENTE (CHINÊS) e SUA SIMBOLOGIA


O horóscopo chinês tem como fundamento o ano lunar, e cada ano é regido por um signo representado por um animal: Rato, Boi, Tigre, Coelho, Dragão, Serpente, Cavalo, Carneiro, Macaco, Galo, Cão, e Javali.
Estamos saindo do signo do Dragão e iniciando o da Serpente da Água.
A Serpente da Água, como animal, surpreende por suas misteriosas capacidades. Inclusive a de trocar de pele que representa o renascimento que ocorre tanto no fim como no começo de cada novo ciclo.
A clássica imagem da serpente tragando a própria cauda simboliza o mesmo aplicado ao tempo que transcorre.
 O  Oroborus – (aquele que devora a própria cauda). Representa a eternidade. Equivale também ao símbolo do infinito – dois círculos em movimento; contém a ideia da evolução, do movimento, do eterno retorno. Evoca também a Roda da Vida. Para os budistas representa o olhar para si mesmo quando nada mais há para satisfazer-nos. Para os egípcios a serpente enrolada em um ovo é uma referência à Criação do Universo.
Este signo indica um ano dedicado principalmente aos assuntos intelectuais. As características da Serpente são: perspicácia, conseguir ver além das aparências, ser tolerante e respeitosa em relação aos ideais alheios – não em relação aos seus próprios.
Talvez, por essas capacidades ela surgiu como um símbolo desde o início dos tempos históricos da humanidade.
É um ano onde podem ocorrer contradições entre o que se pensa e o que se faz. A irritabilidade e o nervosismo podem fragilizar as pessoas influenciando tanto para o bem como para o mal todos os signos – o poder de ação de cada um leva a uma vida intensa em todos os sentidos: afetivo, financeiro, social, trabalho, etc., que deverá levar a uma reformulação dos conceitos em vigor.
Voltada para os próprios valores, a Serpente coloca os objetivos em patamares elevados. Precisa de criatividade para neutralizar as tendências imediatistas do seu caráter.
Será um teste para muitos. Eles já estão a desafiar a humanidade  e os povos em suas crenças, objetivos e ideais. O ano do Dragão: entusiasta, intuitivo, possuidor de dotes artísticos – pronto para julgar os outros,  imprevisível e egoísta está dando lugar à Serpente: culta, cerebral e intuitiva, porém má perdedora, vingativa e pode ser dominada pela preguiça.

MENSAGEM: - “Sua vida, só você decide. A vida lhe fornece uma tela. Você faz a pintura. Escolha as cores e os pincéis. Tome para você o comando de sua vida ou alguém o fará por você.”