terça-feira, 22 de janeiro de 2013

POLITICA À MODA DA CASA


Insatisfeita no PSOL, Heloísa Helena ainda não decidiu se transfere para o Rio de Janeiro seu título de eleitor de Maceió (AL) onde concorreria ao Senado pelo novo partido político suprapartidário de Marina Silva que se prepara para mais uma campanha rumo ao Planalto. De onde é Marina? – Acre, se não me engano. Vai concorrer por qual Estado? É um tal de troca-troca de partido, de unidade da federação, de alianças... Trabalho que é bom, no geral, os senhores políticos não tem muito a mostrar.Não só o Congresso, mas todas as Assembleias Legislativas do país estão precisando mostrar serviço. Como representantes do povo são muito bem remunerados.
 Por falar em Marina Silva temos visto algumas referências à sua pessoa – falando em vamos ‘marinar’. A palavra não existe no dicionário; porém, em culinária, marinar é colocar carnes ou peixes em molho feito com especiarias, temperos picantes e com vinagre - tipo ‘vinha d’alhos’ dos portugueses – ou os temperos de soja japoneses - tudo para dar mais sabor. Afinal, qual é a intenção de quem está a falar em ‘marinar’? 

O ex-presidente Lula anda irrequieto e insatisfeito com a falta de palanque. Nomeou-se coordenador político para todas as negociações no Congresso, usurpando as funções da presidenta. Quer porque quer cumprir um papel na República onde não cabe um Primeiro Ministro (!) cargo, ao que parece, lhe seria muito bem vindo... Está realizando reuniões com políticos em São Paulo e em Brasilia. Começou em São Paulo dando lições ao novo Prefeito da cidade e sua equipe, de como governar, e foi à Brasília ignorando quem é que ocupa o cargo da Presidência.
Prometeu realizar uma caravana pelo país. Há quem diga que faz tudo isso para garantir-se para as próximas eleições presidenciais (2014 ou 2018).
O encontro com lideranças políticas entre elas o Ministro da Defesa, Celso Amorim e o presidente do BNDES, onde discursou num seminário sobre a integração Latino-Americana, está a dar outra dimensão às suas pretensões.
Será que está se preparando para substituir Chávez no comando da revolução bolivariana em nível de Continente? Não se pode subestimar o inimigo. Lembrem-se: ‘rei morto, rei posto’ – não estamos desejando que Chávez morra, mas politicamente parece que ele já está fora de cena.
De concreto, o ex-presidente está de viagem marcada para visitar El Comandante do qual é amigo desde o tempo em que ele era líder sindicalista; ele recebeu Fidel Castro para um almoço (frango com polenta) preparado por Da. Marisa, cuja iguaria, desconhecida na ilha, muito agradou ao convidado. Não nos esqueçamos que o Fórum de São Paulo é dessa época. Aguardemos o desdobramento dos fatos.