quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

VENEZUELA & CUBA - GENTE! QUAL SERÁ O FIM DE TUDO ISTO?


- “Gente! Qual será o fim de tudo isto?” - Era a expressão usada por uma colega de pensionato quando via alguma coisa fora do convencional. A pergunta me ocorreu agora com as não notícias sobre Hugo Chávez. Para a cúpula Caracas-Havana ele é o presidente. Mas, que fim levou uma pessoa que até tuitava  normalmente como todo mortal conectado, e, agora, nem em fotos aparece – a não ser as de arquivo. Não há dúvidas de que a Venezuela passa por um momento político e econômico delicado. O substituto de Chávez não convence. A cúpula do governo está mais em Havana do que em Caracas.  Os boatos dizem que há um impasse em Havana sobre o futuro fornecimento de petróleo para a ilha, o que leva a crer que, talvez, o presidente eleito e não empossado não tenha mais condições físicas de continuar no comando do  seu país.
Por outro lado Cuba liberou a concessão de passaportes a seus cidadãos (não todos) para que viagem ao exterior por até dois anos, na esperança de que voltem com dólares no bolso. Isso não significa que o governo da ilha caribenha tenha tido um ataque de bondade, mas que a realidade do fracasso do comunismo socialista (sob a capa de uma falsa Democracia) bateu à porta, e, agora o governo não tem como manter os empregos de milhares de pessoas que desaprenderam a trabalhar, a serem produtivos, empreendedoras independentes e capazes de ter responsabilidades para consigo próprios como cidadãos. Não deve ser fácil mudar hábitos depois de mais de meio século vivendo num estado corrompido pela burocracia e pela ideologia mesmo que os anseios falem alto.
E dizer que era o tipo de governo que foi implantado em Cuba que os ‘revolucionários’ queriam impor no Brasil; eles foram combatidos  pelo regime militar e ainda choram a derrota. Sempre é bom lembrar certos fatos históricos para que as novas gerações conheçam a Verdade. Não custa lembrar que durante o período de governos militares muitos deixaram o país livremente, ao contrário do que tem acontecido com o sofrido povo cubano!
Desejamos que as lições de vida vividas pelos povos nos países comunistas não tenham sido em vão. Aprender com os erros é uma sábia lição que a vida nos impõe.